Friends 3x06 – The One with the Flashback

“Oh, Ross, you’re right. I don’t know why I always thought this was real grass”

CAÓTICO, ABSURDO E PROFUNDAMENTE DIVERTIDO! Exibido originalmente em 31 de outubro de 1996, “The One with the Flashback” é o sexto episódio da terceira temporada de “Friends” e é um dos episódios mais inusitados e inesperados da série – e por isso mesmo é tão bom! Tudo começa em uma conversa casual dos amigos no Central Perk quando Janice pergunta se já rolou alguma coisa entre alguns deles, e todos estão bem seguros ao dizer que não. Quando a Janice muda um pouquinho a pergunta, para questionar quem deles já quase transou com algum dos outros, todos eles desconversam o mais rápido que podem e de maneira nada sutil, e essa é toda a resposta que a Janice queria… e, para não ficarmos na curiosidade, o episódio explora isso.

“The One with the Flashback” se passa, então, três anos antes – e eu simplesmente ADORO as piadas que se tira disso… coisas como: a Monica encontrando a Rachel com as amigas no bar que depois se transformaria na cafeteria, e dizendo a Chandler que “aposta 10 dólares que nunca mais vai voltar a vê-la na vida”; o Ross feliz por ter “descoberto” o motivo de ele e a Carol estarem brigando tanto, e dizendo que as coisas estão melhorando agora que ela conheceu uma nova amiga, Susan; a Phoebe comentando sobre o cara pelado do outro lado da rua, que na época era considerado bonitão; o Chandler buscando um colega de quarto, mas parece que ele não consegue encontrar alguém com quem dividir o apartamento. Pequenos comentários maravilhosos que funcionam bem!

Uma das coisas mais divertidas do episódio é a Phoebe estar se mudando do apartamento da Monica sem dizer nada para a Monica… ela está tirando as suas coisas aos poucos, porque ela precisa morar em um lugar no qual ela não tem medo de derrubar as coisas e manchar uma almofada, por exemplo, e a Monica está completamente alheia a isso, por mais óbvio que seja, até o momento em que a Monica percebe que a cama de Phoebe não está mais no seu quarto – e então as duas têm uma conversa franca e bonita sobre como elas querem continuar sendo amigas, mas “a Phoebe não vê isso acontecendo se ela continuar morando ali com a Monica”. A Phoebe estava MARAVILHOSA durante esse episódio, por sinal… além de ela estar com um visual lindíssimo.

Rachel, por sua vez, ainda não era parte do grupo, e ainda faltava um tempo para se integrar a ele, mas nós a vemos com as amigas no bar, e é genial como ela chama a garçonete para devolver os pedidos, porque eles vieram errado, e ela fala sobre como “até parece que é tão difícil trazer a bebida certa” ou algo assim – MARAVILHOSO! E, então, ela se mostra um tanto insatisfeita com a perspectiva de “só ter o Barry para o resto da vida”, e quando ela fala sobre como “precisa de um sexo sem compromisso” e como “seria capaz de transar com o primeiro homem que aparecesse na sua frente agora”, o Chandler joga a bola branca de sinuca perto dela para poder pegá-la… o que, é claro, não dá em nada, mas é hilário. E a Rachel acaba fantasiando sobre isso depois.

Além dessa “história” de Chandler e Rachel, que fica mais na imaginação do que qualquer coisa, temos aquela cena inesperada e MARAVILHOSA entre o Ross e a Phoebe, quando ele chega no bar depois de ele ter fechado, encontra a Phoebe lá e conta para ela que a Carol é lésbica… toda a conversa é bem típica do que o Ross entregou com frequência na primeira temporada de “Friends”, mas a parte inusitada da cena é o fato de ele e Phoebe acabarem se beijando loucamente sobre a mesa de sinuca, e quase fazerem algo mais do que isso – mas eles acabam caindo na risada com as coisas que acontecem, e eles nunca ultrapassam essa linha, para dizer a verdade… felizmente, porque os outros amigos aparecem também no bar poucos segundos depois.

E também temos o Chandler tendo que aceitar o Joey como seu colega de quarto – e essa não é exatamente a sua primeira opção. Afinal de contas, ele entrevista antes do Joey um cara que é fotógrafo e já avisa que vai trazer modelos para o apartamento regularmente, e que tem uma casa de praia na qual o Chandler também seria bem-vindo e tudo o mais, mas a casa de praia é da irmã dele, que é uma atriz pornô e tudo o mais… de todo modo, Chandler escolhe esse outro cara como seu colega de quarto, porque ele parece perfeito, e quem interfere no destino deles acaba sendo inusitadamente o Sr. Heckles, em uma cena HILÁRIA na qual, depois de ser expulso maravilhosamente do apartamento à frente por Phoebe, diz ao novo inquilino que “ele é o novo colega de quarto de Chandler”.

No fim, o Chandler tem que se contentar com o Joey mesmo…

A chegada de Joey também rende outros momentos absurdos – como a Monica encantada com o cara italiano bonitão que está se mudando para o apartamento da frente, e aquele momento caótico no qual ela o convida “para tomar um copo de limonada” e o Joey acha que esse é um convite para fazer sexo e simplesmente tira toda a roupa enquanto a Monica está enchendo dois copos de limonada de verdade… é absurdo, mas é meio que a cara do Joey! O mais legal da história, no entanto, é a maneira como o episódio consegue explorar a antiga amizade de Monica e Chandler, e como o Chandler é um parceiro incrível para ela quando ela se sente mal por ainda não ter um namorado, e ele fala que também não entende por que ela não tem um namorado, se ela é tão incrível.

Aquela cena dos dois abraçados!

QUE COISA MAIS LINDA!

 

Para mais postagens de “Friends”, clique aqui.

 

Comentários