Rock in Rio, o Musical – Essa é a vida que eu quis!


Todo dia a insônia me convence que o céu
Faz tudo ficar infinito
E que a solidão é pretensão de quem fica
Escondido fazendo fita

Porque realmente, Essa é a vida que eu quis. Não que eu não soubesse disso antes, mas essa última viagem que eu fiz nas férias e assisti três musicais, um em cada dia, e terminando justamente com Rock in Rio – O Musical, um dos meus musicais favoritos agora, eu voltei para casa mais convencido do que nunca de que “essa é a vida que eu quis”. Esse sou eu, esse é o Jefferson, e isso é o que me faz bem. Amo muito poder ter produções tão boas feitas aqui no Brasil, e fico contente de ter a oportunidade de ir vê-las… agora que trabalho, viajo mais para ver musicais, e é nisso que se baseia meu ano: esperar pela próxima viagem.
E Rock in Rio – O Musical fica na minha lista de musicais favoritos. De todos os musicais que eu assisti ao vivo até agora, os melhores foram Hair, Rock in Rio e Família Addams. Entre eles eu não posso fazer uma escala nem nada assim porque são três estilos absurdamente diferentes e cada um deles é emocionante à sua própria maneira. Mas vou sempre carregar Rock in Rio comigo por essas músicas tão fantásticas e bem escolhidas, pela história bem contada, e pela energia e emoção que me passou.
Escutar os primeiros acordes de “Pro Dia Nascer Feliz” é emocionante, quase chegando à tristeza. Porque bate uma saudade gritante, e eu me lembro claramente daquele palco, aquela emoção, e aquele sentimento de “Está começando”. Me vem claramente à cabeça a imagem do Hugo Bonemer saindo com aquela agilidade e preparo dele e iniciando a música. o Bruno Narchi vestido de Cazuza continuando a música. E aquela energia tão contagiante daquela companhia toda desde o início.
A música inicia o espetáculo já colocando vários artistas que passaram pelo evento ao longo dos anos. A companhia estava caracterizada como Rita Lee, Gilberto Gil, Shakira, Axl Rose, Ozzy Oskourne, Jamiroquai, James Taylor, Elton John, Katy Perry, George Michael, Britney Spears, Baby do Brasil, Nina Hagen, Elba Ramalho, Ivete Sangalo, Ney Matogrosso, Stevie Wonder, Pepeu Gomes, Freddie Mercury, Cazuza. Achei logo de cara uma idéia genial, e tanto o primeiro quanto o segundo ato começam homenageando os anos de evento, de um jeito ou de outro, e ambos brilhantes!

Todo dia é dia e tudo em nome do amor
Essa é a vida que eu quis

É uma música importantíssima para o musical, para o Rock in Rio como evento e para o Brasil. É outra ótima escolha de uma música que fez história no Rock in Rio de 1985, a primeira edição do evento – uma emocionada e bonita apresentação de Cazuza, um grande nome de nossa música e de nosso rock. E o Brasil ainda passava por um momento importantíssimo porque no mesmo dia daquela apresentação o país tinha eleito um presidente depois de 21 anos de ditadura.
E o musical ainda se propõe a trazer tudo isso como parte de sua história, justificando e honrando a escolha da música para iniciar. Vemos todo o primeiro ato envolvidos com a Universidade, o pai militante de Alef que desapareceu 15 anos antes, nos primeiros anos de Ditadura Militar, a proposta de Orlando dos três minutos por um mundo melhor, e a crença de que era aquilo que o país precisava naquele momento: música. Porque a música é capaz de mudar as pessoas, como muda cada um deles e como muda a nossa vida.
Pessoas marcadas pela música. Como nós.
Ironicamente essa é a primeira mensagem de Rock in Rio, o Musical e a última que eu trago ao blog. Por enquanto, porque vocês me conhecem e sabem que logo, logo eu acabarei trazendo mais comentários. E como eu pretendo ver novamente, aí então é claro que eu comentarei mais um monte. Preparar esse Mês Temático foi extremamente emocionante, e eu julguei necessário para conseguir contar tudo o que eu senti. Porque eu comecei a escrever essas postagens na mesma noite em que assisti ao espetáculo, e parecia que nada saía direito. Foram dias e dias escrevendo, até que eu me desse por satisfeito. E depois acrescentando sempre mais e mais detalhes, novas postagens… eu espero que tenha sido bom para recordar àqueles que já assistiram, e para incentivar aqueles que ainda não foram. Rock in Rio, o Musical é uma produção belíssima e emocionante, com uma ótima história e ótimos atores. Vocês realmente precisam assistir, vale a pena! Até mais…

Estamos meu bem por um triz
Pro dia nascer feliz
O mundo inteiro acordar e a gente dormir

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários

  1. Cazuza sem dúvida foi o melhor, e continua sendo!!!
    Letras lindas e com contexto!!!!!
    E que boa forma de colocar a história no musical, muito legal mesmo essa idéia!!! Bom para as novas gerações!!!!

    beijãozão*

    ResponderExcluir

Postar um comentário