LIKE, La Leyenda (2018) – O retorno de Luka



“Y es que no puedo olvidarme / Ni un solo instante de ti”
Depois de Machu descobrir que sua mãe, na verdade, era sua avó, e que sua irmã era sua mãe, ela não achou que as coisas pudessem ficar ainda mais complicadas – MAS ELAS FICAM. Machu é filha de Sole e Luka, que desapareceu há 17 anos, foi dado como morto e, como Sole e Gabo averiguaram recentemente, recomeçou a sua vida em outro lugar, com outro nome. Mas ele reaparece na L.I.K.E. quando um vídeo dos garotos cantando a sua música (?) cai na internet e faz sucesso – aparentemente, ele vendeu a música para uma gravadora que não está feliz com o fato de ela estar sendo cantada por aí, ainda que, como León bem diz no primeiro encontro, “eles não tenham ganhado nenhum centavo com o vídeo”. O retorno de Luka deixa o clima bem tenso na escola, por vários motivos, e mexe com feridas do passado que as pessoas acreditavam já estar saradas.
Luka chega na escola com cara de poucos amigos e uma atitude bem estúpida, e confesso que é dificílimo gostar dele. E a primeira pessoa que ele vê é Machu, que lhe diz que “ele só quer se aproveitar da fama deles” – todos conhecem o “jeito” da Machu. A MELHOR PARTE da cena é quando ela o chama de estafador porque “a música é de um cara chamado Luka e ele está morto”… Luka se engasga todo com a água! É um pouco desesperador, porque nas primeiras cenas de Luka, nós não sabemos que tipo de confusão ele pode causar, justamente agora que Sole e Gabo pareciam estar tão bem, por exemplo… e, claro, existe toda a confusão da música, porque eles estão sendo acusados de roubar a música de “Marco” (que é como Luka inicialmente se apresenta), e ele tem como provar que a música realmente é dele, como está dizendo.
A primeira a reconhecê-lo é Sole… E A CARA DELA AO VÊ-LO! Inicialmente, Luka não quer falar sobre o passado, não quer falar sobre os dois, e apenas insiste na questão da música, o que o deixa parecendo bastante mesquinho, na verdade… mas Sole não vai deixá-lo ir embora sem dar algumas explicações. Ela pergunta como ele foi capaz de deixá-los sem nenhuma notícia dele, pensando que ele tinha se matado… e ele conta sua história. Diz que perdeu tudo ao ser expulso da L.I.K.E. – ele ficou sem os amigos, sem a música e sem o amor da sua vida. A morte não chegou a ser forjada, mas quando pensaram que ele tivesse morrido, ele achou melhor deixar que acreditassem nisso – e na única vez em que Luka buscou Soledad, ele foi expulso pela mãe dela. Depois disso, ele nunca mais voltou a tentar, pois achou que só ia piorar as coisas. Mas ele a abandonou.
Embora não soubesse da gravidez.
Ao menos.
Soledad só pede que ele vá embora, “como foi há 17 anos”. Ela não quer que Machu o veja. Infelizmente, a cena é bastante forte e Luka cai cada vez mais em nosso conceito, dizendo umas coisas sem sentido que o fazem levar um tapa na cara, bem merecido – ADORO como Soledad diz que “ele não sabe como foi a sua vida por causa de decisões que ele tomou sozinho”. Antes de “ir embora”, no entanto, Luka tem um novo embate com Machu, na frente de Soledad, e Machu é daquele seu jeito explosivo e mal-educado, o que ele não entende – por que Soledad deixa uma aluna falar assim com ela? Então, Soledad diz que Machu é sua irmã, mas eu acho que alguma coisa já despertou sua atenção naquele momento mesmo. E ele não pensa em ir embora como Soledad lhe pediu… até porque está ali para resolver toda a confusão por causa da música do vídeo.
Outro reencontro memorável é o de Luka e Gabo! Soledad lhe dissera que “ele estava em um congresso”, mas Luka o encontra do lado de fora da escola, e vai até ele, dizendo que “ele já tem cara de senhor”, e o abraçando. Nossa primeira impressão é de que Luka é meio forçado, quiçá um tanto quanto dissimulado, mas o seu encontro com Gabo não é tão explosivo quanto o encontro com Soledad – quando ele explica toda a história mais uma vez, Gabo pede que ele entenda Sole, dizendo que “ele também o odiou quando descobriu que ele estava vivo e não tinha contada nada a eles”, mas Luka é cabeça-dura demais para pensar. E ele está ali para causar INTRIGA, PROBLEMA… é notável na maneira como os trata, nas expressões e na forma como fala. Ele só muda quando Soledad diz que “não quer mais ser chamada de mentirosa” e então revela a verdade:
Machu é sua filha.
Sua e de Luka.


Para mais postagens de LIKE, La Leyenda, clique aqui.


Comentários