[1/3] Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (Spider-Man: No Way Home, 2021)

“Public enemy 1”

QUE EXPERIÊNCIA SINGULAR! O Homem-Aranha sempre foi o meu herói favorito das HQs e do cinema, e com todas as possibilidades levantadas nos últimos meses para “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”, eu estava com as expectativas tão altas para esse filme que é uma IMENSA ALEGRIA poder escrever uma review dizendo que eu saí do cinema com um sorrisão no rosto, feliz com o que tinha acabado de viver. É o melhor filme do “Homem-Aranha” com o Tom Holland, e ainda traz uma série de referências ao legado construído ao longo de anos para o personagem no cinema, com o Tom Holland ou antes dele… uma experiência magnífica para todos os fãs do personagem, com bastante bom-humor, rostos conhecidos, um baque forte para o novo Peter Parker que o empurrará em uma direção interessante e possibilidades para o futuro.

Será que em breve teremos um Miles Morales nos filmes da Marvel?

No fim do último filme do Homem-Aranha, as coisas começaram a dar muito errado para Peter Parker – depois da morte de Mysterio em “Longe de Casa”, um vídeo do vilão foi divulgado no qual ele contava a todo o mundo que Peter Parker era o Homem-Aranha. Agora, J. Jonah Jameson está mais do que feliz em anunciar no Clarim Diário que o Homem-Aranha é “um vil vigilante” e declará-lo “inimigo número um”. O filme começa em um ritmo frenético, bem onde o filme anterior terminou, com as primeiras reações de Peter à notícia sendo espalhada aos quatro ventos, e aqueles primeiros minutos de filme, com o Peter resgatando MJ do meio de uma multidão curiosa e falando com Ned no telefone (“Dude!”) me fizeram lembrar do porquê eu amo tanto esse personagem: é um caos, mas com o qual Peter lida com um surpreendente bom-humor adolescente.

“Sem Volta Para Casa” é um importante filme de transição para o Peter de Tom Holland.

Acho a dinâmica dos personagens incrível: Peter funciona incrivelmente bem com MJ e Ned, e o filme deixa isso claro enquanto os três tentam lidar unidos com toda a pressão que cai sobre Peter Parker – e não de uma boa maneira. O mundo parece se dividir entre apoiadores do Homem-Aranha e pessoas que acreditam na versão do Mysterio, de que o Homem-Aranha é mau e o matou, e nem o Peter nem ninguém ao seu redor parece estar em segurança… é por esse tipo de coisa que é importante manter sua identidade secreta quando você é um super-herói: Ned, MJ, Tia May, Happy… nenhum deles vai ter um dia de paz na vida deles agora. Gosto muito de como o filme vai construindo sua trama com uma fluidez impecável, e é quase impossível perceber que mais de duas horas de filme se passaram quando ele chega ao fim… eu poderia continuar ali por muito tempo.

Peter Parker está infeliz com as mudanças inesperadas em sua vida: ele é a pessoa mais famosa do mundo e continua pobre, por exemplo, e está vendo a revelação do seu segredo afetar as pessoas ao seu redor com quem ele se importa. Ele, MJ e Ned pensam em como vai ser estudar no MIT no ano seguinte, e como talvez eles tenham um pouco de paz depois de deixarem Nova York, mas quando eles se reúnem para abrir a carta da faculdade, nenhum dos três passou – mesmo que MJ e Ned sejam pessoas inteligentíssimas, com históricos escolares perfeitos. E a carta deixa claro que eles não podem aceitá-los “frente as recentes polêmicas”: eles estão perdendo uma oportunidade incrível só por serem amigos do Homem-Aranha, e Peter sabe que eles não fizeram nada de errado… na verdade, nem ele fez nada de errado, quem dirá seus amigos!

Então, Peter resolve pedir ajuda… AO DOUTOR ESTRANHO. Preciso comentar algumas coisas aqui: primeiro que a adição do Doutor Estranho ao Universo Cinematográfico da Marvel é uma das melhores coisas que aconteceram nos últimos anos, e Benedict Cumberbatch é o ator perfeito para o papel (mesmo que isso tenha significado o fim de “Sherlock”, que eu amava); segundo que, depois de anos estabelecendo o seu Universo, a Marvel está fazendo com que as histórias e os personagens interajam com uma naturalidade impressionante, e é muito bom ser parte de um universo tão bem conectado dessa maneira! A interação de Peter Parker e Stephen Strange, trazendo símbolos e conceitos de ambos os personagens na construção da narrativa, rende algumas das melhores cenas do filme, e é certamente um dos pontos altos de “Sem Volta Para Casa”.

A ideia de Peter Parker é simples: o Doutor Estranho pode voltar no tempo para antes do Mysterio revelar sua identidade e impedi-lo de fazê-lo? Teoricamente, Stephen poderia fazer isso, se ele ainda tivesse a Joia do Tempo, que ele não tem… mesmo assim, por mais que se faça de durão, Stephen claramente se importa, então ele tem uma outra ideia: ele não pode voltar no tempo, mas ele pode fazer um feitiço simples de esquecimento fazendo com que o mundo todo esqueça que Peter Parker é o Homem-Aranha, e parece uma ideia boa o suficiente… se Peter não passasse o tempo todo alterando o feitiço. A cena é divertidíssima – e eu adoro como o Doutor Estranho é poderoso, místico e meio carrancudo, mas como Benedict ainda adiciona a ele charme, carisma e um toque brilhante de comédia… toda a cena do feitiço me deixou fascinado!

Não sabemos se o feitiço do Doutor Estranho teria dado certo sem grandes consequências sem as interferências de Peter – talvez todos tivessem esquecido que ele era o Homem-Aranha e ele poderia contar novamente a pessoas importantes como a MJ, o Ned e a Tia May… talvez, se ele tivesse excluído essas pessoas da “lavagem cerebral” desde o começo, também tudo tivesse dado certo. De qualquer maneira, não dá. Peter Parker “mexe” com o feitiço umas cinco vezes, irritando o Doutor Estranho e proporcionando piadas como “Happy?” “No, I’m annoyed”, e Stephen acaba cancelando tudo e contendo o feitiço antes de concluí-lo, o que quer dizer que o mundo ainda se lembra de sua identidade secreta – mas isso não quer dizer que o feitiço iniciado não gera consequências, e as fronteiras do Multiverso são quebradas (!), como Peter está prestes a descobrir…

 

Clique aqui para ler a Parte 2 da review.

Clique aqui para ler a Parte 3 da review.


Comentários

  1. Que filme maravilhosos,entregou tudo o que prometeu,o que não prometeu amei casa segundo,louco pra ver mais do peter do tom holland na nova trilogia

    ResponderExcluir

Postar um comentário