Chiquititas (2014) – A fuga de Mili e Duda!


“O pavão disse que a Rosa Branca tinha que ir embora…”
Uma trama importante com consequências graves que tomou conta dos últimos capítulos de Chiquititas. Tudo começa por causa de uma confusão e um mal-entendido. Do lado do Duda, ele está se sentindo mal, a Carmen tem tratado ele excessivamente mal, e ele ainda acha que é adotado, porque a mãe não se importa com ele e tudo o mais… do lado da Mili, o Armando tenta beijar a Cíntia, a Tati vê, mas como ela estava com a pulseirinha da Mili por causa de uma brincadeira, e a deixa cair na “cena do crime”, a Cíntia entende que quem viu tudo foi a Mili… e ela não quer correr o risco da garota contar isso para alguém. Por isso, armou toda uma trama para conseguir que a Mili fosse TRANSFERIDA de orfanato, falando de um fajuto “limite de idade”, e como ela tinha mais de 12 anos… bem, então a confusão estava armada.
Foram cenas muito tristes… foi tão deprimente ver a Mili sofrendo frente à possibilidade de ser trocada de orfanato, pensando em talvez nem ver mais os amigos. E seria transferida no dia seguinte, nem poderia se despedir… que sofrimento. E que horror vê-la chorando. A única para quem ela contou foi para a Pata, afinal, elas são melhores amigas. “Não importa o que vai acontecer com a gente se você não estiver aqui”, disse a amiga, e foi LINDO. A Pata foi quem advertiu a garota que era EVIDENTE que a Cíntia estava mentindo, que ela ia levá-la para outro orfanato e não ia trazê-la de volta, por isso ela tinha que contar isso para alguém… para o Chico, para a Carol… mas Cíntia pegou no ponto fraco da Mili: as meninas. Disse que o orfanato podia fechar, as pessoas ficariam sem emprego, as meninas seriam separadas…
E a Mili ama aquelas garotas demais.
O Duda, por sua vez, não queria ir para a Europa, como sua mãe sugerira – e a Carmen foi extremamente grosseira e insensível com ele, dizendo que ele era um estorvo naquela casa! A Valentina tentou defendê-lo e confortá-lo, mas não foi o suficiente. Duda saiu dizendo que só atrapalhava a vida de todo mundo… e, de quebra, quando chegou ao orfanato para se despedir da Mili, ele ainda foi acusado de ter feito algo para ela (porque a Pata disse que o problema da Mili era esse)… felizmente a Mili pôde esclarecer essa confusão depressa, e então ela e Duda tiveram uma conversa sincera, que envolveu “Dá pra ver na sua cara que você também não tá bem” “Ninguém gosta de mim, nem se importa com o que eu sinto”. Nessa cena, foi uma das melhores interpretações de Filipe Bragança, porque eu senti a dor e o sofrimento do personagem.
Duda diz, então, que VAI FUGIR. E ao invés de dizer que é loucura ou que é perigoso, Mili disse que queria ir junto, e tinha que ser naquela noite. Antes da fuga, no entanto, as meninas insistem para Mili contar uma história e é LINDINHO. Ela está triste, mas é importante para todas… então ela conta a história, que é uma alegoria à sua própria (“O pavão disse que a Rosa Branca tinha que ir embora, senão todo o jardim ia sofrer”), e quando uma das garotas comenta “Eu não queria que ela fosse embora”, a Pata diz um doloroso “Também não”, quase em lágrimas, porque ela sabe o que está acontecendo… ela chora. Os olhos da Maria ficam carregados. E as lágrimas de Mili escorrem… que triste. Na despedida, Mili sai quieta do quarto, enquanto todas dormem, e olha para elas uma última vez, com um triste “Tchau, minhas irmãs”.
Como doeu.
Mili caminha, se despede da casa enquanto o Duda está vindo de táxi… Pata a encontra no último momento, para uma despedida final, e ela pede para ir com ela, mas Mili diz que não estará sozinha, porque o Duda vai com ela… foi uma despedida DOLOROSA. Os olhos vermelhos da Giovanna Grigio traduziram bem o sofrimento da Mili, que interpretação tocante e convincente, me partiu o coração, e eu chorei. Foi lindo e triste. A amizade e o amor de Mili e Pata são irretocáveis. Elas nem precisam dizer nada para “falarem” o que sentem… aqueles olhares, a maneira como a Pata tocou o seu rosto… e então ela diz que, se precisar, a Mili pode entrar em contato, que elas vão ajudar, esteja onde estiver. E então começa a confusão, porque Mili e Duda realmente FOGEM, para uma série de encrencas bastante perigosas.
