The Magicians 4x07 – The Side Effect



“Where to shelve a book is not a little thing”
UM EPISÓDIO PARA VALORIZAR CADA UM DOS PERSONAGENS, E É MARAVILHOSO! Eu gosto muito de “The Magicians”, e eu gosto de como a série tem umas maneiras loucas de contar sua história – às vezes, temos plots até bastante confusos, mas que eventualmente fazem sentido, e esse episódio não precisou dos próximos para que fizesse sentido, com todo seu conteúdo bem contado em 43 minutos, mas isso deve se prolongar pelo restante da temporada… eu estou MUITO ANSIOSO pela continuação do plot de Fen, porque eu achei uma graça, e é claro que ESTAMOS MUITO FELIZES pelo Penny (quer dizer, pelo menos eu estou!) e essa promoção dele, mas também estamos curiosos para saber quem foi que ele encontrou no final do episódio, chegando ao Submundo agora… quem que ele conhece que pode ter morrido agora?
Eu estou AMANDO O PENNY DA BIBLIOTECA, e feliz porque ainda podemos vê-lo, além do Penny-23 na Timeline-40. E como o Penny mudou desde a sua morte! Agora, ele é uma espécie de supervisor na Biblioteca do Submundo, e não apenas gosta do trabalho que faz, como entende a sua importância, de um modo sábio que parece colocá-lo um patamar acima do que ele era quando estava na Terra. E eu adoro como, nesse episódio, ele tem que “ensinar” um carinha idiota que parece ser apenas um babaca qualquer sobre os livros que guarda: ele não pode simplesmente arquivar os livros de pessoas que não sejam Quentin e Alice, nessa história, por exemplo, como “coadjuvantes”, menosprezando toda a importância astronômica que eles têm… talvez as pessoas mais importantes numa história não sejam aquelas em quem você inicialmente pensa…
Por isso, acompanhamos três histórias paralelas.
A pessoa que mais teve desenvolvimento foi KADY. Depois de recuperar suas memórias, Kady não abandonou sua vida como “Sam”, como todos os demais parecem ter feito, porque ela está cansada de ser uma “ajudante”, e quer ser a protagonista de sua própria história – ou qualquer coisa assim. Então, ela dá continuidade a umas coisas começadas na época em que fora Sam, o que a leva por uma jornada interessante e um tanto quanto confusa, levando-a até Pete/Lovelady, o Mercado Negro, uma Bag of Holding (“It’s a ‘Doctor Who’ kinda thing. A bag that is bigger on the inside”) e uma boneca bizarra que supostamente tem lágrimas curativas… nessa história toda, Kady descobre que uma ação da Biblioteca está matando bruxas hedges, e parece que ninguém está se importando com isso. Não até agora, pelo menos, mas ela não vai permitir que as bruxas continuem morrendo.
E ela está pronta para liderar uma revolução.
Outra personagem em destaque é ZELDA, mas eu sinceramente não consigo gostar dela – eu até acho que ela tem uma história interessante nessa busca incessante pela filha, e eu acho que, por isso, ela pode assumir rumos mais legais nos próximos episódios. Nesse, no entanto, ela estava em busca de Alice, descobrindo que o Livro de Alice que tinham na Biblioteca não estava correto. Tanto Zelda quando Alice eventualmente vão em busca de Dean Fogg por ajuda, e a trama está apenas começando quando Alice chega em Brakebills, fora dos olhares bisbilhoteiros da Biblioteca, e diz a Dean que precisa de sua ajuda porque eles pegaram sua amiga Sheila. Mas Dean já sabe disso, porque Zelda está ali e está esperando por Alice, porque “precisa da sua ajuda”. Irônico como as coisas mudam, não? Depois de tudo, ela recorre a Alice por ajuda!
Por fim, temos FEN, e eu adoraria ter visto um pouco mais dela… ela estava totalmente hilária com aqueles sonhos proféticos dela, e ainda não sabemos o que a está fazendo ter esses sonhos: ela é psíquica? Alguém a enfeitiçou? Ou são efeitos malucos de Fillory mesmo? Ganhamos cenas divertidas de Fen com Margo, como quando ela impede um lagarto de ser queimado vivo (“The fuck?”), ou quando Margo acredita nela e faz uma referência ao universo de J. K. Rowling (“Say I don’t dose Newt Scamander with beet juice”), mas quem ajuda Fen a entender um pouco mais de seus sonhos é Josh, que a ensina a ter sonhos lúcidos, dizendo que isso pode ajudá-la a entender quem está por trás disso tudo. Assim, da próxima vez que ela tem um sonho profético, Fen passa a controlá-lo e, ao fazê-lo, consegue descobrir uma misteriosa mulher de verde que deve ser a resposta para algumas perguntas… e eu não vejo a hora de explorá-las.
No fim do episódio, Penny É PROMOVIDO, passando em um teste que lhe deram.
E ele recebe alguém ao Submundo.
Quem será?!

Para mais postagens de The Magicians, clique aqui.


Comentários