Star Trek: Discovery 2x09 – Project Daedalus



“I am angry. Pure and simple”
QUE EPISÓDIO MAIS TRISTE! Foi tão bom e, consequentemente, tão doloroso nos despedirmos de Airiam no momento em que conhecíamos um pouco mais a seu respeito – no começo do episódio, enquanto Michael garantia ao Capitão Pike que Tyler era inocente e não tinha sido quem sabotara o motor de esporos, como a USS Discovery acreditava, vimos Airiam cuidar de suas memórias, coisa que ela precisa fazer toda semana: decidir o que ela mantém consigo e o que ela deleta, porque embora seu sistema seja bem avançado, não há espaço para tudo. E, nessas memórias, entendemos que Airiam, em algum momento, já foi humana e fugiu para casar-se com o amor de sua vida, e isso fez com que eu ficasse bastante intrigado para entender melhor essa trama e como é que ela se tornou essa pessoa “ciberneticamente modificada”.
Ou qualquer coisa assim.
Mas toda vez que eu a estou achando fofa (eu ADOREI as memórias dela com as companheiras de nave, como a Tilly!), os seus olhos brilham naquelas terríveis três bolinhas vermelhas, e então ela se transforma, embora interprete muito bem e não pareça suspeita, de modo geral. Enquanto isso, a Almirante Cornwell se junta à USS Discovery tanto para interrogar Spock como para pedir ajuda em uma missão. Eu gosto muito de como o Spock está atormentado pela visão que o Anjo Vermelho lhe deu, e como o teste que a Almirante conduz parece provar que ele é inocente, mas ela também tem um vídeo da Federação em que podemos ver o Spock matando as pessoas para fugir de sua cela, recentemente. Agora, eles precisam ir à Seção 31, prender a Almirante Patar e reiniciar o sistema do Controle, porque toda a Federação parece comprometida.
No entanto, o perigo é MUITO MAIOR do que imaginam.
Finalmente entendemos como o “fim” que o Anjo mostrou a Spock vai acontecer!
Spock também tem uma cena INCRÍVEL ao lado de Michael, na qual ele está arisco e na defensiva, enquanto ela está debochada, e eles jogam uma partida de Xadres 3D (!) na qual ele se abstém da Lógica e faz movimentos inesperados que incomodam Michael. Devo dizer que Ethan Peck está novamente arrasando no papel, e de um modo sensual que me intriga. Como aquele simples “Alright, Michael. Let’s play chess” pode ser sido tão SEXY?! E ele estava intenso e gostoso enquanto jogava o jogo, não vou negar… mas Michael se incomoda com como ele nega as expectativas, e no fim eles acabam brigando quando ele diz algumas coisas bem pesadas, sobre a maneira como ela se culpa por tudo, por exemplo, e ela também se exalta, grita com ele… é um momento intenso e importante, porque percebemos que Spock, apesar de tudo, ainda ama Michael…
Mas ela está fechada demais em seu próprio luto.
Desmentindo toda a ideia de que ele é mais “fechado” que ela. Os dois são complicados.
Também ADOREI o Spock tendo um momento em que libera toda a sua emoção, porque descobriu que expressar suas emoções é bom, pela primeira vez ele gosta de fazê-lo… quando ele quebra aquele tabuleiro de xadrez, por exemplo… WOW. Mas Spock se mostra muito mais sábio e contido durante a chegada à Seção 31, repleta de armas e minas que os atacam. A Seção 31 está contra eles, e parece saber cada um de seus movimentos, pelo menos até Michael sugerir um pouco de “aleatoriedade e caos”. De todo modo, quando a Almirante Patar aparece para falar com a USS Discovery, ela avisa que a ordem de atacar “veio de dentro do Comando da própria Federação”, e eles são tidos como fugitivos e traidores. Por isso, Patar está disposta a prendê-los e acabar com a autoridade que Cornwell outrora tivera… mesmo assim, eles não abandonam a missão.
Precisam chegar até o Controle.
O grande problema é que Airiam se voluntaria para descer com eles, e não demora para seus olhos brilharem com os três pontinhos vermelhos. Quando chegam ao Controle, Michael e as demais encontram quatro corpos, congelados e mortos há aproximadamente duas semanas, e a Almirante Patar está entre eles… com essa informação, Saru consegue analisar os vídeos e perceber algo pelo qual se culpa por não ter percebido antes: TRATAVA-SE DE UM HOLOGRAMA. E da mesma maneira como Patar era um holograma da última vez em que a viram, também o vídeo de Spock matando os guardas para fugir de sua cela é feita com hologramas, o que quer dizer que a Seção 31 o incriminou. Ou o Controle propriamente dito: “We’re fighting the system itself”. Tilly também se dá conta de que há algo errado com Airiam, porque ela esvaziou sua mente de memórias, para liberar espaço…
E colocar o quê no lugar?
Enquanto isso, lá embaixo, Airiam se volta contra suas amigas e é uma sequência intensa e angustiante de luta. “What the hell is happening to her?” Algo está controlando Airiam para que ela leve até o Controle toda a informação que a Esfera, de episódios atrás, continha a respeito de “inteligência artificial”. Com essa informação, o Controle poderá atingir a CONSCIÊNCIA TOTAL e, com isso, eliminar todos os outros tipos de vida senciente no Universo… ou seja, isso é o que o Anjo Vermelho mostrou a Spock e que Spock vem chamando de “fim”. Isso é o que precisam impedir, e começa por impedir Airiam de passar toda essa informação. Para tentar trazer a verdadeira Airiam de volta, Tilly tem um momento EMOCIONANTE no qual fala com ela com toda a emoção que lhe cabe, e envia algumas memórias que a fazem lembrar dela mesma.
É muito triste quando Airiam emerge novamente, mas ela não tem controle sobre ela mesma – o Controle vai obrigá-la a transferir todas as informações, a não ser que Michael a ejete no espaço. A cena é INCRÍVEL, FORTE e TRISTE. Airiam implora para ser ejetada, Michael se recusa a abandoná-la, e eles só tem mais 15 segundos. Pike manda Michael ejetá-la, pois não há outro modo, e Spock, preocupada com a irmã, diz que “é Airiam ou ela”. Não há outra maneira a não ser ejetar Airiam, mas antes que ela morra, ela consegue dizer a Michael que queriam que ela a matasse, porque “tudo é por causa dela”. Então, ela pede que ela diga a todos que os ama e a manda achar o “Projeto Dédalo”. Então, Michael a ejeta. A última coisa que vemos, além das expressões tristes e das lágrimas, é Airiam vendo a sua memória favorita, antes de o sistema desligar.
E ela morrer.
MUITO TRISTE! L

Para mais postagens de Star Trek: Discovery, clique aqui.


Comentários