Doctor Who 10x09 – Empress of Mars


“Sleep no more, my warriors!”
Os controversos episódios de Mark Gatiss para Doctor Who. O também ator, que interpreta Mycroft em Sherlock, é um nome importante na BBC, embora seus episódios de Doctor Who possam gerar discordâncias. Na temporada passada, Gatiss escreveu “Sleep No More”, que é um dos episódios mais detestados na história da série! Na verdade, eu mesmo não me incomodo assim tanto… eu acho que “Sleep No More” é inferior aos demais episódios da temporada, mas não é um episódio assim tão ruim. Tem uma ideia inusitada e uma crítica bacana, ao som de “Mr. Sandman”, que eu ADORO, por mais que tenha sido creepy. Agora ganhamos, na décima temporada, “Empress of Mars”, e novamente eu acho que é o episódio mais fraco da temporada até aqui, com a diferença de que eu achei “Sleep No More” ainda mais legal.
Tem mais o tom alienígena, futurístico e bizarro.
Aqui, em “Empress of Mars”, o Doctor não resiste a uma contagem regressiva e aparece na NASA, onde vê uma mensagem deixada no solo de Marte: “GOD SAVE THE QUEEN”. Assim, com Nardole e Bill, ele parte para Marte, para “ver o que está acontecendo”. Nardole, basicamente, não faz parte da aventura, porque sai para buscar corda na TARDIS quando Bill Potts cai por um buraco, e a nave o leva de volta à Terra e se recusa a sair, obrigando-o a pedir a ajuda de Missy. Enquanto isso, encontramos, no subsolo do planeta vermelho (ele é um planeta lindo na superfície, mas a exploramos pouco, uma vez que estamos centrados nas cavernas subterrâneas), alguns soldados humanos da Era Vitoriana, que mantém um Ice Warrior “de estimação”, que nomeiam de “Friday”, assim como em Robinson Crusoé.
Repleto de referências, o episódio brinca bastante com coisas como “O Exterminador do Futuro” e chega a “Frozen”, em algum momento, passando por um momento em que Iraxxa acorda seus Ice Warriors com um pretenso “Sleep no more, my warriors. Sleep no more, it is time!” que nós sabemos a que se refere! O episódio reflete a psique doentia do humano colonizador, que se acha no direito de dominar qualquer coisa. Os Ice Warriors, vilões da era clássica que já voltaram a aparecer em New Who, são criaturas teimosas e bélicas, mas são NATIVOS de Marte, então eu acho que eles estavam com toda a razão. Os humanos, gananciosos, tentaram usar Friday para levá-los a tesouros enterrados, quando na verdade, num estilo bem “A Múmia”, eles entram em um sarcófago no qual a Imperatriz de Marte é REAVIVADA.
Então as coisas ficam mais tensas.
O Doctor está confuso… nesse cenário, os humanos são claramente os invasores, mas os Ice Warriors tem o poder de massacrá-los, então o que fazer? Como um alienígena “da paz”, o Doctor pede por clemência, que ela “concede”, dizendo que eles “morrerão rápido”. Sinceramente, os humanos não conseguiram me convencer ou me conquistar. Por mais extrema que fosse, eu estava dando toda a razão para Iraxxa e querendo que o Doctor e Bill fugissem dali logo e deixassem que os humanos morressem… a atitude de superioridade dos soldados era revoltante demais, mas o Doctor venceu afinal, com uma mensagem de colaboração. Uma nova era marciana está surgindo, o futuro promete, e Alpha Centauri DEU AS CARAS, dando as boas-vindas a Iraxxa ao “Universo”. Por fim, Nardole vem resgatar os amigos, com a TARDIS pilotada por ninguém menos que a MISSY!
Amei? SIM!

Para mais postagens de Doctor Who, clique aqui.


Comentários