Sítio do Picapau Amarelo (2012) 1x02 – Um Grande Aventureiro



“Pedrinho não tem história. […] É um menino de dez anos que nunca saiu da casa da minha filha Antonica e portanto nada fez ainda e nada conhece do mundo. Como há de ter história?”

(Trecho de “Reinações de Narizinho”)

 

Exibido originalmente em 14 de janeiro de 2012, “Um Grande Aventureiro” é o segundo episódio da animação do “Sítio do Picapau Amarelo” e, dessa vez, é centrado em Pedrinho, em sua primeira aventura contra a Cuca… no livro “Reinações de Narizinho”, ao saber que o Pedrinho está vindo passar as férias no Sítio do Picapau Amarelo, Emília pede que Dona Benta lhe conte “a história dele”, mas Dona Benta não tem muito o que dizer, porque Pedrinho é um garoto da cidade que nunca saiu da casa da sua filha e, portanto, “nada fez ainda e nada conhece do mundo”…

Mas ele sonha em ser um grande aventureiro.

A história desse segundo episódio começa com Narizinho levando o Capitão dos Couraceiros, o responsável pela segurança do Reino das Águas Claras, para conhecer o Sítio do Picapau Amarelo, e quando ele conhece o Pedrinho, ele o confunde com outro Pedrinho, alguém famoso por ser “um grande aventureiro”. Gostando da atenção que massageia seu ego, Pedrinho deixa que acreditem que ele é esse outro grande herói, e inclusive alimenta a mentira falando sobre aventuras que ele nunca viveu (ainda), como a suposta vez na qual ele “enfrentou a Cuca” e tudo o mais.

Fica decidido, então, que Pedrinho, o Capitão dos Couraceiros e alguns guardas do Reino das Águas Claras sairão para uma aventura na manhã seguinte – uma aventura que pode se tornar tão perigosa que o neto de Dona Benta acaba decidindo contar a verdade, afinal de contas… o problema é que, antes que ele tenha a chance de fazer isso, os guardas aparecem na sua janela durante a noite para pedir a sua ajuda, porque o Capitão dos Couraceiros foi capturado pela Cuca, e Pedrinho é o único que já a enfrentou… se ele já a “derrotou” uma vez, ele pode fazer isso de novo, não?

Assim, Pedrinho precisa se tornar um grande aventureiro, como dissera ser, e essa também é a estreia da Cuca na animação do “Sítio do Picapau Amarelo”. Toda a aventura do Pedrinho para salvar o Capitão dos Couraceiros na caverna da jacaroa loira é uma delícia de se assistir, e embora fique claro, eventualmente, que ele não é quem dizia ser, ele tem o mesmo espírito aventureiro e a mesma coragem do outro Pedrinho, então ele precisa pensar em uma maneira de se livrar da Cuca ele mesmo, e salvar o Capitão dos Couraceiros… e é o que ele consegue fazer, eventualmente.

Uma história bem bonitinha que serve como apresentação para o personagem do Pedrinho, ainda em uma época em que, digamos, “as suas aventuras estavam começando”. O Capitão dos Couraceiros percebe que Pedrinho não é o Pedrinho que ele acreditava mesmo sem que ele precise contar a verdade, e talvez o garoto aprenda uma lição… mas o que importa é que ele está dando início a uma vida de aventuras como ele sempre quis ter! Na manhã seguinte, ele se despede de Narizinho e Emília e sai para a aventura que tinha sido marcada no dia anterior… dessa vez, ele não tem mais medo!

 

Para mais postagens sobre a animação do “Sítio do Picapau Amarelo”, clique aqui.
Para outras versões, visite o “Sítio do Picapau Amarelo” em Cantinho de Luz

 

Comentários