Música da Semana – Preacher


He was a million miles from a million dollars / But you can never spend his wealth.
Essa música me arrepiou na primeira vez em que a escutei – e em várias outras. Na verdade, prestando muita atenção à letra, lágrimas se juntam nos meus olhos porque eu lembro muito claramente do meu avô. E não é necessariamente porque eles falam do avô durante o refrão, mas por causa daquela frase que está ali em cima: He was a million miles from a million dollars / But you can never spend his wealth. Minhas recordações do meu avô são poucas, mas bonitas e intensas, e eu cresci escutando uma coisa que meu avô sempre dizia: que o único bem que ninguém nunca vai conseguir tirar de nós é o nosso conhecimento. Olha aí.
A música está no terceiro álbum de One Republic, lançado no ano passado, e é bastante marcante. Na verdade, difícil encontrar uma música da banda que não seja marcante! Essa é daquelas músicas sérias e bonitas, que te leva a reflexões interessantíssimas. A voz maravilhosa é deliciosa de se escutar, e eu amo a harmonia desse coro no refrão, quando temos várias vozes juntos. Acho que é aquilo que me arrepia, mesmo que eu não entendesse o inglês, porque é lindo demais! A mudança na melodia, a intensidade da voz suave [paradoxo incrível] e a emoção que eles conseguem passar mesmo que não estejamos vendo nada – não tem um clipe para essa música, por exemplo.

When I was a kid, my grandfather was a preacher
He’d talked about life, yeah he was something like a teacher
He said “God only helps those who learn to help themselves”
He was a million miles from a million dollars
But you can never spend his wealth

O “refrão” é levemente alterado nas três vezes em que é repetido, primeiramente falando sobre como seu avô falava sobre Deus, depois sobre o amor e depois sobre a vida. E parece uma evolução cada vez mais abrangente sobre um ensinamento bonito que foi deixado por alguém ao longo dos anos – e eu acho particularmente bonita a mensagem de “Deus só ajuda aqueles que aprendem a ajudar eles mesmos”. Música bonita e pretensiosa, com o intuito de além de passar uma bonita mensagem, nos deixar com profundas saudades do passado e de pessoas, ainda funciona como um wake up call, e isso é o que mais me fascina! A escrita das músicas de One Republic são sempre meticulosamente pensadas, repletas de complexidade e beleza… AMO essa banda!


Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários