[Season Finale] The Gifted 2x16 – oMens



“You wanted the power of the Von Struckers. It’s all yours”
A JORNADA DE REED. Todos sabemos que “The Gifted” teve uma segunda temporada instável. Não atingindo a qualidade da primeira temporada por mais ameaçar do que realmente contar a história, a série se recuperou e mostrou potencial em seus últimos episódios, chegando a um espetacular Season Finale que até nos deixa curiosos para ver um pouquinho mais, embora provavelmente a série seja cancelada pela FOX, com a queda de audiência… de todo modo, ganhamos um último episódio com tudo aquilo que eu (pelo menos) amo em “The Gifted”, que tem a ver com o Reed (que jornada final belíssima!), o Andy e a Lauren (eu ADORO vê-los usando os seus poderes!), e um cliffhanger que não apenas traz de volta uma personagem querida, mas também ameaça um futuro interessante para a série, caso a terceira temporada venha a ser produzida.
Em flashbacks rápidos, a série nos relembra um pouco da trajetória de Reed, e é interessante lembrar-se dele e pensar em quem ele se tornou atualmente. Há 5 anos, no dia do 15 de Julho, ele decidiu se unir ao Serviço Sentinela, e ele se tornou um extremista que queria a morte dos mutantes – até que, dois anos depois, ele recebe a ligação de Lauren depois de um acidente na escola (quando os poderes de Andy se manifestaram pela primeira vez no Piloto de “The Gifted”), e é aí que as coisas começam a mudar para Reed… desde então, ele se transformou de um cara que caçava mutantes para um fugitivo que os protegia, descobrindo que seus dois filhos eram mutantes, e fazendo de tudo para protegê-los. Até que ele mesmo se descobrisse um mutante poderoso e destrutivo, incapaz de controlar os seus poderes por enquanto.
Eu gosto também de como desenvolveu-se a relação de Reed com os filhos. Nos flashbacks, o vimos com Lauren, assim como o vimos ao longo de toda a temporada, e no presente o vemos com Andy, e ele está muito feliz por ter o filho de volta ao lado da Resistência – e as cenas dos dois são emocionantes. Andy fala sobre como, muitas vezes, pensou em voltar, mas sempre acreditou que tivesse ido “longe demais” para isso. Na noite anterior, quando o pai contou-lhe o que tinha acontecido e o quanto eles eram parecidos, ele se sentiu parte da família novamente. Então, os dois se abraçam, e existe muito amor envolvido ali – sem o Andy, no período em que ele esteve com o Círculo Interno, Reed sentia como se parte dele tivesse sido arrancada e, em suas palavras, como se “ele nunca mais fosse voltar a ser completo”. É muito bonito!
Mas a família não vai ficar bem por muito tempo… o Círculo Interno QUER Andy e Lauren ao seu lado para causar estragos e colocar para frente o plano da “Nação Mutante”, e por isso eles vêm sequestrá-los – assim, a missão mais urgente da Resistência Mutante se torna salvar os Irmãos Strucker. Assim, Johnny fica para trás para enfrentar os Purificadores, sendo alvejado por tiros e se tornando, oficialmente, o Thunderbird, enquanto os demais saem em busca de Andy e Lauren, que estão sendo FORÇADOS a usarem seus poderes – eu queria que as coisas dessem certo para o Círculo Interno? NÃO. Mas não vou negar que eu AMEI ver os poderes de Fenris em Andy e Lauren, porque isso sempre foi o que mais gostei em “The Gifted”. Amo vê-los segurando a mão um do outro, a luz em volta deles, o vento em seus rostos, e a destruição saindo de suas mãos estendidas…
É MUITO PODER.
O problema é que as Irmãs Frost os levam ao limite. Os narizes dos dois já estão sangrando, e elas não pensam em parar – não até que esbarrem com a Resistência Mutante e Lorna interfira ao falar com Esme, E É SENSACIONAL. Porque Esmé não tem tanta certeza a respeito dos planos de Reeva como as demais Irmãs Frost. Então, Lorna a faz perceber que o que está fazendo ao obrigar Andy e Lauren a usarem o poder deles contra sua vontade é a mesma coisa que humanos fizeram com ela quando ela era criança – e por isso ela os odeia. E quando as Frost tentam trazer Esmé de volta para o lado delas, Lorna clama que “ela é sua amiga”. É o suficiente. No momento em que, depois disso, Esmé hesita, Marcos ataca as outras duas irmãs, dando tempo o suficiente para a Resistência fugir, levando com eles Andy e Lauren, em segurança.
Lorna convida Esmé a vir com eles.
Mas ela não pode abandonar as irmãs.
Por fim, o plano final da Resistência Mutante se torna deter Reeva – e apenas Reeva. Ela é o cérebro por trás de toda a operação do Círculo Interno, e se ela cair, o plano cai com ela. E existe uma maneira de fazer isso: COM O SACRIFÍCIO DE REED. Reed nunca pôde controlar o seu poder, que é bastante destrutivo, e desde que deixou de tomar os remédios, os episódios se tornaram mais intensos e mais frequentes. Ele sabe que, mais cedo ou mais tarde, a energia do seu poder vai consumi-lo, e talvez seja uma boa arma contra Reeva. Ela tem o poder de fazer as pessoas perderem o controle sobre seu próprio poder, algo que ele nunca teve, e talvez ele possa usar essa energia dentro dele como uma espécie de “bomba”, que também deteria Reeva, de uma vez por todas… assim, ele sobe sozinho até onde Reeva está, disposto a sacrificar-se para detê-la.
E eu já comecei a lamentar…
A cena é intensa, bonita e EMOCIONANTE. Reed e Reeva se enfrentam, e com uma trilha sonora emotiva, vemos o restante da Resistência lutando lá embaixo, enquanto Reed suporta o grito de Reeva, que parece alimentar o poder dentro dele. Ao fim de seu “grito”, Reeva fica assombrada ao ver Reed se levantar, e ele só tem uma coisa a dizer: “You wanted the power of the Von Struckers. It’s all yours”. Então, em uma cena FODA (!), Reed explode e a explosão de energia que parte de seu corpo consome Reeva em um segundo, com ela se desintegrando, o que expressa a sua insignificância frente ao poder crescente de Reed. É MUITO TRISTE pensar que o Reed morreu, mas é maravilhoso vê-lo vencer Reeva, e ele fez isso para que essa parte da guerra chegasse ao fim, e para que todos pudessem viver felizes com as pessoas que amam. O prédio do Círculo Interno desaba, mas as vidas prosperam…
E é uma despedida emocionante.
Se for renovada, sentiremos falta de Reed!

Para mais postagens de The Gifted, clique aqui.


Comentários