You 1x05 – Living with the Enemy



Dois stalkers. Uma vítima.
QUE SÉRIE MARAVILHOSAMENTE PERTURBADA! A cada episódio eu fico mais impressionado com a narrativa de “You”, e está sendo incrível acompanhar o embate entre stalkers – porque Beck não tem apenas uma pessoa atrás dela. Além do Joe, descobrimos que Peach não tem apenas uma “quedinha” por ela como acreditávamos, mas é uma pessoa desequilibrada, obcecada e, possivelmente, tão perigosa quanto Joe… sim, nós ainda não a vimos cometer nenhum assassinato, mas digamos que “ela está no caminho”, e não me surpreenderia se chegássemos a isso. Na metade da temporada, portanto “You” assume uma seriedade intrigante e as coisas escalam, inclusive com Paco, que talvez seja a única pessoa com quem Joe se importa de verdade. Sério, o Paco merece ser cuidado e protegido, não merece sofrer!
Talvez o único nessa série que não mereça sofrer.
Está tudo indo muito bem no relacionamento de Joe e Beck – eles desenvolveram uma rotina matinal que ele adora, e às noites eles saem com as amigas de Beck, não porque ele queira isso, mas porque Beck assim quer… e se ele não suporta as amigas de Beck, Peach definitivamente é a mais insuportável mesmo – ela odeia o Joe, e faz questão de deixar isso bem claro. E a verdade é que ela me irrita. Com aquelas provocações sobre “Ozma de Oz”, por exemplo ou todo o resto… então, Joe acaba se aproximando de Annika, uma das amigas de Beth, porque ela pode ser a resposta para acabar com Peach. Ou não. Adoro quando Joe convence Annika a postar uma foto de Peach antes da plástica no nariz e tal, mas Peach se vinga postando “anonimamente” um vídeo de Annika sendo racista, o que faz com que a internet toda se volte contra ela.
Annika estava errada? COM CERTEZA. Mas a atitude de Peach me fez ver que ela não é melhor que o Joe, como se crê. Joe também percebe isso, e então começa a stalkear a Peach, descobrindo, por exemplo, que ela anda sempre com um laptop inseparável… e eu confesso que a cada segundo eu odeio a Peach um pouco mais – ELA É TÃO CONDESCENDENTE! Quando Beck está toda animada por causa da oportunidade de escrever para uma revista que recebeu, e Peach fica falando sobre como “consegue algo bem melhor” – sinceramente, ela está o tempo todo tentando comprar e impressionar os outros, sempre se sentindo superior, e ela é desprezível. Quando Peach faz todo um estardalhaço para apresentar Beck para o tal “agente famoso”, ela aproveita para provocar mais ainda o Joe, e a verdade é que ela não torce pelo sucesso de Beck.
Ela subestima Beck. E é horrível!
Joe começa a descobrir os podres de Peach quando rouba sua bolsa, e encontra, dentro de seu diário, uma foto ousada de Beck – aquilo que o Joe fez olhando para a foto? É a mesma coisa que Beck faz! Para conseguir entrar no computador de Peach, Joe novamente recorre a Annika, envolvendo-a em uma conversa para em busca da senha, sem que Annika perceba – enquanto isso, Peach invade o apartamento de Joe e revira tudo atrás do “computador roubado”, e a maneira descarada como ela o acusa e como Beck é incapaz de defendê-lo é REVOLTANTE. Desprezo Peach do começo ao fim, mas Beck não fica muito atrás… adoro como Joe se safa dessa enrascada sugerindo um aplicativo que acusa a localização do computador: na própria casa de Peach! Quase parecia que o Joe estava se saindo bem e vencendo, mas Peach é ardilosa.
Ele acaba explodindo com Beck e dizendo a ela que “Roger Stevens não se importa com a sua escrita” e que “Peach armou para ela”, mas é claro que ela não acredita. Discute com Joe, vai embora brava, mas apenas para cair exatamente em tudo o que Peach planejou. Roger Stevens é UM BABACA que a assedia da forma mais nojenta possível, e o desconforto e a frustração de Beck, que realmente acreditou que ele estava interessado em sua escrita, são angustiantes de se ver. Enquanto isso, Joe entra no computador de Peach e consegue descobrir MUITAS COISAS – principalmente, que Peach é tão louca, descontrolada e obcecada pela Beck quanto ele próprio: “Beck, you’ve got a stalker”. Novamente, por um momento, eu acreditei que o Joe tinha vencido a Peach. Afinal de contas, Roger soltou algo sobre “Peach ter razão”, e Beck ficou furiosa.
ADORO VER BECK SE VOLTAR CONTRA PEACH! Adoro como ela diz que “o Joe tinha razão”, como ela também percebe que foi Peach quem sabotou Annika, e como ela diz que “é exaustivo ser sua amiga”. Mas Peach é MANIPULADORA, talvez muito mais do que o Joe, no fim das contas – quando ela percebe que corre o risco de perder Beck de uma vez por todas, ela toma várias pílulas e liga para Beck que, BURRA COMO É, vai correndo atrás da “amiga”. Sinceramente, Peach é desprezível, mas Beck meio que a merece por ser idiota. Como os cérebros de Joe e Peach funcionam de forma assustadoramente parecida e Joe vê no seu “diário” uma “receita de suicídio” falsa, Joe logo percebe que tudo foi planejado. Em nenhum momento Peach realmente correu risco – ela tomou os remédios na quantidade certa para saber que não ia morrer.
E Beck caiu direitinho.
Peach ainda é descarada e diz ao Joe que “ele não podia provar que foi ela que escreveu” aquilo. Em paralelo, eu preciso dizer que eu AMO a maneira como Joe trata o Paco – às vezes ele está obcecado demais com Beck para poder realmente fazer algo pelo garoto, mas eu gosto de como ele se importa com ele de verdade. Quando ele descobre Paco lendo um livro de direito para saber o que aconteceria com ele se enfrentasse o padrasto, Joe o aconselha da melhor maneira, e lhe dá um livro para ler. Paco é, definitivamente, o MELHOR PERSONAGEM DESSA SÉRIE (“This book is crap! He Waits 24 years to get justice? What kind of message is that?”), e não merece sofrer. E eu gosto demais de como “You” é inteligente ao mesclar as suas diferentes tramas, e a história de Joe x Peach e a história de Joe protegendo o Paco se unem de forma interessante.
Joe percebeu que precisa tirar Peach do caminho, então em uma corrida matinal ELE A ATACA – e eu achei mesmo que ele a tivesse matado. E não vou dizer que lamentei – mas Joe é imprudente; ele mesmo percebe que é impossível que pensem que “ela caiu”, e estamos em uma época em que existe DNA e uma variedade de formas de descobrir o culpado de uma agressão como essa! Inicialmente, Joe escapa desesperado, como se fugisse de si mesmo, e então se convence de que “foi corajoso e fez o que devia fazer” e que “Beck tem sorte de tê-lo em sua vida”. Assim, ele chega em casa e encontra o padrasto de Paco, dopado com uma série de remédios que o garoto lhe deu, e ele tenta salvá-lo, fazendo o mesmo que Beck fez com Peach… então o cara desperta e o espanca, enquanto Paco assiste a tudo, impossibilitado de fazer qualquer coisa.
Logo em seguida, Joe recebe uma ligação.
Peach ainda está viva.
E tudo o que eu penso é: “NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃO!”

Para mais postagens de You, clique aqui.


Comentários