Rock in Rio, o Musical – Se um dia eu pudesse ver…


Se você não entende não vê
Se não me vê não entende

Uma das primeiras músicas que me vem à cabeça quando eu penso no musical do Rock in Rio. Foi uma das cenas mais fortes, intensas e emocionantes do musical – lembro-me claramente de Sofia e Alef cantando Primeiros Erros juntos (a primeira música de Sofia, quando a barreira começa a se quebrar) e de como foi inteligente e tocante colocá-los cada um em sua casa, de costas um para o outro, um com o livro do pai na mão, e a outra com o disco da mãe. Simplesmente genial.
Como você já reparou pelas minhas postagens todas, Rock in Rio – O Musical transborda emoção em praticamente todas as cenas. Uma grande ajuda dessas músicas tão boas e tão marcantes, de artistas tão célebres (nesse caso Capital Inicial). É uma música por si só forte e emocionante, então junte isso à emoção que Hugo Bonemer e Yasmin Gomlevsky conseguem transmitir, pronto. Eles conseguem arrancar lágrimas. A cena está representada na segunda parte do programa, e é olhar para ela e relembrar o tamanho do pesar dos personagens em seus momentos.
Para quem não conhece bem a história do musical ainda, uns lembretes: Sofia acabou de retornar ao país, filha do empresário que está organizando o Rock in Rio, e odeia música porque sua mãe sumiu após uma apresentação; e Alef deixou de falar 15 anos antes, quando seu pai também desapareceu após um discurso na Universidade – ele culpa as palavras por isso. Totalmente opostos nesse quesito (um odeia as palavras e se refugia na música, outra odeia a música e se esconde na solidez das palavras), os dois criam uma belíssima história de amor improvável.
Ou provável.

Se um dia eu pudesse ver
Meu passado inteiro
E fizesse parar de chover
Nos primeiros erros…

A cena vem depois de muita emoção em uma daquelas cenas sobre as quais já comentei, na qual a mãe de Alef fala com ele e o pai de Sofia com ela, e os dois cenários estão ao mesmo tempo no palco. É um grande desabafo, uma música sofrida, e carregada de emoção. E marcante. Provavelmente porque é a primeira vez que os dois cantam juntos, o primeiro dueto do casal, mas a cena não tem nenhum fundo romântico. Ou quase. É puramente emocional, representando os traumas familiares de cada um dos dois, os problemas em casa, os problemas internos. É uma viagem interior eletrizante.
Se o final dessa apresentação já não arrancasse lágrimas naturalmente, a aparição da mãe de Alef completa toda a cena. Esse Alef que você mesmo criou. “Se um dia eu pudesse ver… meu passado inteiro!”, eu suspirei audivelmente de surpresa, com algo preso na garganta, e uma ânsia por aplaudir que só eu sei. É mais uma das músicas que representam um grande e importante momento no musical, então você pôde reparar o quanto cada música parece ter sua própria história, sua própria importância – e todas se encaixam perfeitamente no musical. ASSISTAM!

Meu corpo viraria sol
Minha mente viraria ar
Mas só chove, chove
Chove, chove

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários