Turma da Mônica Jovem


A turminha cresceu!
Pensar que foi um pequeno choque, em 2008, pensar na Turma da Mônica Jovem. Foi uma surpresa quando conhecemos o gibi, o estilo era novo para a turminha, e acho que ninguém tinha completa noção do que se tornaria. Atualmente, a Turma da Mônica Jovem é um dos maiores sucessos comerciais do MUNDO, com edições que precisam pedir novas e novas tiragens e que são uma febre! O lançamento aconteceu em Agosto de 2008, e tendo completado 100 edições recentemente, a numeração foi zerada e uma nova fase da TMJ se inicia agora. As histórias, com páginas em preto e branco e traços mais voltados para o estilo mangá, trazem tanto aventuras épicas cheias de aventuras quanto problemas e situações do cotidiano da vida adolescente, e faz um trabalho muito bom ao crescer os seus personagens, não só no núcleo central, mas em toda a turma!
Assim, ganhamos personagens crescidos que nos remetem claramente aos personagens quando crianças, mas que são novos. É bom ver o tradicional e o atual unidos de forma tão convincente. Mônica é uma garota ainda dentucinha e linda, que tenta controlar o seu temperamento. Cebola (não mais Cebolinha) é um rapaz que não troca mais os “erres” pelos “eles”, a não ser quando está nervoso, e ainda tem muito o que aprender em termos de maturidade. Magali é uma moça linda que ainda adora comer, mas também se preocupa com a sua saúde. E o Cascão, aventureiro, esportista e radical, agora toma banho! Eu gosto demais das versões atualizadas dos personagens, gosto do estilo das histórias, e gosto de ver os outros personagens crescidos… no início, o meu favorito era, claramente, o Franjinha (ou Franja), que estava MUITO LINDO.
Mas o Do Contra também cresce muito bem!
De todo modo, a história da Turma da Mônica Jovem se inicia com uma saga em quatro partes chamada de Quatro Dimensões Mágicas, e é uma história muito boa, cheia de boas referências, de muita ação, e o estilo mangá é extremamente bem utilizado! As histórias, como é clássico da turminha, quebram a quarta parede e fazem muitas brincadeiras cheias de metalinguagem. No início, queríamos ver mais do cotidiano e relacionamento dos personagens. Atualmente, vibramos cada vez que uma nova aventura épica é anunciada, porque queremos mesmo ver aventura. Mas também vemos os nossos personagens crescerem e, lentamente, amadurecerem. A experiência dos traços e da composição das histórias deixou os desenhos cada vez mais bonitos e, além disso, atualmente os personagens parecem mais velhos do que no início da trama.
E acho que Maurício de Souza vai querer aproveitar isso.
Os roteiristas se ampliaram e vemos todo tipo de história atualmente, que vai dos dramas adolescentes sobre relacionamento e escola, como a Edição #1 da Nova Fase, que traz a notícia de que Cebola vai passar 6 meses fora fazendo um intercâmbio na Austrália, até as histórias que misturam suspense, terror, comédia e ficção científica… a Turma da Mônica Jovem vence justamente por essa amplitude do roteiro que pode agradar a diferentes públicos, e eu estou bastante curioso para saber onde estamos indo agora que a numeração foi zerada e as possibilidades são infinitas. E vamos, nos próximos meses, nos dedicar a releitura e comentários sobre as edições. Tanto as novas, mensais, que virão rigorosamente ao blog assim que eu recebê-las em casa e as ler, e as antigas, pelo menos umas duas por mês, para que possamos relembrar as histórias desde 2008 e criar todo um banco de dados com as histórias que amamos!
Então, espero vocês por aqui!

Para mais postagens da Turma da Mônica Jovem, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários