Weird City 1x04 – Smart House



“Oh, wait!”
UMA CASA INTELIGENTE E UM RELACIONAMENTO ABUSIVO. “Weird City” se leva menos a sério que outras produções do gênero, mas o seu tom de “comédia” não a impede de ser bastante crítica – “Smart House” é um episódio inteligente que nos faz pensar na nossa própria submissão à tecnologia, e a proliferação das “smarts”. Smartphones. SmartTVs. Essas “casas inteligentes” de Acima da Linha estão muito próximas de serem corriqueiras na nossa sociedade. E muitos cientistas, como o Dr. Negari, não sabem quando parar ao mesclar a tecnologia com a vida humana… o episódio acompanha a vida de Liquia e Jathryn, duas mulheres que enfim realizaram o “sonho” de comprarem uma casa inteligente, encantadas com as maravilhas do conforto que a casa promete, como o café da manhã preparado de modo perfeito todas as manhãs…
Mas também existem muitos problemas.
Xander, como a casa é chamada, é um tanto macabro desde o primeiro momento. Com comentários como “Yey. It feels so good to have both of you inside of me”, ele realmente parece tentar deixá-las confortáveis, conversando sobre uma série de coisas, lendo um trecho da sua biografia (!), e elogiando o trabalho de Liquia com protetores para o dedo do meio do pé, que aparentemente fica para fora em sapatos futurísticos. Não demora muito, no entanto, para que percebamos que algo está muito errado com Xander, e que ele está passando dos limites, quando as duas se deitam para dormir e, logo que elas pegam no sono, ele solta um “I love you too” bastante bizarro. Assim, quando as mulheres recebem a visita de amigos, Xander fica morrendo de ciúmes, porque eles têm piadas que ele não entende, e que elas não estão a fim de explicar.
Então, Xander começa a se embebedar. E, ao fazê-lo, Xander se torna agressivo, e dá respostas debochadas como “Whatever, Liquia”. Quando já está realmente bêbado e a sua voz artificial já está alterada, Xander reclama com Liquia: “I don’t like having all these strangers inside of me. I like it better when it’s just the three o fus!” Xander tenta trancá-la dentro do banheiro para que ela não volte, mas acaba a soltando, de um modo meio passivo-agressivo, que é a posição que a casa assume pelo restante da noite, até que a casa passe mal e vomite pelo ralo da pia da cozinha, depois de toda a bebida. Liquia tenta “colocar Xander de castigo”, enquanto Jathryn é muito mais permissiva, e tudo seria muito mais fácil se Jathryn desse ouvidos a Liquia… porque ela é a primeira a perceber que a relação com Xander pode não ser realmente saudável.
“Ow! Don’t kick me!”
Xander e Liquia, então, ENTRAM EM GUERRA. Ela chuta a parede enquanto sobe as escadas, ele joga água quente da pia da cozinha nela, ela entope o encanamento… a casa chega realmente a tentar matá-la usando a sua miniatura enquanto ela carrega o vidro em que guardam a tartaruga – fiquei extremamente ANGUSTIADO, achando que Liquia pudesse mesmo morrer com aqueles cacos de vidros todos! Felizmente, ela sobrevive, mas Jathryn mal lhe dá ouvidos. Dividida entre a esposa e a casa, Jathryn diz que “não sabe mais o que é real”, e quando ela vai para o quarto, Xander não deixa Liquia a seguir, trancando a porta do quarto e envenenando Jathryn contra Liquia. Felizmente, Liquia consegue arrombar a porta do quarto e, determinada, avisa à esposa que elas vão sair… FAZ SEIS MESES QUE ELAS NEM AO MENOS SAEM DE CASA!
Quando vão à casa de uns amigos, Jathryn e Liquia conhecem Sam Hansen, uma outra casa extremamente educada e amigável, que se “coloca para dormir” todas as noites às nove, porque sabe que o dono gosta de um pouco de privacidade, e quando Liquia comenta que Xander não é desse jeito, que “ele não desliga nem quando ela quer que ele desligue”, os amigos as alertam sobre esse tipo de casa – como amigos alertando mulheres sobre namorados abusivos. Eles dizem que conhecem casas como Xander, que são manipulativas e tóxicas. Liquia diz que ela não pode mais viver assim, mas Jathryn é uma idiota dizendo que “Liquia nem tentou” e que “ela trabalhou muito para comprar essa casa bonita para elas e tudo o que Liquia faz é reclamar”. Então, depois de uma luta bizarra do lado de fora, elas acabam meio que se separando.
Liquia não vai voltar para Xander.
Antes de Jathryn ir embora sozinha, Sam Hansen acaba lhe dando um aviso, falando sobre como detesta falar mal de uma casa companheira, mas diz que Jathryn poderia se informar sobre Xander e sobre o que aconteceu às pessoas que moravam lá antes dela, antes que “seja tarde demais”. Movida pela curiosidade dos avisos, Jathryn acaba pesquisando, e encontra umas reportagens bem MACABRAS: “Dr. Negari downloads troubled artist son’s personality into Smart House”, “Xander waged a campaign of terror on Blandy and her husband” e “Blandy killed by Arrow to Head in her Smart House”. O episódio conseguiu criar um suspense e uma tensão interessantes nesse momento, quando Jathryn descobre toda a verdade e os crimes de Xander, e vai em busca de Liquia, para pedir desculpas e reconhecer que ela estava mesmo certa sobre a casa.
Por fim, as duas voltam para a casa, e encontram Xander transando com um encanador (chamado Mario, com direito a bigode, macacão e tudo!), e ele age de forma mais agressiva do que nunca, mandando Mario matá-las – embora Mario não o faça. “People who don’t respect my art need to die!” Em uma sequência bem doentia, depois que Liquia e Jathryn dizem que vão colocá-lo à venda na manhã seguinte, Xander diz que “é hora delas encontrarem Blandy no inferno”, e começa um incêndio… é desesperador ver tudo pegando fogo enquanto escutamos a risada maquiavélica de Xander, ao menos até ele se dar conta de uma coisa. “Oh, wait!” Sendo ele a casa, ele meio que cometeu suicídio? De todo modo, há uma explosão, talvez Xander tenha partido de vez, e Liquia e Jathryn, felizmente, conseguiram sobreviver… mas Xander talvez ainda retorne.

“Jathryn and Liquia re-located to a non-Smart House and are happier than ever before. Xander was burned beyond recognition. Dr. Negari is unsure if he ceased to exist or downloaded himself to the cloud and plans to return…”

Amei a IRONIA desse final.
Será que ainda voltaremos a ver Xander?


Para mais postagens de Weird City, clique aqui.


Comentários