No.1 Sentai Gozyuger – Ep. 1: Savior No.1!

Em busca de um emprego e de um sonho.

Estreando no último dia 16 de fevereiro, “No.1 Sentai Gozyuger” é a temporada que celebra os 50 ANOS DE SUPER SENTAI! Um marco e tanto, hein? Eu acho que o Super Sentai atingiu o seu ápice de “celebração de aniversário” com “Gokaiger”, que é uma homenagem e tanto a todo o legado da franquia, e outras temporadas acabaram reutilizando a ideia de “legado” de uma forma que isso foi, eventualmente, perdendo o tom de novidade… “Zenkaiger”, outra temporada de aniversário, também trouxe uniformes do passado de volta, em sua maior parte como “adversários” da nova equipe, e mesmo “DonBrothers” também utilizou essa ideia de os heróis “se transformarem” em equipes do passado, ainda que esse não fosse o foco da narrativa em si.

Temo que essas utilizações tenham colocado a série em um impasse de como honrar o passado e homenageá-lo – e sabemos que o marco de 50 anos precisa de uma celebração… parece, então, que a ideia de “No.1 Sentai Gozyuger” vai ser uma busca por se tornar “o Número 1”. Estou curioso para descobrir como e a que extensão elementos de outras temporadas serão incorporados à narrativa de “Gozyuger”, mas eu confesso que essa estreia me deixou menos empolgado do que eu esperava… talvez por ainda não ter sido capaz de entender o seu conceito de verdade. De todo modo, percebemos que o conceito envolve a destruição de universos e, consequentemente, de equipes do passado, e a vitória dos Titãs sobre a ameaça das forças das Trevas.

Agora, no presente, encontramos Hoeru Tono, o jovem que se tornará o GozyuWolf e, consequentemente, o líder dos Gozyugers, e ele tem uma boa apresentação em uma primeira cena que brinca com o absurdo como estamos habituados a ver em Super Sentai. Bastante habilidoso para batalhas, talvez não tão habilidoso assim com relações interpessoais e, portanto, incapaz de manter um mesmo emprego por muito tempo (!), Hoeru Tono parece ser primariamente caracterizado pelo fato de ele não ter desejo algum… enquanto outras pessoas têm sonhos e aspirações, Hoeru Tono parece ter sido “ensinado” desde pequeno a não desejar nada. A sua transformação em um “inesperado” herói pode ser uma mudança interessante dessa criação.

Uma libertação, eu diria.

Não conhecemos, de fato, os demais membros da futura equipe dos Gozyugers. Eles chegam a aparecer em tela, mas muito brevemente e sem se transformar em heróis, enquanto a narrativa está focado no Vermelho da temporada… ou nos “Vermelhos” da temporada? Afinal de contas, conhecemos também Natsume Tsutsumi (eu já gostei tanto dele!), e ele nos surpreende se transformando em Kuwagata Ohger quando a cidade está sendo atacada e tudo o mais… é um princípio interessante que depende de como “Gozyuger” vai explorar: termos os mantos de Vermelhos de outras equipes de Super Sentai sendo assumidos por novos personagens… temos um novo Kuwagata Ohger, teremos um novo Don Momotaro, um novo Ryusoul Red… quero ver como vamos explorar isso.

Toda a ação desse episódio de estreia também me parece um pouco inusitado, e percebo que há algum enfoque nos mechas – o que não é uma surpresa, tendo em vista que a cena de abertura é em um “cemitério de robôs” com os mechas de temporadas passadas destruídos. A primeira batalha de Hoeru Tono ainda não é como GozyuWolf, mas ele assume o comando do Tega Sword Red para lutar contra um robô gigante, e é só depois dessa primeira batalha gigante que ele acaba em solo, tendo que lutar contra “monstros” menores… uma inversão curiosa do que estamos habituados a ver, não? De todo modo, eventualmente Hoeru Tono se transforma em GozyuWolf para defender a Terra, e existe uma espécie de “chamado” aos demais detentores dos anéis.

Bem no estilo “O Senhor dos Anéis”, o poder de “No.1 Sentai Gozyuger” virá de Anéis de Poder. Hoeru Tono é convidado a fazer um contrato com o anel antes de transformar em GozyuWolf, e ele assume essa responsabilidade em busca de se tornar o “Salvador No. 1”, o que talvez pode até ser um propósito para a sua vida… até então, ele não parece ter nenhum, de todo modo. Existe toda uma coisa em torno dos anéis e da possibilidade de reuni-los em busca da realização de desejos, e essa batalha pelos anéis deve ser um dos fatores principais de “No.1 Sentai Gozyuger”. Por ora, percebemos que Tsutsumi tem interesse no anel que Tono está usando, e é assim que vemos GozyuWolf enfrentar Kuwagata Ohger. Os 50 anos estão aí… e começou a batalha para se tornar o Número 1!

 

Para mais textos de “Super Sentai”, clique aqui.

 

Comentários