Chilling Adventures of Sabrina 1x02 – Chapter Two: The Dark Baptism



“My name is Sabrina Spellman, and I will not sign it away”
PEGARAM PESADO, ESTÁ FICANDO MAIS MACABRO. Acho que o título em português da série, “sombrio”, tem muito a ver com a nova versão de “Sabrina” de um modo geral, mas não é tão completo quanto o “chilling” do original em inglês – confesso que, nesse segundo episódio, eles conseguiram instituir uma atmosfera ainda mais macabra e um tanto quanto duvidosa, porque está indo demais para o lado da “Igreja da Noite”, mas a própria Sabrina, naturalmente, é a figura que está no meio disso tudo, dizendo que “não é uma má pessoa”, e ainda querendo continuar com a sua vida humana ao invés de abrir mão de tudo o que tem para assinar o Livro da Besta e ganhar poder para servi-lo. Já chegamos ao BATISMO DAS TREVAS de Sabrina Spellman, e ela precisa fazer uma escolha consciente que interferirá em todo o seu futuro, de um modo ou de outro.
O episódio começa pesado, e aquela sequência toda do cara da igreja na casa dos Spellman foi um pouco apavorante. Sabrina tem algumas perguntas, como se a sua alma pertencerá ao Senhor das Trevas depois de assinar o livro (“I’m not an evil person, father”), e se ela terá que servir a ele e obedecer as suas ordens, mas o cara garante que a sua religião não é baseada no “mal”, mas no “livre arbítrio” – as dúvidas de Sabrina são pertinentes, e muito mais sérias do que apenas a dúvida em relação a seu lado bruxo ou mortal, e envolvem saber para onde ela vai quando morrer, por exemplo, e se terá que abrir mão de seu namorado… além disso, a visão que teve ao comer a Malum Malus mostrou um futuro apavorante. O homem a convida a entrar na Academia, aprender a história deles e fazer todas as suas perguntas, antes de decidir.
Mas então já estará batizada, e não terá mais volta.
Antes de dormir, Sabrina pergunta à Tia Hilda se ela já se questionou a respeito do seu Batismo das Trevas, e a tia acaba dizendo que sim – que já sonhou em entrar na floresta de Greendale com uma tocha acessa e queimar tudo, e Zelda detesta ouvi-la dizer isso. Tanto que, de forma cruel, mas quase divertida, ela mata a irmã. “She annoyed me, so I killed her… and buried her in the yard”. Aparentemente, é uma espécie de tradição na realidade deles, mas quando Hilda retorna, depois de quase um dia inteiro, Zelda lhe repreende por ter dito o que disse a Sabrina, e dizendo que “se ela tem alguma dúvida, que guarde para si mesma”. Por fim, Zelda diz a Hilda que “Sabrina não tem escolha”, e Sabrina escuta isso… mas eu gosto de como ela oscila entre ambos os mundos, e como está cada vez menos certa de que precisa se submeter à Igreja.
Até porque NÃO DÁ PARA ABRIR MÃO DO HARVEY, ele é fofo demais! Na manhã do dia 30 de Outubro, Sabrina encontra Harvey na sua casa, tendo vindo convidá-la para fazer alguma coisa no dia seguinte ao aniversário, já que não poderão celebrá-lo juntos, e ele é tão apaixonado e dedicado a ela! Que dó dele dizendo que “eles têm todo o tempo do mundo”, quando ela sabe que não é bem assim. O Harvey também demonstra toda a sua fofura quando Sabrina usa a sua paixão por quadrinhos para fazer-lhe uma pergunta: se ele conhecesse um feiticeiro que lhe oferecesse superpoderes, como voar, mas para isso ele tivesse que deixar para trás tudo na sua vida, escola, família, amigos, namorada, o que ele faria? Ele responde da forma MAIS LINDA possível, perguntando se “a namorada era ela nessa cena”, e ela responde que sim. “Então não”.
HARVEY É MARAVILHOSO DEMAIS! *-*
“There's no flying in my life... without you, Sabrina Spellman”
Para mim, a MELHOR SEQUÊNCIA do episódio foi a vingança de Sabrina contra os jogadores de futebol babacas que, além de pegar no pé de Susie, agora também batem nela. Quando Susie é suspensa e os amigos se reúnem ao seu redor, Sabrina lhe promete que isso não vai mais acontecer, mas ela precisa saber os nomes dos meninos que fizeram isso com ela – então, ela se envolve, e chama justamente as três irmãs que a amaldiçoaram no episódio passado (!) para ajudá-la, prometendo um acordo, dizendo que se elas a ajudarem a dar uma lição nos garotos, então ela não irá para a Academia. Bem, ela tem dedos cruzados nas costas, e as meninas sabem disso, mas não vão perder uma oportunidade de atazanar alguns mortais, especialmente machistas babacas como esses garotos, que definitivamente merecem uma boa lição!
