Turma da Mônica Jovem (2ª Fase, Edição Nº 1) – …te amo para sempre!


“GREAT SCOTT! Nós vamos vencer a barreira do tempo!”
A Turma da Mônica Jovem está de cara nova, recomeçando uma jornada que deu super certo e nos levando a novos caminhos. Os traços são outros daqueles iniciados em 2008, parecem mais seguros, mais maduros agora – consequentemente os personagens parecem mais velhos. E algumas coisas me levam a acreditar que realmente é a intenção, que partimos de um momento mais adolescente para, talvez, algo mais adulto da turma. Afinal de contas, Maurício provoca no campo destinado a ele no fim da edição: “Os caminhos do casalzinho vão tomar novos rumos, preparatórios para a idade adulta. E esta série de revistas vai acompanhar essa evolução e contar tudinho pra você” e eu estou bem animado para entender o que ele quis dizer com isso! [Fora que a 2ª Fase começa com a Classificação Indicativa aumentada de 10 para 12 anos!] De todo modo, a trama acompanha Mônica e Cebola logo que a Edição 100 terminou, ou seja, logo que eles voltaram a namorar por causa de uma visita além do tempo.
A edição é visualmente muito bonita. A capa traz Cebola abraçando Mônica, ele com um casaco verde, ela com um blazer vermelho, lembrando as cores clássicas dos gibizinhos. Novo logo, novo modo do número na lombada, e agora seguiremos o estilo de Chico Bento Moço, com um desenho que se constrói ao longo das edições. A história de “…te amo para sempre!” vem bastante romântica, quiçá até brega e melosa demais – ou como a Mariazinha gosta de provocar: CAFONA. Cebola e Mônica estão namorando novamente, e estão SUPER felizes juntos. Eles até lembram eventos da 1ª Fase depois de comer pizza e correr para debaixo de uma árvore por causa da chuva, e Mônica lembra o rapaz de que ali foi o seu primeiro beijo, e ele pergunta: “O da Edição 4 ou 34?” que eu, particularmente, achei um máximo.
As quebras da 4ª parede!
4ª parede NEM EXISTE na Turma da Mônica!
Estamos, assim, repletos de auto referências, até na própria maneira como a Mônica se inclina sobre o Cebola (ele não corre dessa vez), e referências a outras coisas, como aquele MARAVILHOSO “O QUÊ?! COMO ASSIM? Essa androide cangaceira estava o tempo todo sonhando que vivia numa realidade paralela onde ela era a única humana num mundo de robôs? Essa série Agrestworld é sensacional!”, que eu AMEI! Super atual já referenciar Westworld assim, huh? Mas surge todo um suspense angustiante com uns exames de laboratório que o Cebola recebe, um mistério todo que nos faz pensar em coisas ruins, ainda que seja evidente que o Cebola NÃO vai morrer. Mas quando a Mônica diz que queria ficar juntinho dele pra sempre e ele fica triste, chora, e volta pra casa de cabeça baixa… bem, aquilo incomodou.
E o Cascão diz mesmo que vai ser muito difícil ficar ali sem ele.
Como despedida, Cebola organiza uma semana PERFEITA com a Mônica.
Na SEGUNDA-FEIRA foi onde mais tivemos acontecimentos. Começamos com o Xaveco disfarçado de carteiro para entregar para Mônica uma correspondência do Cê (“Xaveco, em primeiro lugar… ‘pocilga’ não vai pegar igual a ‘pindarolas’ do Cê! Aceita que dói menos” – ah, adoro as metalinguagens). A primeira surpresa é cheia de deliciosas referências. Mônica ganha um bilhete, e uma chave com um coelhinho de pelúcia pendurado… ao ligar, Cebola cita o “Chapeleiro” e, em referência a Alice no País das Maravilhas, manda Mônica seguir o coelho branco, o que a leva ao campinho, agora com portão (detalhe para o “UADARRÉU?” da Mônica, que eu ri DEMAIS!), e lá dentro tudo está decorado. Papeis com recadinhos arrumados em forma de coração, a Estrada de Tijolos Amarelos (AMO!) e o Príncipe Encantado ao fim.