Eles passam por um hotel antes de cair num caminhão de ladrões, contra os quais eventualmente lutam com laranjas, antes de andar longamente embaixo do sol quente e pegar carona com um velhinho meio louco e, portanto, um pouco perigoso, enquanto são acusados de roubo com retratos falados mostrados na TV e tudo! Para fugir disso, são obrigados a colocar roupinhas bregas e tocar em homenagem ao Gonzagão com o Inocêncio! Enquanto isso, no orfanato, as coisas ficam tristes quando todos dão pela falta de Mili… fiquei com tanto dó da Tati chorando achando que a culpa era dela, que a Mili ficou brava porque ela pegou a pulseira e não devolveu… que dó! Com a chegada escandalosa da Carmen perguntando do Duda, todos descobrem que ambos fugiram, então, e eles colocam a polícia em busca dos garotos!
Várias cenas no orfanato me comoveram. Gostei muito da Maria fazendo um desenho para mostrar à Pata que ela sabia o que estava acontecendo e que a Cíntia era má, dando força à menina para se impor contra a megera. A Pata ficou confortada no abraço mais fofo possível da Maria… que coisa lindinha! A Bia, por sua vez, a minha favorita, falou sobre a Mili com um “Mesmo brigando com ela, a gente continua sendo amigas. É coisa de irmã”, quando mostraram certa surpresa por “até ela” estar preocupada, e eu achei aquilo fofíssimo… assim como todo mundo acordado a noite inteira, preocupado com a Mili, sem conseguir dormir… as meninas de olhos arregalados… o Mosca o único dos meninos acordado, de pé, olhando pela janela, se perguntando onde a Mili podia estar… o amor de todos pela Mili foi muito tocante de se assistir!
Enquanto isso, Mili e Duda tentam escapar de Inocêncio, que os deixa trancados, em busca de companhia, e conseguem escapar quando pedem a ajuda da polícia e explicam toda a história do caminhão de ladrões e o “roubo”. Inocentes, com a história esclarecida, é hora de voltar para casa… enquanto, em casa, as coisas estão EXPLODINDO. Porque quando a Pata desce aquela escada, com um dramático “Mas você sabe muito bem porque a Mili fugiu” para a Cíntia, na frente de todo mundo, meu coração GELOU. Que delícia! A Pata expôs toda a verdade, falou de tudo o que a Cíntia disse a Mili, contou da mentira de Cíntia dizendo que recebeu uma carta do Dr. José Ricardo dizendo que a menina tinha que ser transferida por ter mais de 12 anos, e das ameaças que fez contra o Mosca caso ela dissesse alguma coisa… FINALMENTE.
E eu ri… porque chegou a hora de Cíntia DANÇAR!
A festa quando “Ernestina” avisa que os dois foram encontrados é linda… assim como a chegada dos dois de volta à casa do Dr. José Ricardo… ali, a mãe de Duda o espera, e conversa com ele, o abraça e diz que o ama e que estava com saudade… ele conseguiu o que queria, a atenção e o amor da mãe, uma pena que ele tenha precisado FUGIR para que ela “descobrisse” que o amava tanto assim… tadinho. Enquanto isso, o Dr. José Ricardo conversa com a Mili e pede que ela lhe conte toda a verdade, e ela fala tudo o que Cíntia lhe disse… é uma maravilha! Então, antes de ir embora, Mili pede para ver Gabi e até dá um beijinho no rosto do avô. Parece que uma das próximas tramas é a morte do José Ricardo que, no meio de todo o nervoso em busca de Cíntia, que foge antes de ser humilhada, começa a passar mal e dar sinais de sua futura morte.
As coisas mudam a partir de agora!
Duas últimas coisas a comentar: o sonho/memória da Mili quando criança, no balanço do orfanato, com um outro uniforme… vocês perceberam o QUANTO aquele uniforme era parecido com o uniforme ORIGINAL de Chiquititas, em 1995, lá na Argentina? MEU CORAÇÃO DISPAROU! Que homenagem bonita! Fora isso, o Duda está se despedindo, por ora… está indo embora para a Europa com a mãe, infelizmente. A cena é emocionante e tem cara de despedida de personagem que não retorna. Ainda bem que sei que ele retorna, porque gosto muito do Duda! Mas ele se despede de Mili e é bem compreensivo em relação à toda a história com Mosca, e para o Mosca ele pede que ele cuide de Mili. Os demais se despedem no portão do orfanato… Thiago diz que o time vai ficar desfalcado, Binho diz que ele não era tão chato quanto achava… Cris fica com a câmera dele. AMIGOS DE VERDADE, talvez os primeiros dele. O abraço geral foi lindinho e triste…
Porque parecia mesmo uma despedida definitiva.
Acho que o retorno dele vai demorar um pouquinho agora…

Para outras postagens de Chiquititas, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários