Turbo: Power Rangers 2 (Turbo: A Power Rangers Movie, 1997)


“Shift into Turbo!”
Ah, eu AMO ESSE FILME! Tudo bem, eu me lembro de tê-lo visto na Sessão da Tarde MUITAS VEZES, e “Turbo” é uma de minhas temporadas favoritas (não vejo a hora de comentá-la aqui no blog), e um dos motivos é porque eu AMO os uniformes! Bem simples, na verdade, mas absolutamente LINDOS. “Turbo: Power Rangers 2” é o filme que apresenta a temporada, representando a transição entre Zeo e Turbo, e por isso sua conexão com a série é mais notada, diferente do primeiro filme da franquia, de 1995, que é desconsiderado na série, que reconta a sua história, mais ou menos, em Ninja Quest, episódio em quatro partes da terceira temporada. Aqui temos Tommy, Kat, Tanya e Adam como Power Rangers, e Rocky sendo substituído como o Ranger Azul, cuja versão Turbo é assumida por Justin Stewart, o primeiro Ranger CRIANÇA!
Reassisti há alguns dias, senti um estilo meio Star Wars guiando o filme, e adorei! O começo, com as letrinhas no céu, é BEM Star Wars, descaradamente! Depois conhecemos Lerigot, correndo em um planeta diferente do nosso, e ele é uma mistura das criaturinhas de O Retorno de Jedi com o Mestre dos Magos… resultado? UMA GRAÇA. Fugindo, Lerigot escapa para a Terra. Na Terra, temos a apresentação de Justin, que está todo tristonho em um ônibus escolar com Tanya e Katherine, sem querer cantar a música com as outras crianças… enquanto isso, Rocky, o atual Ranger Azul, se machuca em um treino com Tommy e Adam, e é levado embora em uma maca… também conhecemos Divatox, a sensual vilã da temporada, que espreita em um submarino espacial (?). O filme é muito bom nas apresentações dos novos elementos!
E tudo passa bem rápido!
Gosto DEMAIS da Central de Comando conforme usada no filme… QUE COISA MAIS LINDA! O Zordon está um pouquinho diferente, o Alpha está bem tradicional, mas tudo agora é muito maior, mais moderno, com maior orçamento. Os efeitos do filme e os cenários são de outro nível, e você gostaria de ver isso empregado semanalmente nos episódios da série, embora reconheça a dificuldade. Gosto do espírito do filme, ele sempre me fascinou. E como vocês sabem, eu GOSTO de Power Rangers! Por isso me EMPOLGA! Por exemplo, temos Justin descobrindo, escondido sob a cama de hospital de Rocky, que ele e os amigos são os Power Rangers. Justin é um garoto órfão, que mora em um abrigo e que, como toda criança, é fascinada pelos Power Rangers! E quando ele descobre esse segredo, não tem mais como voltar atrás.
O filme vem em uma fase de Power Rangers em que a Mitologia já estava se construindo, já tínhamos PASSADO a que voltar. Com a série iniciada em 1993, tínhamos 4 anos de elementos a serem usados, e foram BEM usados. Turbo é um filme que consegue misturar a apresentação do novo com a nostalgia do que já vivemos. Temos cenas com Bulk e Skull, por exemplo, naquele estádio de beisebol, que são maravilhosas… tão Power Rangers! Também temos um rápido momento em que Kat, caindo em direção a um turbulento rio, morfa em Zeo, mas mal vemos o uniforme, porque a morfagem falha quando ela atinge a água e Tommy pula para salvá-la… é uma sequência tão boa! De ação eletrizante, os efeitos estão ótimos, e é ali que ela machuca a perna e eles encontram Lerigot, que mostra todo seu poder a curando.
Mas é depois disso que vem a MELHOR PARTE DO FILME!
Quer dizer… MEU CORAÇÃO PULA ATÉ HOJE! Porque, como eu estava dizendo, é bom explorar essas possibilidades que 4 anos de série lhe concedem – essa é a vitória de Turbo sobre Mighty Morphin: HÁ LEGADO. Assim, quando Divatox precisa sequestrar dois humanos “de coração puro”, ela sequestra dois antigos Rangers: KIMBERLY e JASON. É FASCINANTE vê-los de volta à franquia, a emoção quase não se aguenta em mim! Kimberly é um máximo, e nós a amamos… o Jason também (sempre gostei mais dele que de Tommy!), e ele está um gato (claro!). O filme, automaticamente, se torna mais rico ao poder trazer esses dois amados personagens de volta! Nostalgia define… agora os outros Rangers precisam salvá-los de Divatox, e também salvar Lerigot, que se rendeu aos vilões para salvar a esposa e o pequeno filhinho.
Como fazê-lo? ZORDON APRESENTA SEUS NOVOS TURBO ZORDS.
Raio Vermelho Turbo Zord. Detonador da Montanha Turbo Zord. Trovão do Deserto Turbo Zord. Estrela das Dunas Turbo Zord. Cata-Vento Turbo Zord. Aparentemente carros “comuns”, que na verdade são poderosos zords de batalha… mas eu acho que Turbo tem alguns dos zords mais ÚTEIS da história de Power Rangers! Assim, Zordon os apresenta aos seus novos poderes, de Power Rangers TURBO, e é um fenômeno quando eles pegam os Morfadores Turbo pela PRIMEIRA VEZ. A primeira morfagem, rápida e linda… esses uniformes são ESPETACULARES! Gosto do minimalismo, e eu acho que os capacetes, no estilo de faróis de carros, são elaborados e BONITOS. Confesso que ainda me arrepia ouvir aquele “Shift into Turbo!”, sério! E eles fazem um pequeno suspense para quem será o novo Ranger Azul, substituindo o Rocky, mas é tão óbvio…
