Deception 1x06 – Black Art



“Everyone wants to learn a magic trick, but mastering even the most basic illusion can take months, years, a lifetime. Constant practice. You might call it an obsession. But if you're not careful, an obsession can take over your life. You won't even know what you're losing until it's gone”

Depois de uma semana sem episódio, ainda temos a trama principal da temporada engrenando para valer até os últimos segundos do episódio, ao menos, quando Jonathan Black finalmente decifra o código da Mystery Woman, mas o episódio consegue aprofundar um pouco o personagem de Cameron Black e sua psique que, talvez pela primeira vez, se torna verdadeiramente duvidosa. Foi um episódio bom, mas talvez o episódio em que eu menos tenha gostado do Cam propriamente dito. Ele segue sendo lindinho, e vestido como um I.T. guy ele está tão adorável que nem sei lidar, mas suas atitudes são tão bizarras que chegam a ser vergonhosas. Ele está tentando exaustivamente se “desculpar” com uma ex-namorada que ainda não superou, e para isso ele insiste em “duvidar” do atual namorado de Lexi, e tornar isso um caso do FBI.
Era um caso sério, a mulher estava mesmo sendo perseguida, mas a maneira como o Cam quer desesperadamente transformar isso em um caso para eles (“We’re the FBI, Agent Daniels!”) praticamente define “vergonha alheia”. É como diz a Kay: tudo o que ele quer é ser o seu herói e ser melhor que Rafe, o atual namorado de Lexi. No entanto, quando um photoshoot no Palace Theater se torna uma “abdução”, o caso realmente parece concernir à Team Deception no FBI. Primeiro as luzes se apagam, depois Lexi “desaparece” e pronto. As suspeitas caem imediatamente tanto sobre Rafe, o namorado de Lexi, quanto sobre Walt, o cara que desenvolveu a tecnologia da tinta que auxilia na Black Art. Ah, e por falar nisso, temos mais uma faceta da mágica sendo explorada e, para mim, essa é a melhor coisa que “Deception” faz com seus episódios!
O RESGATE que é pedido a Rafe por Lexi é um I. R. Bracelet que funcione, e o I. R. Bracelet é basicamente um ACCIO. Você “convoca” alguma coisa, tipo as chaves do carro, e ela vem até a sua mão… bem, Harry Potter faz isso há anos, mas enfim. A verdade é que, embora haja toda uma propaganda na empresa de Rafe, o bracelete não funciona de verdade, nunca funcionou, então eles não têm como entregá-lo como resgate por Lexi – a não ser que Cam e o Team Deception o façam “funcionar” através de truques de mágica. E nesse caso todo, temos uma cena legal de Cam e Rafe em que ele se mostra verdadeiramente preocupado com Lexi, e diz que “a sua relação com ela é a coisa mais importante que criou em toda sua vida”, o que deixa Cam bastante pensativo em uma ligação muito bonita com Jonathan, em que ele se questiona se não deixou a coisa mais importante de sua vida ir embora ao escondê-lo dela.
Todo o caso é eletrizante, especialmente porque Cam e Rafe são levados por um carro automático que também é um protótipo de Walt até um lugar onde possam demonstrar o uso do I. R. Bracelet, mas então as coisas saem de controle, a “invenção” é levada embora, e ao que tudo indica nunca foi o plano do vilão liberar Lexi… afinal de contas, ele sabe que o bracelete não funciona. Tudo é um plano de Izzy, um dos funcionários de Rafe, como vingança, e agora Lexi está presa dentro de um carro automático, sem esperança de sair, a não ser que Cameron faça o que for possível. Ele foi bem heroico e corajoso pulando em cima do carro e fazendo toda uma cena enquanto pede desculpas a ela por ter mentido a respeito de Jonathan, mas a verdade é que quem salva Lexi de verdade, remotamente, é o Rafe, e Cameron não pode assumir a responsabilidade por esse feito.
Uma das coisas mais interessantes do episódio, naturalmente, foi ver Jonathan Black na cadeia, trabalhando. Gosto muito do Jonathan, às vezes talvez até mais do que do Cameron, e foi ótimo vê-lo ganhar um lugar onde pode trabalhar de verdade, e ele enche o lugar de anotações, de imagens, e é impressionante. Agora, ele só precisa de um livro que Dinah leva para ele, e então talvez ele possa enfim desvendar as anotações do caderno de Bishop que lhe foi entregue, totalmente criptografado. Quando ele finalmente o desvenda, no fim do episódio, no entanto, talvez já seja tarde demais. Foi uma cena final MARAVILHOSA, em que Jonathan liga desesperado para o irmão, que está andando sozinho no meio da rua, misteriosamente sendo filmado por alguém. Então, enquanto as pessoas se amontoam ao redor de Cameron, o filmando, Jonathan conta o que descobriu:
CAMERON BLACK É O PRÓXIMO ALVO!

Para mais postagens de Deception, clique aqui.


Comentários