Então, Sabrina chega com as três irmãs em uma cena INCRÍVEL, convidando-os para “uma festa nas minas”, e a cena tem até citação a Riverdale… os meninos não demoram para ficar assustador, mas as meninas os provocam, começam a tirar as roupas, e eles tiram as próprias mais que depressa, e então, no escuro, começa uma pegação intensa que, no início, me deixou em dúvida sobre “qual era a lição”. Enfim, no entanto, percebemos que as meninas os enganaram e eles estão se pegando entre eles, com direito a um no colo do outro e tudo, e Sabrina tira fotos, O QUE É MARAVILHOSO! Porque eles ficam bravos, mas Sabrina promete divulgar as fotos para a escola toda se eles voltarem a tocar em Susie ou em qualquer outra garota. As irmãs ainda querem mais, e eu adorei a última parte da lição, com elas os apavorando até eles saírem correndo, mas elas ainda “engaiolam suas masculinidades”. Algumas semanas de impotência pela frente
Naquelas cenas, deu para perceber que Sabrina e elas poderiam ser amigas.
SEXTA-FEIRA, 31 DE OUTUBRO. HALLOWEEN. ANIVERSÁRIO DE SABRINA. Cada vez mais perto da hora do batismo, e Sabrina cada vez mais em dúvida, tentando se convencer de que ela pode ir para uma escola diferente da dos seus amigos, mas isso não significa que precisa deixar de ser amiga deles – afinal de contas, eles podem sair no fim de semana, ir ao shopping e ao cinema… como sempre. Mas Ambrose lhe fala sobre o “véu” que separa os dois mundos, e sobre como, com o tempo, ela acaba se desvinculando do mundo humano, o mundo mortal… pela maneira como Ambrose fala, eu pude perceber que ELE ENTENDE DEMAIS sobre o que está falando, e talvez ele mesmo tenha aberto mão de uma vida humana que amava – um namorado no passado, talvez? Tanto que Ambrose é quem mais a entende, e deixa Sabrina sair com Harvey para uma festa no Halloween.
Desde que ela esteja de volta a tempo de seu “compromisso”.
Sabrina está LINDA NO VESTIDO BRANCO DE NOIVA, e o amor nos olhos de Harvey é notável e fofo – já queria ele pra mim. Sabrina sai com o namorado no que pode ser “a última noite deles juntos”, e é um momento tão leve e tão bonito, em que Sabrina acaba em uma festa de Halloween, dançando e se divertindo com Harvey, Roz e Susie… teve até um bolo de aniversário, e Sabrina sobrou as velinhas desejando que tivesse mais momentos como aquele. Então, enquanto dança com Harvey, ela diz coisas que ele não entende: “Don’t forget me, Harvey. And don’t hate me. No matter what. Promise” “Sabrina, why would I ever hate you?” Logo depois disso, ela vai para o lado de fora onde todos estão observando o eclipse da lua, e percebe que está atrasada para o seu compromisso com as tias. Antes de partir, no entanto, ela se volta a Harvey, diz um lindo “I love you, Harvey. I’ll always love you”, e o beija antes de correr para a floresta.
Onde seu vestido se transforma em preto.
O RITUAL É MACABRO, as promessas que se espera que Sabrina faça são apavorantes, e ela está o tempo todo insegura de que é isso mesmo que quer fazer – quando ela está para assinar o Livro da Besta, e o seu sangue já caiu sobre suas folhas, pedem que ela se comprometa em “obedecer a qualquer ordem do Senhor das Trevas” quando assinar o livro, e Sabrina recua nesse momento… não existe “livre arbítrio” nenhum, e ela percebe que o homem da igreja mentiu. Por isso, ela se recusa a assinar o livro e diz que não pode fazer isso. Ela tem uma visão dos pais e a mãe, com um bebê no colo, lhe pede para “fugir”. E ela foge, em uma cena apavorante com as forças das trevas em seu encalço, tentando capturá-la, e o Ambrose MARAVILHOSO, “defendendo” a casa e a prima. Ali, Sabrina se posiciona mais uma vez e diz que NÃO vai assinar o livro.

“There is another path for me, just as there was for my father and mother. A third way. And even if there isn't, my name is Sabrina Spellman, and I will not sign it away! […] And so the girl who had to decide between being a witch and being mortal... chose neither path. Or, if you look at it another way, chose both. She was half-witch, but with two covens”

Mas ela vai ser pressionada de todos os modos.
E vai ser assustador.

Para mais postagens de Chilling Adventures of Sabrina, clique aqui.


Comentários