Person of Interest 2x11 – 2πR


Na minha opinião, o melhor episódio que eu já assisti de Person of Interest. Tivemos um caso quase inteiramente isolado, mas tão bem contado e tão fascinante que não tinha como não gostar. Cheio de informações e de peças se encaixando, as reviravoltas e surpresas não faltaram, além de muita emoção! E uma química perfeita entre Finch e Caleb que me deixou admirado… quando eu vi o título e li a sinopse eu sabia que era meu tipo de episódio, mas foi muito melhor do que eu imaginei.
Reese esteve fora o episódio todo! YEY \o/ Não que eu não goste dele nem nada assim, mas todos que lêem as minhas reviews sabem que eu gosto muito mais de Finch. E Reese não fez falta nenhuma, eu realmente quero mais episódios nos quais ele esteja ausente. Ficou preso junto aos três suspeitos, como no fim do episódio passado, e não foi esquecido em momento nenhum, com uma Carter trabalhando avidamente por sua liberdade, mas podemos ver que Finch dava conta perfeitamente de cuidar de um número sozinho. Com a ajuda de Fusco.
E John nunca daria conta desse.
O episódio envolveu muito intelecto e uma história fascinante. Basicamente o número dado pela máquina é de Caleb Phipps (brilhantemente interpretado por Luke Kleintank, diga-se de passagem), irmão mais novo de Ryan, morto em um acidente nos trilhos de trem, dois anos antes. Ainda na escola, Finch consegue um emprego de professor substituto para se aproximar do rapaz, e aos poucos vai descobrindo uma série de informações, como a inteligência elevada apresentada por Caleb… e a partir daí já não tinha mais volta quanto a gostar do personagem!
Amei a relação que se estabeleceu entre Finch e Caleb. No começo achei que seria bem complicada, e não começou da maneira mais fácil possível mesmo. Afinal Finch estava revirando lixo e o sistema da escola para descobrir o quanto ele era inteligente. Até se deparar com um código de programação revolucionário, escrito a mão pelo adolescente. Com algo que poderia revolucionar o mundo daquela maneira, a quantidade de coisas que poderia acontecer era gigantesca.
Ele poderia estar sendo perseguido por esse projeto. Por minutos duvidei do professor de Computação (e a cena da aula foi fantástica, Caleb interagindo foi uma das melhores coisas do episódio!); ele poderia estar sendo caçado por aqueles traficantes de droga que ele aparentemente manipulava tão bem. Ou podia mesmo ser o criminoso, buscando a vingança pela morte do irmão, que poderia ter sido causada por alguém, e não um acidente. De qualquer maneira, as reviravoltas são impressionantes, chocantes e muitas vezes emocionantes.
Me afeiçoei demais aos personagens dessa semana. Queria mesmo voltar a essa história mais e mais vezes. Foi justamente com o programa e algumas dicas que Finch e Caleb começaram lentamente a se aproximar. Até que as coisas comecem a chegar a seu clímax, o professor de Computação seja abordado, e a maior verdade seja descoberta. 17-6-21. Isso foi uma coisa que realmente me arrepiou! Fantástico como o roteiro colocou tudo isso junto em um diálogo que deve ter sido o melhor que Person of Interest já viu. Porque a ação não foi o foco, mas o diálogo e a inteligência.
Um episódio que coloca dois gênios para trabalharem lado a lado e valoriza a emoção, não poderia ter sido melhor. Sempre gostei demais de Finch e da atuação de Michael Emerson, mas dessa vez ele mostrou uma face do personagem repleta de coração e bons conselhos. Michael e Luke conseguiram se conectar muito bem, e a conversa de Finch e Caleb na estação de trem foi uma das melhores coisas que eu já vi na vida. As lágrimas escorrendo de Caleb, as falas muito bem pensadas de Finch, a maneira como ele conseguiu fazer o rapaz abrir os olhos para o mundo e para seus erros. E depois ainda tivemos uma brevíssima conversa no pátio da escola, com π, o telefone (“You’re smart. You’ll figure it out.”) e conselhos importantíssimos para um futuro brilhante… além de uma conversa sem palavras, apenas de olhares, a respeito do maior hacker que se safou.
Finch seria um ótimo professor. Apenas para deixar bem claro. Consegui odiar a diretora imbecil daquela escola, e a professora que ele estava substituindo, mesmo que não a tenhamos visto. Claro, eu teria vontade de matar uma turma como aquela (e elas existem, eu sei!), mas ele me fez aplaudir sua explicação sobre o PI. Porque venhamos e convenhamos, ele surpreendeu e calou a todos. Eu estava exatamente com a mesma expressão de Caleb – que misturava entusiasmo e admiração. E se tivéssemos um aluno como Caleb por sala, saberíamos que valia muito a pena se esforçar dessa maneira.
O episódio é simplesmente fantástico! Reese é citado e continua sendo importante para a série, sem dúvida alguma, mas não foi foco dessa vez, e mal teve uma fala. Nenhuma relevante. Me pergunto qual será seu futuro nas mãos de Carter interrogadora, mas isso não importa. O que importa é que vemos que Finch e Fusco podem trabalhar muito bem juntos, e que Finch é mesmo a melhor coisa que Person of Interest criou! Se mais episódios como esse existissem, eu jamais teria o desejo de deixar essa série de lado… até mais!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários