MacGyver 2x19 – Benjamin Franklin + Grey Duffle



“Technically everyone we know is a professional liar”
As introduções de “MacGyver” são sempre fascinantes, mas em algumas ocasiões elas nos deixam curiosos demais para ver o caso na íntegra e sofremos por saber que isso nunca acontecerá… dessa vez, eles improvisaram algo como a casa de “Up”, e eu achei aquela uma introdução FASCINANTE. E o Mac estava absolutamente lindo com medo de altura. Quando o episódio começa de verdade, temos um caso bem interessante e o retorno de uma das melhores personagens introduzidas recentemente na série: Dawn. Ela volta dizendo que Paul Carter, seu parceiro que morreu recentemente em um “acidente de carro”, na verdade foi assassinado porque estava investigando um agente corrupto da CIA e por isso foi morto para que não continuasse nessa investigação. Então, o Team Phoenix precisa decidir se confia nela ou não para ajudar.
Todos estão inseguros, e apenas Jack está determinado a ajudar Dawn de qualquer maneira. De todo modo, Matty diz que “vale a pena checar a história”, e Dawn e Jack conseguem o computador do agente morto, cujo HD foi apagado pouco mais de duas horas antes de sua morte – com esse HD em mãos, Riley consegue recuperar alguns arquivos que são 42 passaportes falsos, que são provas de que Dawn está mesmo dizendo a verdade e que existe um agente corrupto na CIA, sob o codinome de “Echo”, que precisa ser encontrado imediatamente. O episódio é bem bacana, e enquanto Jack se aproxima de Dawn, deixando tanto Mac quanto Riley preocupados (“Mac, technically everyone we know is a professional liar. You included”), Matty volta para a CIA para pedir a ajuda de Julian pra descobrir quem era o agente corrupto por trás disso tudo.
E só essa cena já me deu um frio na espinha.
Gosto de como o episódio faz com que Dawn fique um pouco mais humana. Ela ainda é “uma mentirosa profissional”, como o Mac diz, e cheia de artimanhas e boa em enganar as pessoas, mas ela tem um lado real palpável, como quando ela conversa com Jack e conta sobre o seu passado. De todo modo, dentro de pouco tempo eles não podem mais ficar conversando disso, quando tanto os dois quanto Mac e Bozer são atacados quando investigam os passaportes falsos, e descobrem dinheiro escondido dentro das paredes, em uma inusitada e complexa trama de falsificação. De um lado, notas de 100 falsas, de outro, notas de 1 verdadeiras, então Mac desvenda todo o plano para imprimir notas falsas de 100 dólares em papel de dinheiro de verdade, de 1 dólar. É um caso inusitado e deveras curioso. A investigação da falsificação os leva até Lima, Peru.
As cenas no Peru são bacanas, e Echo é bem poderoso a ponto de colocar os quatro agentes na cadeia depressa (!), e felizmente Matty é tão boa quanto ele. No entanto, as coisas ficam eletrizantes e desesperadoras quando Matty e Julian interrogam suspeitos e o Team Phoenix liga para o telefone supostamente usado por Echo… e o telefone de Julian toca, e eu juro que eu já tinha desconfiado disso desde o momento em que Matty vai pedir ajuda, está nas minhas anotações! Então Matty precisa enfrentar a verdade de que Julian, em quem confiava, é o tal “agente corrupto da CIA”, e precisa se livrar sozinha dele, talvez com uma ajudinha do que aprendeu com MacGyver ao longo desses meses todos. Foi muito triste vê-la acordar toda machucada no hospital depois do acidente, mas foi bom ver que ela estava bem e viva, e que Julian seria preso.
Dawn? Roubou um milhão de dólares, e não surpreende ninguém.
Mas, no fundo, sua atitude foi bonita, vide a cena final!

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários