85th Academy Awards – Oscar 2013


Acho que foi a melhor cerimônia do Oscar que eu assisti – acompanhei do início ao fim fascinado, porque foram filmes que eu acompanhei com mais assiduidade em sua maioria, além de ter muitos momentos marcantes nessa festa que me emocionaram ou me divertiram demais. Seth MacFarler anunciando logo no começo que pela primeira vez o Oscar teria um tema e que esse tema seria música no filme, eu já quase morri de felicidade. Dali em diante as coisas só melhoraram, repletas de surpresas deliciosas.
E aparte de Cloud Atlas, não encontrei nenhuma outra grande injustiça na premiação.
O host desse ano foi Seth MacFarler, e acho que todo mundo começou com um pé atrás com suas piadas um tanto impensadas, mas tudo era parte do grande teatro que também é essa entrega dos Academy Awards, mas eu já retorno a isso. Falando sobre Seth, acho que ele foi um ótimo apresentador, carismático e envolvente de alguma maneira; então mesmo que achasse suas palmas muito próximas ao microfone, ele era cativante e não tinha como não simpatizar com ele, aquele sorriso… e ele cantava que era uma beleza, o que me deixou contentíssimo!
Mas acho que foi a melhor abertura dos últimos anos de Oscar. Depois de uma série de piadas estranhas, Seth é interrompido por um telão que revela ninguém mais ninguém menos que William Shatner, em seu uniforme de Star Trek (uniforme da TNG não da TOS, só pra constar, coisa que me deixou meio incomodado) como o Capitão Kirk, dizendo tendo vindo do futuro na esperança de salvar a cerimônia do Oscar 2013, tentando impedir que Seth MacFarler ficasse conhecido como o pior host que o evento já teve. Misturou ficção científica, comédia e musical. Amei.
Seth MacFarler as the worst host ever. Por quê? Kirk mostra aquela gravação deplorável da música que ele fez sobre os seios das mulheres que já os mostraram em filmes. Embora tenha sido engraçadíssimo, e aquela coreografia tenha sido excepcional, mas eu tenho alguma coisa por coreografias elaboradas com pessoas de ternos, acho muita elegância para um musical, e isso me fascina. A parte da Jennifer Lawrence aqui foi espetacular, ri bastante! O que ele tenta concertar com uma belíssima apresentação de dança de uma dupla habilmente treinada.
Seth MacFarler as a pretty bad Oscar host. Por quê? Kirk mostra que ele fez uma paródia do filme O Voo com bonecos de meias! Eu achei bastante engraçado, embora tenha realmente sido um pouquinho ofensivo, mas o que era a intenção. Mas nada se compara à sua segunda tentativa de se redimir, com aquela apresentação de dança com Daniel Radcliffe e Joseph Gordon-Levitt. Não só dança, como também canto. Eu vi um pouquinho de J. Pierrepont Finch, mas ok. Como foi fantástico ver esse trio cantando maravilhosamente bem e dançando daquele jeito… mesmo que Dan tenha repetido passos de H2$.
Seth MacFarler as a mediocre host. Por quê? Porque acabou roubando a atriz que ganharia o Oscar de melhor atriz na noite. Bem, outra apresentação belíssima juntando as duas anteriores!
Entre as pessoas que apresentaram as categorias, algumas se destacaram bastante. Dentre elas o Ted (coisinha mais fofa!) e o Mark Wahlberg (“I’m not doing a sequel with you”), cinco atores dos Vingadores (dentre eles o Robert de óculos que foi fofo), os quatro atores principais de Chicago (coisa que quase me fez morrer) e claro, a talentosíssima e querida Meryl Streep. E também tivemos Jennifer Lawrence, extremamente nervosa. E Daniel Radcliffe que infelizmente teve que dividir o momento com Kristen Stewart, tão desnecessária e morta como sempre – pelo menos os dois entraram ao som de Hedwig’s Theme, para provar que ainda existe um pouco de justiça nesse mundo.
Wheter she wins or not, it’s just an honor that Meryl Streep isn’t nominated.
A cerimônia ainda contou com uma homenagem aos 50 anos de James Bond, e eu inocentemente acreditei que fosse ali que Adele fosse cantar Skyfall, mas não. Mas de qualquer maneira foi interessante, e achei o prêmio justo a ela; como se já não bastasse ser a cantora que já é, Adele simplesmente vai lá e ganha um Oscar também. Viu só? Eu achei super fofo o seu discurso de agradecimento, só para comentar.
Gente, falando em música, esse Oscar 2013 apresentou um dos momentos mais épicos dos musicais com três apresentações de tirar o fôlego. Primeiramente, John Travolta foi anunciado, e entrou ao som instrumental de You Can’t Stop the Beat, quase me fazendo surtar já; então relembrou seu papel como Danny Zuko em Grease e depois Saturday Night Fever (embora eu tenha me decepcionado bastante com esse filme!). Mas isso é só um pretexto para os momentos marcantes que se seguem, que são apresentações de Chicago, Dreamgirls e Les Misérables.
Chicago foi relembrado com várias e várias cenas que me deixaram muito feliz e eletrizado, e depois uma belíssima interpretação de All That Jazz. Seria pedir demais que eles cantassem Cell Block Tango, mas eu teria um ataque se eles o fizessem. Mas como esse ano são 10 anos desde que Chicago ganhou o Oscar de Melhor Filme, nada mais justo do que relembrarmos dele, e a apresentação tão clássica foi perfeita e sensual, da maneira como a música e o filme exigem.
Dreamgirls é um filme que eu ainda nunca assisti, podem me crucificar se quiserem. Então eu não senti tanta emoção assim vendo as cenas do filme, mas me arrepiei todo ao escutar Jennifer Hudson interpretando And I Am Telling You I’m Not Going, porque essa música é épica! Tão alta, tão intensa, e aquela voz dela não deixa nada a desejar mesmo… então consegue passar toda a energia, e é um momento memorável da noite.
Mas nada se compara ao que foi aquela apresentação espetacular de Les Misérables. Embora eu tenha ficado de olhos grudados na TV esperando ansiosamente para que Aaron Tveit aparecesse em toda sua glória (e quase esperei que ele começasse a cantar I’m Alive, porque para mim ele é e para sempre será o Gabe, mesmo com tantos outros ótimos trabalhos). As cenas do filme foram emocionantes demais, e depois todo o elenco estava no palco interpretando um Medley perfeito e arrepiante! Com uma finalização de tirar o fôlego com aquelas bandeiras; tão a cara do filme! Foi realmente a melhor coisa da noite, ver aquela apresentação tão impecável e emocionante.
Quanto à premiação em si. Um dos primeiros prêmios que me deixou bastante contente foi Paperman como Melhor Curta-Metragem de Animação, porque aquele desenho realmente merecia! Contentíssimo pelos prêmios de Les Misérables, porque não tinha como mostrar Anne Hathaway interpretando I Dreamed a Dream e não lhe dar o prêmio, contentíssimo pelos 4 prêmios de Life of Pi, mais do que merecido. E embora bastante surpreso, fiquei muito contente por Jennifer Lawrence ganhar um Oscar de Melhor Atriz tão jovem em sua carreira, mas é merecido… foi tão lindo vê-la toda emocionada (até caiu! kk), e nem conseguindo falar direito de tanta emoção.
I really hope I don’t lose to that old lady… Jennifer Lawrence.
O grande vencedor da noite? Com três estatuetas no total, incluindo Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado, ficou Argo, que eu infelizmente ainda não assisti. Amei o discurso de Ben Affleck, todo emocionado e acelerado. O maior premiado foi As Aventuras de Pi, com quatro prêmios, dentre eles o de Melhor Diretor. Mas acho que foi uma entrega bastante justa e bastante dividida, sem um filme com um número grandioso demais de prêmios e outros sem nada. Então foi bem equilibrado, o que torna o evento bem interessante! Confira abaixo a lista completa dos vencedores do Oscar 2013, clicando em “Ler a matéria na íntegra”.

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal
  
Melhor Documentário em Curta-Metragem
Inocente

Melhor Documentário em Longa-Metragem
Searching for Sugar Man

Melhor Curta-Metragem
Curfew

Melhor Design de Produção
Lincoln

Melhor Edição de Som
007 – Operação Skyfall
A hora mais escura
[Eu sei, também não entendi esse empate]

Melhor Mixagem de Som
Les Misérables

Trilha Sonora Original
Mychael Danna, As Aventuras de Pi

Melhor Canção Original
Skyfall, de 007 – Operação Skyfall – Adele

Melhor Maquiagem e Cabelo
Les Misérables

Melhor Figurino
Anna Karenina

Melhores Efeitos Visuais
As Aventuras de Pi

Melhor Fotografia
As Aventuras de Pi

Melhor Edição
Argo

Melhor Curta-Metragem de Animação
Paperman \o/

Melhor Animação
Valente

Melhor Filme Estrangeiro
Amour (Áustria)

Melhor Roteiro Adaptado
Chris Terrio, por Argo

Melhor Roteiro Original
Quentin Tarantino, por Django Livre

Melhor Atriz Coadjuvante
Anne Hathaway, Les Misérables

Melhor Ator Coadjuvante
Christoph Waltz, Django Livre

Melhor Diretor
Ang Lee, As Aventuras de Pi

Melhor Atriz
Jennifer Lawrence, O Lado Bom da Vida

Melhor Ator
Daniel Day-Lewis (Lincoln)

Melhor Filme
Argo

Comentários

  1. Adorei tudo na festa de ontem. Figurino, personagens e atores, tudo como manda o "RED CARPET".

    ResponderExcluir

Postar um comentário