JUSTIN STEWART!
O primeiro ranger criança da história dos Power Rangers, eu realmente gostava dele, porque ele me fazia pensar que EU podia ser um Power Ranger! Embora, vendo agora, eu ache bem estranho um garotinho daqueles dirigindo um carrão azul, mas ele chega a comentar que “ainda bem que não precisa de carteira para dirigir um zord”! Se carros já não eram o transporte super maneiro que todos queríamos, com as cinco chaves Turbo eles acordam um antigo Navio para levá-los em busca de seus amigos… um navio que acaba atacado por monstros em uma primeira batalha Turbo SEM MORFAR. Bem, eu costumo AMAR lutas sem morfar, mas nesse caso… eu queria ver mais o uniforme! Enquanto eles chegam ao Triângulo de Nêmesis, cujo portal é aberto para o submarino por Lerigot e para o Navio pelas Chaves Turbo, Kim e Jason estão pensando em como escapar…
Devo dizer: JASON ESTÁ UM GATO. Bem, o Jason SEMPRE foi um gato fofíssimo! Mas olha aqueles braços… e eu gosto de sua liderança e de como ele e Kimberly são eficientes trabalhando juntos em uma tentativa de escape que, a princípio, não funciona tão bem, mas que eventualmente acaba com Kim, Bulk e Skull escapando, e apenas Jason ficando para trás, como prisioneiro… ele chega à Ilha Perdida de Muiranthas preso como um sacrifício, e ele está com uma capa (e capuz) preto, num estilo meio Padawan, e gente… vocês sabem, né? GATO. O preto lhe favorece… e ele ficou todo misterioso e tudo o mais… e se não bastava o retorno de Jason e Kimberly, EU RI TANTO com a Divatox ligando para pedir conselhos à Rita Repulsa, que aconselha: “RUN!” Foi ótimo vê-la, ainda que brevemente, bem como o Lord Zedd dormindo, de máscara e tudo.
Piadinhas de Power Rangers!
O barco dos Rangers é explodido assim que eles chegam à ilha, e eles saem, f*das, em seus zords novos, para depois vermos A MORFAGEM COMPLETA, um a um! “Shift into Turbo!” Aquilo ME ARREPIA! Primeiro tem o Justin, todo fofinho, virando pro lado errado… depois a morfagem mesmo, e quando criança, eu AMAVA isso, era o que eu ficava esperando em TODO episódio de Power Rangers. Hoje em dia ainda me fascina! Nostalgicamente. Com Divatox querendo se casar com Maligore e prendendo Kimberly e Jason como sacrifício sobre um vulcão, os Rangers chegam pelas cavernas, iluminadas com seus novos capacetes, e Kim os apresenta a Divatox como “seu maior pesadelo”. ENTÃO VEMOS OS UNIFORMES TURBO EM AÇÃO, LUTANDO! E as armas Turbo também, que são lindas, devo dizer. E era tudo o que eu queria ver.
Mas não é a melhor parte do filme. A HISTÓRIA do filme também é muito boa!
Interessante, também, é ver as versões Kimberly e Jason do MAL, lutando de olhos vermelhos e vozes assombrosas… um dos principais destaques fica para a luta entre Jason e Tommy, o que é uma batalha repleta de significado… e eu só não torço para o Jason porque ele estava “consumido pelo mal”. Tudo dá certo no fim. Kimberly e Tommy salvam Jason de cair no vulcão, Lerigot e Yara fazem com que ele volte a ser bom, e então os Rangers podem se preocupar exclusivamente com a luta contra Maligore, com o Turbo Megazord, como no final de quase qualquer episódio de Power Rangers. O estranho é que toda a acoplagem é longa e bonita, mas quando o Megazord se levanta, ele é uma versão totalmente diferente dos carros que vimos até então. Mas a parte de dentro, de onde os Rangers comandam o Megazord? LINDA DEMAIS.
Assim, o filme chega ao fim, introduzindo BEM a história de Turbo, os novos poderes e personagens, e temos uma última participação de Jason, que entra na competição para substituir o Rocky, que ainda não está em condições de lutar. O Jason substituindo o Rocky? Power Rangers não conhece mesmo o limite da ironia! É bom ver Tommy, Jason e Adam lutando lado a lado, com Rocky assistindo e os demais Rangers (e o Ernie) assistindo da plateia… para mim, esse filme é MELHOR que o primeiro! Não só porque eu gosto de Turbo, mas porque a história me parece um pouco mais elaborada (menos como um episódio estendido da série) e eu gosto do fato de termos UM LEGADO ao qual podemos retornar, trazendo Kimberly e Jason de volta, além de uma participaçãozinha, ainda que rápida, de Rita Repulsa e Lord Zedd… essa LEMBRANÇA de versões passadas dos heróis faz com que tudo fique ainda mais bacana.
Gosto muito!

Para mais postagens de Power Rangers, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

Postar um comentário