Person of Interest 2x12 – Prisoner’s Dilemma


Semana passada tivemos um episódio Finch, dessa vez foi um episódio Reese, e é incrível como a série consegue criar esses dois tipos de episódios sempre de maneira tão perfeita, mesmo sendo tão diferentes um do outro. Impossível comparar com semana passada, pelo estilo diferente, mas esse é um dos melhores episódios que a série já viu. Acho que o melhor. Sim, o melhor. Vários episódios foram bons, mas esse realmente conseguiu atingir o topo.
A série aposta em deixar de lado os números da semana, pelo menos um pouco – já que colocaram o Fusco para cuidar de uma mulher que eu nem me lembro do nome e que ainda não sabemos do que estava correndo perigo, e parece que esqueceram os dois lá – e nos mostrou como tirar John da cadeia. Ou tentar. Continuando de onde paramos, Carter vai pouco a pouco ficando cada vez mais irremediavelmente envolvida no caso todo, com o mala do Donnelly muito decidido.
O que acontece é que o episódio não se limita a nos contar uma história dessa semana, contando também com flashbacks desde 2007 até 2010, justificando algumas coisas que já tínhamos visto, e é sempre bom rever as mesmas coisas sob outro ponto de vista. E Kara Stanton começa lentamente a fazer sentido para nós, e passamos a gostar cada vez menos daquela personagem chata. Mas a série ousa ao colocar as implicâncias disso tudo em 2012 (a série ainda está no ano passado), nos surpreendendo como nunca.
Porque de um ponto em diante eu juro que não sabia mais o que esperar, e não fazia idéia de para onde o roteiro estava nos conduzindo. Sem saber o que esperar do fim, uma das coisas mais surpreendentes e uma das maiores viradas de roteiro que a série já viu, acontece. E eu fiquei me perguntando o que teríamos se ainda tínhamos quase cinco minutos de episódio, e temi que aquilo fosse estragar aquele ápice. Mas a série consegue extrapolar e ir mais longe, nos apresentando o novo número para Finch e o fim de Donnelly de uma maneira chocante, além de mudanças no futuro de Reese e Carter eternamente.
O episódio foi ótimo, e eu sei que eu já disse isso. Carter (cada vez mais pressionada pelo astuto Donnelly, decidido como nunca a conseguir chegar ao homem de terno) parte em uma longa série de interrogatórios ininterruptos, no qual os quatro suspeitos parecem ter coisas a esconder. Um quinto homem vai preso de propósito apenas para poder matar o homem de terno também. E se torna cada vez mais difícil chegar a algum lugar, mas Finch sempre surpreendente em seus momentos.
Porque todos sabem que eu sou um fã incondicional de Finch (o que foi a conversa com MacAvoy?). É maravilhoso vê-lo interferindo em tudo e cuidando para que tudo o que John diga pareça verdade. Algumas coisas já planejadas desde sempre, outras feitas de última hora, mas tudo parece funcionar perfeitamente, e o que entrega a conspiração no final acaba sendo o lado humano da coisa. Impressionante como Carter, Finch e Reese parecem agir como uma máfia agora, e eu quase me emocionei na cena do escritório. Mas nada tão épico quanto ver os interrogatórios, os quase flertes e Finch dando seus conselhos.
Foi de tirar o fôlego, por que qual não foi a surpresa de trazer Elias de volta à história. E aparentemente ajudando John de uma maneira nunca imaginada. O roteiro foi inteligentíssimo ao não fugir do estilo da série, colocar várias cenas de ação e ainda assim trabalhar bem seus personagens para que parecessem reais, a história para que fosse longa, complexa e importante, e brincou com o espectador com surpresas como essas, de trazer Elias de volta.
Foi um episódio surpreendente; a história da prisão de John parecia ter chegado ao fim, mas nada é muito definitivo em Person of Interest, pelo menos sabemos que não mais teremos Donnelly fanático para incomodar. A vida de Carter esteve a ponto de mudar drasticamente, mas parece que isso não ocorrerá, mas agora fantasmas do passado voltam para atormentar Reese, e ele pode estar numa situação muito mais perigosa do que antes. A série realmente surpreendeu e nos fascinou! Melhor episódio até o momento, vamos ver como eles conseguirão manter esse nível tão alto por mais 11 episódios! Até mais…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários

  1. Grupo de POI https://www.facebook.com/groups/personofinterestbr/

    ResponderExcluir

Postar um comentário