Glee 2x14 – Blame It on the Alcohol

“Tik tok on the clock, but the party don’t stop”

Exibido originalmente em 22 de fevereiro de 2011, Blame It on the Alcohol é o décimo quarto episódio da segunda temporada de “Glee”, quando o Diretor Figgins resolve promover a “Semana da Conscientização contra o Álcool” ou algo assim no McKingley High, e pede a ajuda de Will Schuester para que os New Directions preparem uma apresentação para toda a escola… ironicamente, é justamente quando os jovens do glee club estão descobrindo o álcool, e tudo começa em uma festa promovida por ninguém menos que Rachel Berry (!), na ausência de seus pais. Ela até é contra a ideia de Puck quando ele a aborda sobre “ela estar sozinha em casa no fim de semana”, mas quando ela não consegue compor uma música porque “não vive o suficiente”, ela resolve tentar…

E posso dizer? EU AMO A SEQUÊNCIA DA FESTA NA CASA DA RACHEL! Na verdade, é uma festa apenas para os New Directions + o Kurt e o Blaine, e que está meio capenga no início, até Rachel ceder e deixar que Puck pegue as bebidas no armário dos pais dela – então, AQUILO VIRA UM CAOS. É propositalmente exagerado e estranhamente divertido! Gosto muito da cena em que o Finn, que resolveu ficar sóbrio porque ele vai ser o motorista da vez, mostra para a Rachel as diferentes personalidades que as pessoas assumem quando ficam bêbadas… a Santana toda chorosa e caótica, por exemplo; a Lauren e a Quinn mais bravas do que nunca; a Tina e a Mercedes felizes e rindo à toa (sempre rio as duas!); e a Rachel toda carente e grudenta.

E é nessa festa que acontece o meu número musical favorito do episódio: “Don’t You Want Me” (EU AMO ESSA MÚSICA!). A música é um dueto bêbado de Rachel e Blaine depois de eles terem se beijado no jogo da garrafa (!), e isso é, por sinal, o início de uma certa confusão no episódio… Rachel acredita que está apaixonado e que finalmente encontrou alguém que se equipara a ela no quesito voz para cantar seus duetos; e até mesmo o Blaine está se perguntando se talvez ele não seja bissexual, porque ele parece ter gostado do beijo – apesar de que, como o Kurt diz, ele estava bêbado, isso não quer dizer muita coisa… a história dá uma estremecida entre Kurt e Blaine, mas felizmente termina bem, com um beijo sóbrio e a certeza de Blaine de que ele é mesmo 100% gay.

Até a Rachel fica feliz, porque agora ela viveu o suficiente para escrever uma boa música!

Kurt e Blaine ainda não estão prontos para engatar um romance, mas quer saber? Eu gosto dessa espera… afinal de contas, Blaine estava supostamente apaixonado por Jeremiah há pouco tempo; e eu também gosto de essa coisa com a Rachel não passar de um mal-entendido bêbado e breve, que não se prolonga e não deixa mágoas. A história de Kurt também tem um momento importante quando ele leva o Blaine para dormir na sua casa depois da festa, porque ele está bêbado demais, e não avisa o Burt… a conversa final entre os dois é muito importante: eu não acho que o Burt esteja errado em chamar a atenção do Kurt porque ele nem avisou o pai de que levaria alguém pra dormir ali; Kurt tampouco está errado em querer poder ir ao pai para pedir conselhos.

O New Directions parece desenvolver um breve problema com álcool depois da festa. Inclusive, eles chegam mal na escola na segunda-feira ainda: alguns ainda estão de ressaca, outros ainda estão bebendo, e no fim todos terminam bebendo um Bloody Mary antes de ir para o glee club e se apresentar ao som de “Blame It”, que não é exatamente o que o Mr. Schue ou o Diretor Figgins estavam buscando para a assembleia, mas eles recebem um elogio do Mr. Schuester pela “atuação” deles – ele diz que “chegou a acreditar que alguns deles estavam bêbados de verdade”. E, por ora, eles conseguem escapar de qualquer consequência, mas o episódio vai trabalhando de maneira até que bem consciente e, quiçá, de maneira realista.

Por exemplo: eu AMO a cena do Will e da Beiste no bar country! Quando o Will está estressado demais com tudo o que está acontecendo na vida dele, e não é pouca coisa, Beiste pergunta o que ele faz para desestressar, e ele diz que se exercita – é bom, mas talvez seja “próximo demais da produtividade”, e ele pode tentar algo diferente às vezes… Will e Beiste bebem, se divertem e cantam (“One Bourbon, One Scotch, One Beer”) no bar e têm uma conversa LINDA quando Beiste passa deixar o Will em casa, e acho que “Glee” faz algo bacana aqui: a série relembra que eles são dois adultos responsáveis. Não dá para demonizar a bebida para qualquer pessoa em qualquer situação, isso é irrealista demais (apesar de que o Will se mete em encrenca por essa bebedeira).

No fim, o New Directions se apresenta na assembleia ao som de Ke$ha, com “Tik Tok”, e eu AMO essa música e AMO essa performance – apesar do final comicamente desastroso! Quando a Brittany vomita sobre Rachel no fim da música (!), a quadra toda cai em um silêncio absurdo, e todo mundo fica esperando as consequências disso, que pode ser uma suspensão ou, quem sabe, expulsão em massa… para a sorte deles, Figgins acha INCRÍVEL! Ele considera o fim da apresentação “efeitos especiais” e diz que “isso deixou a escola apavorada”, o que quer dizer que gerou resultados e, pela primeira vez em muito tempo, ninguém apareceu na escola visivelmente alcoolizado. O New Directions dá uma sorte danada e, de quebra, aprende uma lição…

Will, por sua vez, tem a sua parcela de humilhação pública… quando ele estava bêbado e achou que tinha mandado uma mensagem para Emma, ele na verdade a mandou para Sue Sylvester, e agora Sue a coloca para tocar no rádio da escola, para todo mundo ouvir (!), pelo prazer de acabar com ele… e as consequências disso ainda estão por vir. De todo modo, depois do New Directions e de Will aprenderem uma lição, eles fazem uma espécie de acordo, quando Will entrega para eles um “contrato” com a promessa de que eles não beberão pelo menos até as Nacionais… é uma cena bonitinha e consciente, fala sobre os problemas causados pelo álcool e o Mr. Schue é fofo deixando o seu número de telefone e se propondo a buscá-los se eles tiverem qualquer problema com álcool…

Até a Santana diz que é fofo e é a primeira a assinar!

 

Para mais postagens da minha revisita a “Glee”, clique aqui.

 

Comentários

  1. Não estou reassistindo a série, mas recentemente coloquei na Disney alguns episódios aleatórios e este estava entre eles. É um EP muito legal! Com ótimas músicas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre bom ver comentário seu por aqui! Eu estou revendo a série toda, mas as poucos... e está sendo bem gostoso haha

      Excluir

Postar um comentário