O Diário de Daniela – Martín vai parar no hospital por causa de Gustavo



Uma cena MARCANTE.
Enquanto assistimos “O Diário de Daniela”, TORCEMOS para que Martín possa se livrar da opressão e da violência de seu padrasto Gustavo, e então chegamos a uma cena que ME MARCOU MUITO na infância – lembro-me dela com vividez, e sempre a comento quando menciona Martín e a novela: quando Gustavo o empurra contra o armário do quarto e Martín acaba desmaiado, sangrando. A trajetória da BATERIA DO MARTÍN é que nos levou até esse momento, permitindo que Pepe descobrisse as agressões contra o seu filho e se revoltasse, mas Rita foi incapaz de fazer alguma coisa até que visse com os seus próprios olhos o que acontecia dentro de sua casa. E eu gosto do roteiro bem estruturado de “O Diário da Daniela”, que conecta o aniversário do Martín, a nova bateria e o futuro Concurso de Grupos Infantis para fechar essa história.
Depois de o dinheiro para a primeira bateria ter sido roubado descaradamente por Gustavo, Pepe comprou uma nova bateria para Martín e a deixou no teatro mesmo, onde eles podiam ensaiar para o Concurso de Grupos Infantis – durante os ensaios, no entanto, eles precisam gravar um vídeo para a inscrição e, nesse vídeo, Martín fala sobre o pai, que “o ama muito”, e diz que adoraria morar com ele e não com a mãe, não porque não a ame, mas por causa do senhor com quem ela se casou… Martín também cita tantas coisas ruins que os amigos o ajudaram a aguentar. Então, O DESASTRE ESTÁ FEITO. Gustavo chega em casa, certo dia, enraivecido porque não ganhou a promoção que queria, e depois de quase bater em Rita e virar a mesa de comemoração que ela tinha preparado, ele sobe até o quarto de Martín e o pega assistindo ao vídeo que gravou.
Virado em um animal VIOLENTO, Gustavo segura Martín pelos braços e o joga do outro lado do quarto, em uma cena fortíssima em que Martín bate a cabeça contra o armário e cai no chão, desacordado e sangrando. É um momento marcante para a novela, e felizmente Rita VÊ o que aconteceu, para que não possa mais aceitar as mentiras que Gustavo está disposto a contar. Enquanto Rita chora ao lado do filho, preocupada, o “desespero” bate em Gustavo, não porque se importe com Martín ou mesmo porque se arrependa de tudo o que fez contra ele, mas porque tem medo das consequências caso algo aconteça ao garoto. Gustavo, dissimulado, tenta dizer que “foi um acidente” e que Martín só caiu, mas Rita o chama de “maldito” e diz que viu tudo o que aconteceu. Nesse momento, no entanto, ela está preocupada com o filho, e pede que ele chame uma ambulância.
“Pepe tenía razón y yo no lo creí”, ela se lamenta.
Felizmente, Rita evoca de algum lugar uma força que nunca antes demonstrou, uma força que só existe em MÃES para proteger seus FILHOS. Ela não deixa Gustavo falar, mentir, enrolá-la – mas tampouco diz ao médico o que aconteceu de fato quando ele pergunta como o ferimento aconteceu. O quadro de Martín não é dos mais graves, mas como houve sangue, o médico pede uma tomografia, e as cenas continuam fortes em toda a sequência, quando Martín, com a voz fraquinha, pergunta para a mãe se “não vai doer”. Gustavo, esperando que Rita “esqueça” tudo e o perdoe, anuncia que Martín está bem, após o exame, que não houve fratura e que “ele vai ficar de observação durante a noite e, no dia seguinte, todos podem voltar ‘felizes’ para casa”. Rita, no entanto, diz que ele não vai voltar para casa com eles, porque eles se separam naquela mesma noite!
A todo momento eu fiquei esperando Rita voltar atrás, mas ela assumiu uma força real agora, pelo menos enquanto consegue. Gustavo tenta se justificar, faz promessas de que “isso não vai voltar a acontecer”, mas ela é irredutível, diz que “não vai mais acontecer mesmo, porque ela não dará essa chance”, e manda ele embora naquele momento para tirar as coisas da casa, porque quando ela voltar para lá no dia seguinte com os filhos, não quer que ele esteja. Quando retorna para casa no dia seguinte, Martín ainda tenta mentir para a mãe que caiu, mas Rita insiste que ele diga a verdade, diz que ele não precisa mais mentir, e ele assume que Gustavo já batera nele outras vezes. Ele também fala do medo que sente, e de como “ele não pode ouvi-lo dizer isso”, mas Rita o tranquiliza dizendo que ele não mora mais ali, e que ela vai protegê-lo.
Pepe, por sua vez, não fica sabendo desses últimos acontecimentos, pois todos temem o que ele faria contra Gustavo se soubesse disso, e não querem que ele se meta em confusão. Por ora, Rita está se dando conta de que não tem um emprego e nem como sustentar a casa sozinha, e se arrepende de não ter estudado e ter sempre dependido do marido, o que é uma discussão, também, bastante séria e importante, mas ela vai fazer o possível para que possa cumprir a promessa que fez ao filho: ela vai proteger Martín. Então, ela recorre a Crista por ajuda, pedindo que ela a ajude a conseguir um emprego, e esse é um recomeço importante para a personagem e, também, para o próprio Martín, que não precisa mais viver com medo quase que todos os instantes de sua vida. Mesmo assim, eu não sinto que Gustavo tenha realmente “se despedido” da novela.
Infelizmente.

Para mais postagens de O Diário de Daniela, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários