Person of Interest 2x16 – Relevance


Provavelmente o episódio mais diferente da série até o momento. Assim como Supernatural também fez no começo da temporada, esse episódio de Person of Interest foi quase que inteiramente sem os protagonistas (Finch e Reese), os colocando apenas ocasionalmente, ainda fazendo o que sempre fazem, mas visto sob outro ponto de vista. Mas não é uma mudança radical apenas deles para a pessoa a quem o número da semana se refere. É muito, muito mais do que isso.
Porque o número da semana é de Shaw e Cole. E os dois trabalham para o Governo americano, em algo chamado de Projeto, e eles também estão atrás de um número, o de James Mercer. Sim, porque eles são os que trabalham para o governo com os números que a máquina fornece a eles, prevenindo grandes coisas ruins de acontecerem, como o ataque de 11 de Setembro. Falas como “Control called. We have another number” e “I guess it’s like you said. It never stops coming” são eletrizantes!
Eu amo essas diferentes perspectivas. Então não só temos Reese e Finch com o número dessa dupla, como também não o vemos por quase todo o episódio enquanto Shaw e Cole vão atrás de seu próprio número, tentando resolver seus próprios problemas. Mas também enfrentando dificuldades e tudo o mais. Interessantíssimo, e cada vez que víamos Reese por perto, ou então entrando no apartamento para “salvar” Shaw, é simplesmente perfeito. Não tem como não ter gostado desse episódio, verdadeiramente. Ver a máquina trabalhando com outras pessoas, de outro jeito, mas ainda assim bem similar.
E não tem como não gostar do episódio tendo Shaw como protagonista. Finch e ela tiveram uma das melhores cenas do episódio, em uma belíssima conversa (“Hello, Miss Shaw. You can call me Harold”), na qual ele lhe oferece seu número. Para nossa imensa felicidade, no fim do episódio (depois de uma morte falsa brilhantemente maquinada) ela aceitou seu número de telefone, e eu mal posso esperar para vê-la novamente na série. Mas ela era uma personagem tão ótima, que eu assistiria a série só com ela. Embora eu sentiria muita falta de Finch, mas enfim… ela teve brilhantes cenas de ação, e a capacidade de não precisar de muita ajuda, e mesmo muito debilitada ser muito mais foda do que Reese jamais foi.
Não é para qualquer um.
Mas além de tudo isso, a máquina ainda é parte importantíssima do episódio. Várias pessoas já notaram que nos dois últimos episódios tivemos rápidas visões de uma estranha tela azul com um código; o que no começo podia ter sido visto como uma mudança na própria série, se mostrou algo habilmente colocado como parte da narrativa. Nesse episódio as aparições desse código com fundo azul são ainda mais freqüentes, num total de 4, ainda tendo cortado a narração inicial de Finch, com um aviso de problema bem nítido. Não há mais dúvidas. Isso começou desde o início do upload do tal vírus, alguns episódios atrás… cada vez mais curioso para o fim da temporada!
O episódio foi ótimo. Eu realmente amei a inteligência do roteiro pelo episódio que nos apresentaram. Principalmente por colocar essas rápidas delas da máquina dando problemas, e também por colocar os problemas da máquina com o governo, ou os problemas na maneira como essas informações estão sendo interpretadas. E ainda apresentar Shaw, uma personagem que precisa voltar, porque precisamos tê-la novamente na série. Maravilhosas cenas psicóticas com Root, agonizante de assistir, mas delicioso! Um ótimo episódio, mais uma ótima preparação para o Season Finale que se aproxima. Ansiosos?

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários