The Gifted 2x09 – gaMe changer



“This is for her, Andrew”
HORA DA GUERRA DOS MUTANTES CONTRA OS HUMANOS! No último episódio do ano, as coisas finalmente esquentam em “The Gifted”, e esse foi provavelmente o melhor episódio da temporada até aqui – já começo a questionar a qualidade da série em um momento como esse. Em “gaMe changer”, voltamos UM ANO NO PASSADO para quando Rebecca compartilhava o último café-da-manhã com a família antes que o Serviço Sentinela viesse buscá-la, a pedido do pai, que diz que “ela não deixou outra alternativa”, depois de quase ter matado um professor – no presente, ela foi capturada de volta pelo Círculo Interno depois de sua fuga, e está presa em uma “jaula”, um lugar constantemente escuro e em movimento, para que ela não possa usar seus poderes para sair, e Andy começa a questionar se tudo “valeu a pena”, mas Lorna diz que quer acreditar que sim.
Afinal de contas, ela perdeu a filha no meio disso tudo!
Enquanto isso, Lauren encabeça o movimento contra toda a pesquisa da Dra. Madeline para suprimir o Gene-X: afinal de contas, ela fala sobre o fim do “ódio”, mas o fim do ódio contra os mutantes é planejado com a extinção completa dos mutantes… e Lauren tem razão em temer: uma vez que os seus testes para não apenas inibir, mas erradicar o Gene-X de Reed derem certo, é uma questão de tempo até que o governo use isso para vacinar toda a população e acabar com os mutantes de uma vez por todas. E é realmente difícil acreditar em Madeline quando ela fala sobre “finalmente terminar a pesquisa que o pai de Reed começou e poder ‘mudar o mundo’”. Por isso, Lauren usa a proximidade com Noah, um dos caras que trabalham na pesquisa, para descobrir onde os materiais estão armazenados, para que ela possa invadir e então acabar com isso.
Também é legal que o episódio fala um pouco sobre os Genes-X que Lauren carrega, que parecem ser de duas versões – desse modo, fica provada novamente a conexão entre Lauren e Andy, e a maneira como ambos compartilham os mesmos genes, e se complementam: cada vez mais intensa a ideia de que eles “compartilham a mesma mente”, às vezes, porque a união de Andy e Lauren é a minha parte favorita de “The Gifted”, e não vejo a hora de vê-los se unir novamente. Madeline, antes do fim do episódio, revela a sua verdadeira face ao não se importar com a extinção de uma espécie, e ao dizer algo como “Que Deus amaldiçoaria uma família com um filho como Noah? Ou Andrew?”, mas esse foi justamente o seu erro, porque Noah detestava o seu poder e estava ao lado dela, até ser chamado de “maldição para sua família”: então ele se volta contra ela e ajuda Lauren.
COMO É BOM VER A PESQUISA SENDO DESTRUÍDA.
No Círculo Interno, o momento da guerra se aproxima – e o Andy se transforma. Tudo começa quando ele se pergunta se não estão fazendo com Rebecca o mesmo que o hospital fazia com ela, então ele a solta para que eles possam escapar… no entanto, ao invés de escapar, ela prefere ir lá para cima, onde Reeva e todos os demais estão reunidos em uma reunião, e ela pretende “fazer o mesmo que fez no banco”. É uma cena FORTÍSSIMA e eletrizante, e Rebecca, perigosa e descontrolada, está pronta para matar todo mundo, mas Andy não permite que ela o faça… então, ele usa o seu poder para tirá-la do caminho, mas acaba fazendo com que ela bata a cabeça, e ela morre. É uma cena razoavelmente simples e rápida, mas é interessante que eles tenham escolhido fazer isso desse modo, porque mostra o quanto Andy é humano, sujeito a falhas.
Agora, Andy sofre pela perda e pela culpa…
Mas Lorna o faz levantar e LUTAR. Depois de atacarem o banco, o Círculo Interno está vindo pela “Tecnologias Regimento”, e Johnny, Clarice e Marcos descobrem o motivo de essa empresa ser tão importante: são eles que controlam TODOS os colares de restrição de mutantes nas prisões e hospitais do país. Então, Lorna convence Andy a se levantar e lutar por Rebecca e por todos os mutantes que foram torturados. “This is for her, Andrew”. Assim, a sequência final é MARAVILHOSA, e traz um Andy bastante poderoso e determinado ao lado de uma Polaris incrível que é capaz de conduzir o caos por todo o país – quando eles invadem a Tecnologias Regimento, temos Polaris voando pela primeira vez, como o Magneto, e ela ataca o sistema que desabilita todos os colares inibidores, fazendo com que os mutantes escapem de onde quer que estejam.
Agora, A GUERRA COMEÇOU.
E a temporada deve pegar fogo de agora em diante…

Para mais postagens de The Gifted, clique aqui.


Comentários