The Good Place 1x12 – Mindy St. Claire


“Welcome to eternal mediocrity. Welcome to the Medium Place”
Adivinha quem está EM CHOQUE? Sim, eu e eu mesmo! QUE EPISÓDIOS PERFEITOS! The Good Place guardou para o final o melhor, mas o melhor de uma série já impecável. Com um roteiro magnífico e complexo, a série nos surpreendeu uma última vez com o ultimate cliffhanger que nos deixou aos berros e QUERENDO MAIS. Eu não me canso de dizer o quanto essa série me agradou, especialmente porque apesar de ser uma sitcom de 20 minutos, e ter a sua graça garantida e boas gargalhadas, ainda tem um roteiro bem escrito, cheio de mistérios e crescendo de forma significativa a cada momento… É IMPECÁVEL! Mas eu estou tentando me controlar e não surtar agora, então vou me segurar um pouco porque, embora os episódios tenham passado juntos, estou dividindo o texto entre o Capítulo 12 e o Capítulo 13, para me expressar com vontade na próxima postagem…
Então vamos ao Chapter 12: Mindy St. Claire.
Tivemos um episódio ótimo, claro. Começamos lá na vida de Eleanor Shellstrop, quando ela estava sendo uma b*tch com um carinha na porta do mercado prezando pelo meio ambiente. No presente, Eleanor está à bordo de um trem com Jason e Janet, a caminho do Medium Place. E o lugar é bem estranho, quando eles chegam… um marasmo, um grande Velho Oeste VAZIO. Com exceção da Casa de Mindy – a chegada já é extraordinária, com ela nua e os gritos dela, de Eleanor e de Jason. Janet impassível. E bem, a descrição no vídeo de WELCOME é bastante interessante, bastante mediana… a ideia de que o Good Place providenciou tudo e o Bad Place fez suas modificações: “You get the idea. Welcome to eternal mediocrity. Welcome to the Medium Place”. É definitivamente um lugar PERFEITO para você morrer de TÉDIO.
No “Good Place”, Shawn preside uma conferência com a Real Eleanor, Chidi, Tahani e Michael. Tudo é fantástico. Tem a Bad Janet depondo, por exemplo. Tem o Shawn se fechando em um casulo meio sinistro, seguido da explicação de Michael: “Shawn only cares about cold hard facts. If he detects any feelings in your voice, he retreats into a cocoon, so what we need to do now is just be very still and very quiet”. E eu não sei o que é melhor. Essa explicação ou o “Finally” da Tahani quando ele sai do casulo, e então ele se enfia lá dentro de novo, ou o Chidi com o “What did he just say?” ou ainda a Tahani bicuda com um “Oh, because you’re all so perfect!” Numa cena simples e rápida daquela eu me dei conta do quanto VOU SENTIR SAUDADE dessa série. Eu realmente espero que ela seja renovada, porque é um primor das sitcoms nos últimos anos e PRECISA SER RECONHECIDA.
SÉRIE PERFEITA.
A explicação de Mindy para estar no “Medium Place” é bem cabível. E hilária. O flashback do aniversário de 29 anos de Eleanor no trabalho foi um máximo! Mas o destaque estava na cena com Shawn mesmo, e Tahani estabelece: “We can do this, but we must remain emotionless. I’m talking ‘Kristen Stewart on a red carpet’ level of emotionless here, all right?” AMEI! Todos imitando a interpretação de Kristen Stewart, pedem por Eleanor sem demonstrar emoção nenhuma na voz, e é hilário (com destaque para o frio “Please. I’m begging you. Please” da Real Eleanor, que foi o MELHOR). Na casa de Eleanor e Chidi, Shawn acessa as memórias de sua vida na Terra, e então você sabe que NÃO pode vir coisa boa dali, claro… o que foi aquela Quinceañera? “That was ‘The Crashing and Subsequent Destruction of Vanessa Garcia’s Quinceañera’. Let’s move on to another event”.
E O QUE FOI AS EXPRESSÕES DELES ENQUANTO ASSISTIAM AO VÍDEO?
[Mas devo dizer que o “Started Fire in Mailbox go Get Mailman to Take Off Shirt” não é um dos piores momentos de Eleanor! Se o “carteiro” fosse o Luke Guldan, como pelo jeito sugere-se que é, então! APOIADO!] A conclusão final é que Eleanor pertence ao BAD PLACE, e Shawn usa as Janets como walkie-talkies para anunciar que eles têm 4 horas para voltar e se entregar, ou então Tahani e Chidi serão mandados para o Bad Place em seu lugar. Jason deixaria isso acontecer sem problemas, mas é maravilhoso ver todo o crescimento de Eleanor. Vê-la se importar com os amigos que ama, vê-la disposta a retornar e se entregar, porque isso é o certo a se fazer. Tem como não amar Eleanor ou não defender que, finalmente, ela talvez pertença ao Good Place de fato? Juro que fiquei bem apreensivo achando que Jason ia conseguir explodir aquele trem!
Enquanto Chidi e Tahani comem sua última refeição no Good Place, Eleanor, no trem, tenta convencer Jason a retornar com ela para salvar os amigos, contando a história de seus pais, mostrada em flashback – e eles eram pais terríveis mesmo. Mas Eleanor decide que é hora de assumir suas próprias ações e ser uma pessoa melhor! E isso é fofo! A primeira parte do episódio termina quando o tempo das 4 horas chega ao fim, Chidi e Tahani colocam uns chapeuzinhos e se preparam para serem mandados ao Bad Place, mas Eleanor aparece num último instante. Há a premissa de que o tempo acabou, mas mesmo assim, ela está ali… ENTÃO O QUE FAZER? Então nos preparamos para o ESPETACULAR Capítulo 13, que definitivamente é um dos melhores episódios que eu já vi em séries em geral na VIDA! É surpreendente, complexo e apaixonante.
Tudo faz sentido!
“We’re here! So… now what?”

Para mais postagens de The Good Place, clique aqui.


Comentários