MacGyver 2x20 – Skyscraper - Power



“Let’s make Bruce Willis proud!”
Um dos episódios mais ÁGEIS na história de “MacGyver”. Temos um pouquinho de informação a respeito de Angus MacGyver buscando incessantemente pelo pai, achando que a foto e o nome Charles Pfeiffer é uma “dead end” e que não vai levá-lo a lugar nenhum, mas o caso da semana começa depressa, e nem temos uma introdução divertidinha com um caso que nunca veremos completo… estamos de volta à história de quando, por culpa de Riley, a Phoenix Foundation perdeu um perigoso EMP, e em menos de 5 minutos de episódio vemos um monte de coisa acontecer, quando uma venda na Coréia do Sul os faz acreditar que o EMP está sendo negociado, e as coisas saem de controle assustadoramente rápido, com uma perseguição eletrizante, o EMP de volta nas ruas e a Riley disposta a pegá-lo de volta a qualquer custo… ela não vai perdê-lo novamente.
Para isso, temos uma perseguição MARAVILHOSA. Não é de carro, embora comece de carro, mas DE AVIÃO, e que cena divertida de ação que ganhamos! Jack e Mac “sequestram” um avião para perseguir outro que está com o EMP, e embora eu estivesse distraído pelo fato de que o pescoço de Lucas Till estava mais lindo do que nunca (!), eu adorei ver as cenas do avião, em que Jack e Mac são enfrentados por um casal de velhinhos “violentos” que os acusam de sequestrar seu voo. “That’s the definition of ‘hijackin’” “Thank you very much, Merriam-Webster”. Eu achei que passaríamos mais tempo com esses velhinhos divertidos nessa sequência eletrizante do avião, mas ele, como um antigo oficial, nota depressa o que está acontecendo: Morales e os demais, no avião da frente, estão se preparando para saltar com o EMP.
Ou seja, qualquer que seja o plano, ele está para ser colocado em prática.
Assim, o avião com Jack e Mac precisa pousar rapidamente no meio da rua de uma cidade, enquanto eles correm até a Torre Dizang, onde o EMP será usado. Aparentemente, é um ataque ao 90º andar, onde Ralph Jerico mora, e tudo indica que é um roubo qualquer, uma vez que Jerico guarda quase toda sua fortuna em casa, na forma de ouro e diamante, e o EMP seria útil para abrir o cofre no qual isso tudo está guardado. Assim, o EMP finalmente é estourado, e o prédio inteiro cai nas trevas, com todos os aparelhos eletrônicos não apenas desligados, mas destruídos para sempre. Então, sem visão do que está acontecendo lá dentro, Riley é a única esperança de Matty, e Jack e Mac estão sozinhos, por enquanto, andando em um mundo pré-histórico onde uma verdadeira guerra está para começar, mas eles descobrem que por motivos diferentes.
O alvo nunca foi o dinheiro, o cofre permanece intacto. No entanto, enquanto eles perseguem Morales dentro do prédio, uma criança entra na jogada: Ethan Jerico, o garotinho insuportavelmente chato filho de Ralph, e sinceramente? No lugar do Mac eu acho que eu tinha deixado ele para trás. Chato e mala demais, ele reclama de tudo, é grosseiro e idiota, e embora Mac tenha dito coisas como “Você devia ser mais simpático com a pessoa que está salvando a sua vida”, o garotinho não muda de atitude. Enquanto isso, Ralph Jerico se preocupa com o filho, mas a preocupação pode estar mal colocada… aquele lance de chip para rastreá-lo é bem doentia, e se completa quando Ethan conta para Mac que o pai o vê apenas como mais uma propriedade dele, não como um garoto de verdade nem nada disso, e eu quase senti pelo garoto.
Quase, mas ele era chato demais para ser sincero.
O caso todo é bacana e envolve Rodrigo Morales, o irmão do Morales de agora, preso na Nigéria e quem Ralph Jerico se negou a ajudar, embora tivesse poder suficiente para fazê-lo. Então, o caso agora fica sério e envolve o filho de Ralph, em um plano que quase podia dar certo, não fosse pela participação de Mac e Jack, além de toda a Phoenix Foundation, que salva a vida do garoto, com um plano legal que usa o rádio e uma Faraday Cage. No fim do episódio, Ethan está com uma atitude um pouco melhor (“He’s really weird, but he’s also kinda cool”), mas eu sinceramente espero nunca mais ter que vê-lo na série. Foi bonito, no entanto, o que Angus MacGyver fez por ele, quando Ralph pergunta o que ele pode fazer para retribuir a sua ajuda, e Mac pede que ele passe mais tempo com o seu filho. Talvez ele tenha mesmo feito a diferença na vida dessas pessoas.

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários