[Season Finale] Humans 2x08 – Episode 8


“Hester’s got my mom. She’s in my house”
Um Season Finale SENSACIONAL. Confesso que não foi minha primeira impressão. O episódio começa tímido, meio lento, mas quando engrena… wow. E o final é intenso. Não tão surpreendente, porque foi algo construído ao longo de toda a temporada, mas ainda assim foi bastante forte. O episódio trabalha com um intenso suspense, porque começamos com a Hester se infiltrando na casa dos Hawkins , e nós não sabemos o que ela pode fazer contra Laura, e já estávamos tensos porque o Joe sugeriu que eles se mudassem novamente, e que eles fossem viver em uma bolha onde não existe synths, e essa possibilidade nos assusta, embora Laura seja taxativa sobre não querer isso, felizmente. O episódio é muito bonito, e traz cenas reflexivas lindas como aquela de Karen e o Serafim sentados olhando para o mar ao pôr-do-sol, comentando sua frieza e sombriedade, enquanto falam da morte de Peter, e Karen se prepara para dizer adeus a esse mundo.
“Is he dead? Like you?”
Outra cena que me comoveu bastante, e eu não estava preparado para ela, porque eu nunca senti nenhum tipo de afeto por Athena, foi o diálogo de despedida dela e de V – ela desiste de seu plano de conseguir um corpo para a mente de sua filha armazenada em computadores, porque os synths conscientes sequestrados pela Qualia são “humanos demais para tirar suas vidas e colocar Ginny em seu lugar”, nas palavras de Athena. Virginia, Ginny, agora V, comenta que talvez não seja isso que ela queira, porque embora já tenha sido Ginny, a filha de Athena, agora ela não é mais a Ginny, é a V, e a V é mais do que isso – mundo físico não lhe faz falta, necessariamente, porque ela vive sem limitações. Uma inteligência artificial nova e livre. Expansiva. Assim elas se despedem, e é bastante triste enquanto V se transfere para outros sistemas e Athena chora porque pode nunca mais voltar a falar com ela.
Foi comovente.
A tensão do episódio se intensifica graças à situação de refém. “Hester’s got my mom. She’s in my house”. Enquanto Mattie passa o recado para Leo, Hester e Laura tem uma “conversa” sobre a insignificância da vida, e é preocupante escutar Hester falar sobre como as vidas que tirou não lhe significam nada – Laura mantém uma aparente calma e fala com inteligência, sabedoria… profundidade. Não tem como não amá-la. E você fica tenso porque sabe que Hester é capaz de QUALQUER COISA. Leo (mais bonito do que o normal, embora o Colin seja mesmo lindo) assume uma intensidade perigosa e vai até a casa dos Hawkins disposto a tudo, também – é assim que ele entra, e Hester ameaça a vida de Laura, e os dois se enfrentam porque a Hester acredita que a culpa de todos aqueles synths conscientes da Qualia terem morrido é de LEO.
Então vêm as cenas mais chocantes do episódio. Quando o Leo “conversou” com Hester e a atraiu para perto de si, eu prendi a respiração. Porque aquele abraço dos dois era tremendamente suspeito, dava para sentir a tensão. E quando ela pergunta “Do you love me, Leo?” e ele responde “Yes, I do”, eu sabia que era mentira, e Hester também saberia. Então… “You don’t deserve to have this”. Hester simplesmente O MATA. Assim. E foi revoltante, porque eu não sei quem Hester pensa que é para decidir se o Leo merece ou não ter uma parte synth! Para começar que se não fosse pelos Elsters, ela NUNCA teria ganhado consciência! Enquanto Leo sangra profusamente e nós nos desesperamos porque não podemos acreditar que isso está mesmo acontecendo, Mia entra, para fazer alguma coisa… e você sabe que a Mia fez o que precisava ser feito, para matar a Hester e salvar a Laura, e acabar com isso tudo.
MAS A MIA NÃO PODIA MORRER!
Eu estava revoltado e angustiado, certo de que alguma coisa precisaria se feito – porque não havia condições de uma terceira temporada sem Mia e Leo. Não. Então vem o caos, e o Season Finale eletrizante se intensifica em uma finalização MELHOR que a da primeira temporada. Não sei qual é o estado real de Leo… seu corpo sobreviverá, mas há dúvidas sobre sua mente. E para salvar a Mia, só há UMA maneira: colocar nela o código melhorado de Mattie, que pode trazê-la de volta. Mas à distância, a única maneira de fazer isso a tempo é se Mattie liberar o código para TODOS OS SYNTHS NO MUNDO. E eles fazem isso, tudo para salvar Mia. Então é ótimo ver Mia acordar, ver Hester acordar e ser morta por Niska… MAS O MUNDO TODO ACORDA. E aquilo é tanto assustador quanto excitante! Acorda o Serafim de Karen, e é uma cena impactante. E nas ruas synths comuns agora têm consciência, agora começam a descobrir uma nova vida…
E bem, o mundo definitivamente não estava preparado para isso.
O que quer dizer que a terceira temporada VAI PEGAR FOGO.
E não vejo a hora de ver isso. FOI UM FIM PERFEITO.
Terceira temporada tem caos e revolução?!

Para mais postagens de Humans, clique aqui.


Comentários