[Season Finale] Weird City 1x06 – Below



“Aren’t we all just actors in an underbudgeted episode?”
DEFINITIVAMENTE, O MAIS BIZARRO DE TODOS E UM DOS MEUS FAVORITOS! Eu ainda não consigo tirar “The One” do topo da minha lista, porque eu amei aquele episódio, e “Chonathan & Mulia & Barsley & Phephanie” é todo inteligente e crítico, mas “Below” é TÃO BOM QUANTO, de uma forma diferente e mais divertida. QUE EPISÓDIO SENSACIONAL! É a maneira perfeita de encerrar a maluquice de toda a temporada, com referências inteligentes e divertidas aos episódios anteriores e uma trama bizarra, mas intrigante. Estamos Abaixo da Linha, conhecendo Glail e Charlotta, duas criminosas que planejam qual é o próximo crime que vão cometer – ou pelo menos é isso o que elas acreditam ser, porque, na verdade, Glail e Charlotta são apenas personagens de uma série exibida Acima da Linha, e quando elas começam a se dar conta disso, as coisas se tornam MUITO MALUCAS. Adoro a metalinguagem, adoro os questionamentos a la Philip K. Dick.
Mas de modo leve e divertido, claro.
Eu gostei muito do caminhar do episódio, que faz um trabalho impressionante em apenas 17 minutos. A série protagonizada por Glail e Charlotta tem abertura e tudo, e Glail é a primeira a se dar conta do que está acontecendo, fazendo perguntas como: “Por que estamos dizendo isso? Nós sabemos o que somos, o que estamos fazendo…” Afinal de contas, Charlotta parece querer enunciar tanto os seus feitos quanto suas intenções… e então eu paro para pensar: ISSO É TÃO UMA SÉRIE DE TV MESMO! Glail também fica intrigada com quando elas falam sobre “a noite passada”, mas nenhuma delas se lembra bem do que aconteceu. Talvez uns flashes sobre um tal de Sammi e um Tymmi, mas são apenas nomes genéricos e nada muito específico. Cada vez mais, as coisas vão ficando estranhas, e a Glail é UMA VERDADEIRA COMÉDIA do início ao fim.
Amei a Glail!
É ela quem chama a atenção de Charlotta para como ela comenta que “seu cérebro não tem orçamento o suficiente para fazer toda a história da noite passada”, ou que toma os explosivos de sua mão, dizendo que ela não está fazendo nada, só enrolando eles… e, como que para fazê-la parar de dizer “loucuras”, Charlotta lhe dá uns tapas na cara, E AQUELA É UMA DAS MELHORES CENAS DO EPISÓDIO! Glail vira o rosto de um lado para o outro, os sons parecem vir de alguma outra parte, mas Charlotta não chega a encostar nela nem nada! Adoro a cara de deboche de Glail, do tipo: “See?” Então, Glail caminha para um lado escuro do set e descobre uma mesa cheia de comida, que talvez esteja ali para elas, além de um pôster da série delas, anunciando o “Series Finale”. Tudo é tão cheio de metalinguagem e brincadeiras divertidas, eu amei!
Como é de costume em séries (eu adoro como o YouTube brincou com isso no seu próprio Finale!), quando chegamos a uma revelação importante, vamos para os comerciais… E SÃO OS MELHORES COMERCIAIS DO MUNDO. Divertidos e… bem, bizarros. Temos uma propagando do Mário, o encanador, aquele mesmo de “Smart House”, uma propagando do PEJ, de “A Family”, patrocinado pelos laboratórios Negari, e uma propaganda de um álbum da Hobo Railroad Project, de “Go to College”. As referências são MARAVILHOSAS, e as propagandas ficam ainda mais bizarras no segundo intervalo comercial, com aquele cara lendo um livro no parque para “fazer amigos”, ou o Mário todo SEXY fazendo uma propagando “só para adultos” sobre como ele pode consertar qualquer encanamento da sua casa… bizarramente sexual isso tudo, não?
Quando volta do comercial pela primeira vez, Glail e Charlotta estão assustadas (“It means we’re characters in a TV show”), e se perguntam se estão em uma comédia de 30 minutos ou em um drama de 60, mas sabem que estão em uma TV a cabo… afinal de contas, Charlotta conseguiu dizer “fuck”. Os diálogos são todos PERFEITOS, e é isso que me faz colocá-lo quase como o melhor episódio. Tudo é ótimo. Adorei o mapa, adorei vê-las descobrindo o quanto têm ou não de controle sobre o episódio, alterando o passado e, consequentemente, o futuro – quando contam que foram a uma loja de roupas mais cedo e saíram de lá usando as roupas novas, e então suas roupas mudam e assim por diante. Da forma mais cômica possível, elas riem e se divertem, e é tudo PERFEITO DEMAIS. Até Charlie, o criador do programa, interferir, porque elas não podem fazer o que quiser…
Depois do segundo comercial, Glail e Charlotta entram no set de filmagem, encontram uma câmera e umas cadeiras vazias, além de figurantes (“Why aren’t they talking?” “Oh, they’re extras. If they talk, they make more money”), e então elas decidem terminar o episódio, porque assim podem voltar para o “mundo real” e se concentrar em outras coisas… no fim do episódio, elas acabam morrendo em uma explosão para a qual nem apertaram o botão, e é um momento DIVERTIDO e meio desconcertante… depois dos créditos da série delas, elas se levantam, planejam se encontrar, mas não conseguem ir embora… pelo contrário, elas estão PRESAS DENTRO DE UM PROGRAMA DE TV, DO QUAL NÃO CONSEGUEM SAIR. Seria esse o começo de uma nova série? As coisas são malucas, a sequência final é cheia de detalhes, e a sensação final é “WHAT THE FUCK?!”
Mas eu sinto que era isso mesmo que “Weird City” queria proporcionar.
ENTÃO EU AMEI!


Para mais postagens de Weird City, clique aqui.


Comentários