O que são Flicksyncs?


Um dos conceitos mais interessantes criados por Ernest Cline em Jogador Número 1 são os Flicksyncs. Somos apresentados a isso (ainda sem uma nomenclatura específica) quando Parzival entra no Primeiro Portão e se encontra no lugar de Matthew Broderick no papel de David Lightman no filme Jogos de Guerra (ótimo por sinal), precisando recriar todas suas cenas e todas suas falas. Depressa isso é descoberto pelo mundo e vira uma sensação no OASIS, onde os direitos de diversos filmes são comprados para que as pessoas possam entrar neles e assumir o lugar de seus personagens favoritos.
E isso são Flicksyncs.

Quando a GSS ficou sabendo de rumores a respeito da simulação de Jogos de Guerra dentro do Primeiro Portão (e ficaram sabendo pouco tempo depois), a empresa rapidamente patenteou a idéia e começou a comprar os direitos de filmes antigos e programas de televisão para convertê-los em jogos de imersão interativa que chamaram de Flicksyncs. Os Flicksyncs tornaram-se extremamente populares. Descobriu-se que havia um mercado enorme para jogos que permitiam que as pessoas interpretassem um papel importante em um de seus filmes ou séries antigos favoritos.
(Jogador Número 1, Ernest Cline, p. 145-146)

Eu, naturalmente, fiquei imensamente encantado com tal possibilidade. Seriam os Flicksyncs possíveis na vida real? Quem sabe um dia, afinal a tecnologia está se desenvolvendo e aumentando a cada dia, e a idéia já surgiu, pode ser algo a ser inventado daqui muitos anos. Dentro de minhas condições, será algo que eu farei questão de experimentar! Já pensou (eu já tinha pensado) se você pudesse estar dentro daquele filme que você mais ama? Interpretando seu personagem favorito? Imaginem o tamanho da emoção que não deve ser isso… meus olhos chegam a brilhar frente à possibilidade, e fico contente por Cline ter me dado esse sonho.
E se Flicksyncs fossem reais, e eu tivesse que escolher um filme para fazer parte, a minha escolha foi muito menos difícil do que eu imaginava. Embora eu ame vários filmes e vários deles façam parte de minha história, quando parei para pensar nisso apenas um filme me veio à cabeça. E isso não mudou desde a primeira vez em que pensei sobre o assunto: seria De Volta Para o Futuro. Eu seria Marty McFly, sem dúvida alguma! Não tenho dúvidas a respeito disso, e me imagino assumindo o papel de Michael J. Fox no filme original da trilogia que tanto amo. Já meio que estou começando a ensaiar…
Hey, Doc? Doc. Hello, anybody home?
Einstein, come here, boy. What’s going on?
E quer saber? EU NÃO TERIA DIFICULDADE NENHUMA! Realmente consigo me ver vivendo a mesma coisa que vimos Parzival vivenciar na maravilhosa primeira cena de Matthew em Jogos de Guerra, mas com De Volta Para o Futuro. Acho que seria o filme que eu teria mais certeza para reproduzir as falas, inclusive com as entonações necessárias para cada momento… eu, sim, poderia interpretar todas as falas de Marty McFly em um Flicksync desse filme. Hey, criadores de jogos de imersão: fica a dica, isso é algo que vai vender DEMAIS no momento em que vocês criarem, hein!
E você, como se sente em relação a Flicksyncs? Seria algo que você gostaria de experimentar? E se sim, e você só pudesse escolher um filme para isso (imagine que é o momento em que você passou pelo Primeiro Portão no Concurso de Halliday, e você só tem uma chance), qual filme seria? O meu seria De Volta Para o Futuro, e o seu? Curioso pelas respostas nos comentários! Até mais…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários