[Season Finale] The Magicians 3x13 – Will You Play With Me?



O fim da Quest e um novo monstro.
A Quest guiada pelo “Conto das Sete Chaves” chega ao fim e os magicians precisam abrir a porta no Castelo do Fim do Mundo para liberar a magia de volta ao mundo, correndo o risco de liberarem, também, um perigoso monstro que tende a ser o grande vilão da quarta temporada. O episódio já começa eletrizante, com Quentin lendo o “Chapter 8” acompanhado de uma belíssima animação, e é impossível não pensar em Hermione lendo “O Conto dos Três Irmãos” em “Relíquias da Morte”, com a diferença de que temos interferências divertidas de outros personagens ao longo da leitura… o episódio, um dos melhores na temporada, coroa o que, para mim, foi a melhor temporada de “The Magicians” até então. Depois de um primeiro ano promissor e um segundo ano abaixo do esperado, a terceira temporada se superou e nos deixou ansiosos por mais.
No começo do episódio, Julia se afasta da Quest quando é visitada por Iris e chamada de “Our Lady of the Tree”, o que quer dizer que ela não é mais humana como os demais, mas uma deusa, cujas preocupações e responsabilidades agora são outras. Assim, ela pode deixar os amigos para seguirem sozinhos em sua busca pela magia, e ela se despede de Quentin em uma cena muito bonita, em que ela lhe dá magia para um único feitiço. Agora vamos combinar que uma das melhores reações à Julia como deusa foi de Margo: “I mean, full-on goddess, huh? Look, I mean, I get that Julia has been through some shit, but seriously, it just seems random”. Então, o visual de “The Magicians” capricha no “lab” de Iris, e estamos empolgados para ver a nova vida de Julia e as possibilidades que ela recebe, como de criar novos mundos. No entanto, ela precisa deixar os amigos para lá.
E ela não consegue se desligar.
Sem a ajuda de Julia, os demais magicians buscam informações sobre a localização do Castelo no Fim do Mundo, chegando até uma mulher cujo poder, embora não de uma deusa, é alto o suficiente para que talvez ela tenha alguma informação, e eu gosto de como ela fala sobre o castelo/prisão que desenhou, e como fala de Prometheus e as Sete Chaves, com direito a comentários como “He channeled every atom of power into the keys” “So he, like, Horcruxed himself?” Eu ADORO quando eles usam termos de “Harry Potter” para explicar alguma coisa em “The Magicians”. Então, descobrimos que esse castelo/prisão está em Fillory itself, num crossover com “Stranger Things”: UPSIDE-DOWN. Do lado oposto ao Castelo Whitespire existe o Castelo Blackspire, em um universo muito mais macabro, e é ali que está a porta que eles precisam abrir.
“What’s locked inside that castle can never, ever be allowed to escape”
Como eles ainda não tem noção de como entrar no Castelo, mesmo que cheguem até lá com o barco de Fillory, Quentin arrisca e usa o pouco de magia que ganhou de Julia para falar com Ora, a guerreira que cuida do portão e não deixa a criatura escapar. Ao fazê-lo, ele se propõe a um novo acordo: Ora os ajudará a entrar no castelo, e os amigos devem entrar, virar as Chaves e escapar, enquanto ele fica para trás, para substituir Ora… é a sua vez de se sacrificar pela missão. Uma vez no Castelo Blackspire, conhecemos o “monstro” pela primeira vez, e ele não tem um visual demoníaco ou deveras assustador… parece humano e jovem, mas isso o torna muito mais macabro e perigoso, naturalmente. “Will you play with me?” é macabro! Quentin está pronto para distraí-lo como Ora fez por anos, mas Eliot não está disposto a aceitar o novo acordo…
Portanto atira na criatura.
Você sabe que isso não pode dar certo. Jamais seria assim tão simples. O grande problema com a missão acontece com a TRAIÇÃO da Alice, e eu nunca a detestei tanto quanto eu a detestei nesse Season Finale, embora há muito tempo eu já não goste dela. Aqui, ela trai os amigos e tenta impedi-los de trazer a magia de volta destruindo todas as Chaves, e nessa confusão toda ela é a única a ver o monstro trocar de corpo para o de Ora, enquanto continua dizendo: “Will you play with me?” Como a quest é comprometida, e Julia sente e vê o sofrimento de seus amigos, ela não permite que isso continue, e é uma atitude linda dela, embora muito me entristeça: ela escolhe abrir mão de todo seu novo poder de deusa para que possa ajudar os amigos a cumprirem sua missão, e assim como Prometheus uma vez fizera, ela recria as Sete Chaves.
E fica fraca, machucada, sem poderes.
A magia, assim, ESTÁ DE VOLTA, mas o momento de alegria e alívio dura pouco, e então o Castelo é invadido por Dean Fogg e Irene, e o fluxo de magia é desviado diretamente para a Biblioteca, em uma das sequências mais revoltantes de “The Magicians”. Agora a magia não está mais em todo o mundo, nem é propriedade de todos, mas algo controlado pela Biblioteca como um recurso qualquer, e é totalmente revoltante ver o que isso implica em Brakebills, e é um pequeno exemplo do horror que estamos vivendo. É quase pior do que não ter magia! Fora isso, ainda temos o lance todo do monstro que anda livremente pelo mundo, enquanto eles tentam reconstruir sua vida sem magia. Josh como motorista de Uber, Penny como DJ, Julia como arquiteta, Kady se prostituindo, Quentin como bibliotecário (acredito). A cena mais desesperadora está para o momento em que Eliot o encontra e ele diz que se chama Brian.
Desesperadora porque ele diz: “C’mon. Will you play with me?”
E nós sabemos o que isso significa.
Por favor, SALVEM O ELIOT!

Para mais postagens de The Magicians, clique aqui.


Comentários