Ou o Gato de Botas, sei lá.
De todo modo, digo que o Cebola foi BEM romântico, e isso foi até fofo. Os chocolates que diziam TE AMO, as flores que formavam “M & C” e os dois saindo de bicicleta. A TERÇA-FEIRA, AMOR RADICAL, contou com coisas como andar de skate, andar de montanha-russa e pular de paraquedas. A QUARTA-FEIRA, AMOR DE PRIMEIRA VIAGEM, colocou-os para fazer juntos coisas que nunca fizeram. Como jogar basquete, andar de bike dupla, dançar forró, participar de uma batalha de rap e cozinhar um para o outro. [Esse último acabou com eles pedindo pizza] Na QUINTA-FEIRA, AMOR NOSTÁLGICO, eles voltaram a ser crianças, afinal de contas recordar é viver – teve até um desenho da Mônica dentucinha e o Cebola chamando ela de “baixinha”. Brincaram, se divertiram, viram o Urso Bilu na TV e se beijaram no sofá, o que foi bem legal…
Na SEXTA-FEIRA, AMOR ROMÂNTICO, o Cebolinha estava todo produzido e levou a Mônica para um passeio especial, E FOI LINDO. Eles andaram em um carro com teto solar (teve até “I’m the King of the World!”, de Titanic, exatamente como no filme, sem brincadeiras!), e chegaram para uma festa na praia, super romântica, arrumada com a ajuda da galera, tipo a Magali, o Quim, a Denise, a Cascuda, a Marina, o Jerê, o Franja e o Cascão… TODO MUNDO AJUDOU. E, claro, foi bem bonito, teve até fogos de artifício, e a Mônica ficou preocupada quando o Cebolinha lhe abraçou e disse “Vou te amar pra sempre. Aconteça o que acontecer”. Porque foi então que ela parou para pensar em como aquela semana tinha sido perfeita, no como ele tinha feito um monte de coisas por ela, e isso era um pouco suspeito, se pararmos para pensar.
Então ela se lembra do exame médico que ele não deixou que ela visse.
Assim, para SÁBADO, sabiamente intitulado AMOR DOIDO, as neuras estão a mil. Ela acha que o Cebola está morrendo, e escuta as mãos conversando sobre algo que só confirma suas suspeitas, e quando ela sobe as escadas (tentando se convencer de que foi tudo um mal-entendido, que o Cebolinha está novo, saudável, lindo e sarado), ela encontra Cebola com Ângelo, que promete que vai cuidar de sua família e da turminha em sua ausência e que ele faça uma boa viagem – mas então tudo se esclarece. Um intercâmbio, para estudar inglês na Austrália. Mesmo assim, é algo grande, e eu estou curioso para saber como isso vai impactar o futuro da TMJ. Afinal de contas, SÃO SEIS MESES! Detalhe para a Mônica: “Seis meses podem ser uma eternidade… mas pra quem tem um amor como o nosso… GREAT SCOTT! Nós vamos vencer a barreira do tempo!”
Sério! Tem como não amar a Mônica quando ela cita De Volta Para o Futuro?!
NÃO!
Assim termina a primeira revista da nova Fase da Turma da Mônica Jovem. Num saldo geral, eu acho que foi boa e poderia ter sido melhor. No entanto ter o Cebola longe por um tempo pode ser bacana porque vai diminuir o lado meloso do casal (assim espero), e talvez tenhamos uns tipos diferentes de temas, daqueles com mais aventura como gostamos – afinal de contas, vem aí um novo jogo online, segundo a preview da próxima edição! A edição foi dedicada quase que exclusivamente a Mônica e ao Cebolinha e o romance deles, puxado para o lado romântico (e cafona, como diz a Maria), mas era algo que, talvez, precisássemos para encerrar essa parte da história do casal. Apenas uma introdução para um recomeço forte e cheio de aventuras. Visualmente, a edição está lindíssima. Adorei a Capa e a 4ª Capa, está perfeita. Os traços de lápis em azul da 2ª e 3ª Capa também estão lindos!
Vamos ver o que nos espera na Edição Nº 2!

Para mais postagens da Turma da Mônica Jovem, clique aqui.


Comentários