Person of Interest 2x14 – One Percent


He is just curious enough to be dangerous.

O episódio finalmente traz de volta os antigos Reese e Finch e um caso semanal, deixando de lado a história seriada na qual tinha entrado nas últimas semanas (perfeita, por sinal. E que não vejo a hora de ser retomada). Mas mesmo com um caso “isolado”, alguns elementos são deixados bem vagos ou na reserva, para que possam ser utilizados novamente se os roteiristas decidirem, e isso me deixou bem contente.
Até porque o número dessa semana é de Logan Pierce, e eu amei o personagem. No começo o achei divertido, meio bobão e idiota, mas então a definição dele como “bilionário com QI de gênio”. E é um personagem irreverente e quase perfeito! Metido, irresponsável, inteligente e absurdamente curioso. Difícil de colocar em palavras, mas ele possua algum carisma que nos cativava, e eu não posso deixar de ansiar para que aquela finalização do episódio não tenha sido apenas uma piada, mas sim um indício de que ele possa retornar.
E essa coisa toda do Friendczar e dos conflitos com o seu parceiro que o ajudou a criar o site, me lembrou demais Mark Zuckerberg. Claro que o episódio, embora muito bom, jamais chegará aos pés de A Rede Social, simplesmente um dos melhores filmes produzidos nos últimos anos. Mas a história de One Percent está interessante, e nos apresenta muito mais Reese do que Finch, infelizmente. Pelo menos foi ótimo vê-lo tentando se aproximar de um cara com QI tão alto que não quer ser seguido – “Desculpa, Finch, mas esse cara precisa perder uma vez na vida” foi muito divertido!
Reese se saiu bem tentando seguir Pierce, que não estava muito a fim de ser seguido. E adota táticas nunca antes adotadas, como a de se apresentar logo de cara e o que está fazendo ali, para que Pierce possa escolher confiar ou não. “Sounds like fun. See. I knew you were interesting”. E a quantidade de vezes que a vida de Pierce foi salva, mas minhas preferidas estão no carro alterado que Finch conseguiu hackear para destravar, e a bebida batizada que lhe deu aquela reação alérgica, na qual Reese se saiu tão bem.
Uma coisa que me deixou meio em dúvida foi a confiança de Reese e Finch de que ele era a vítima, parece que em nenhum momento do episódio se cogitou outra possibilidade. E mesmo que isso não tenha sido desmentido, as reviravoltas ao melhor estilo Person of Interest não deixaram de acontecer, e foram ótimas! E pela primeira vez a máquina fornece novamente o mesmo número da pessoa na qual eles ainda estão trabalhando… o que eu achei um pouquinho forçado e ainda não sei se aprovei ou não, mas não vou parar para pensar nisso.
No fim, o episódio apresentou as reviravoltas todas necessárias, uma história coerente e interessante, e uma relação interessante entre Reese e Pierce, que me deixou encantado a todo o tempo (principalmente por ele ser tão irreverente e descuidado, mas tão inteligente) e a conversa final dos dois foi um dos melhores diálogos da série. O presente (que estava na cara que era o relógio), a carona e o metrô, os agradecimentos, e o jeito tão terno de Pierce falar… achei uma cena super fofa, super bonita. E amei ver Finch destruindo o relógio para encontrar o GPS, e evidenciar a curiosidade perigosa de Logan aos espectadores.
No restante da história, Fusco e Carter têm seus momentos, mas Carter se recusa a escutar sobre seus “erros passados” – no entanto continua a pesquisa a respeito da morte de Davidson, sem muitos avanços, no entanto. E a máquina nos leva de volta a 2001 e dois momentos de 2009. O primeiro para nos apresentar o ataque às Torres Gêmeas que foi o que originou a criação da máquina, e as outras duas cenas para mostrar como a máquina começou a funcionar, e como possivelmente Finch se decidiu a trabalhar como está trabalhando agora, com os números que o governo considera “irrelevantes”.
Foi um ótimo episódio, uma pequena pausa na trama central, mas que nos trouxe de volta ao estilo de Person of Interest que foi o que nos fez se apaixonar pela série em primeiro lugar. Acho que a série já nos apresentou tantas coisas boas, e já deixou também tantos pontos soltos que podem ser retomados, que eu ainda não me decidi quanto a que esperar dessa Season Finale. Acho que vou ter que parar um tempo para ligar todos os pontos e criar minhas expectativas… quanto a vocês: o que acharam desse episódio?

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários