O enigma da idade de Wade Watts


Sério?
Gente, só para deixar claro, isso não é nada que vá atrapalhar você na leitura e apreciação de Jogador Número 1, e eu também não sei se Ernest Cline que tinha algum problema com cálculos quando escreveu o livro ou se é problema da tradução brasileira mesmo (eu não me dei ao trabalho de procurar a versão original e ver se as informações batem), mas o ano em que se passa a história e a idade de Wade Watts é uma coisa que nunca me parece correta.
Então o texto é mais um desabafo do que qualquer coisa, porque pra quem me conhece já deve entender: eu preciso colocar isso por escrito em algum lugar para conseguir tirar da cabeça e parar de ficar pensando o tempo todo. Dá a sensação de missão cumprida. Então alguém mais se deu conta desses furos de roteiro a respeito do ano e da idade do personagem principal?

Vamos aos fatos!
A sinopse oficial, na parte de trás do livro, já começa com “O ano é 2044 […]”, mas o Capítulo 0, na página 18, contém um parágrafo como esse, que levanta dois pontos importantes: “Até que, na noite de 11 de fevereiro de 2045, um nome de avatar apareceu no topo do Placar, para o mundo todo ver. Depois de cinco longos anos, a Chave de Cobre finalmente foi encontrada por um garoto de 18 anos que vivia em um parque de trailers, às margens da cidade de Oklahoma”.
Simples assim, isso já contradiz o ano, e eu li o livro levando em consideração o ano de 2045; primeiro por ser um número mais redondo, e segundo por ser esse que constava no interior do livro, então levei mais a sério. Não me lembro se o ano em que se passa a história volta a ser citado mais tarde no livro. E aqui somos apresentados a Wade de 18 anos. Ok, até aí sem muitos problemas. Até que tenhamos a sensacional e aterrorizante conversa com Sorrento, na qual ele afirma, na página 182:
Sabemos quem você é. Wade Owen Watts. Nascido a 20 de agosto de 2024. Órfão de pai e mãe. E também sabemos onde você está. Você mora com sua tia, em um parque de trailer localizado na Portland Avenue, número 700, em Oklahoma. Unidade 56-K, para ser exato”.
Ah, tudo bem. Tinha tantas outras coisas importantes acontecendo a essa altura do livro, e o Jefferson preocupado com a idade do garoto. Que tipo de freak eu sou? Sinceramente não sei, mas é que esse tipo de cálculo me é muito natural, e as contas são feitas na minha mente automaticamente, mesmo enquanto estou lendo e processando o restante das informações. E uma olhada rápida no ano em que se passa a história e o ano do nascimento de Wade nos leva a uma conclusão simples: O CARA TEM 20 ANOS DE IDADE! E não 18… se você ainda levar em conta que a Primeira Chave foi encontrada em Fevereiro e o aniversário dele é em Agosto, e se passaram meses durante a Busca, provavelmente ao fim do livro ele já estava com 21…
Mas aí já é ir longe demais.
Sim, não tem uma conclusão plausível para esse texto. Era só isso mesmo que eu queria: expor os fatos e a minha frustração referente à idade do personagem principal. Eu sei que isso não vai interferir em nada em sua leitura, e que não tem importância se Wade tem 18, 20 ou 21 anos, até por serem idades tão próximas… mas é algo que não me desce. Se alguém leu a versão original, ou por acaso a tem em .pdf no computador para uma consulta, e forem tão freaks quanto eu nessas coisas, vocês podem conferir para ver se Ernest Cline mesmo cometeu esse erro ou se foi a tradução brasileira… mas isso não importa, nos atenhamos ao resto da grandiosidade do livro! Até mais…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários