Riverdale 1x12 – Chapter Twelve: Anatomy of a Murder


Finalmente: O ASSASSINO DE JASON BLOSSOM!
A apenas um episódio do Season Finale, finalmente descobrimos a identidade do assassino de Jason Blossom, e não só: ganhamos uma visão assombrosa e FRIA do momento do assassinato, suficiente para chocar aos personagens e nos deixar um pouco desconfortáveis com a cena, também. No fim do episódio passado, FP Jones foi preso pelo assassinato, mas nós sabemos, graças a Archie e Veronica, que ele não é o assassino! Assim, enquanto Jughead pensa em ir embora de Riverdale, de uma vez por todas, Betty, Veronica e Archie o caçam por todo lado, até o encontrarem no lugar mais óbvio: a lanchonete. Seus olhos se enchem de vida novamente quando eles contam que o pai dele é inocente, que eles não encontraram arma nenhuma quando revistaram o trailer um pouco antes de a arma ser encontrada pelos policiais.
Então qual é o segredo?
FP Jones conta para a polícia todo o caso de Jason Blossom – como ele o ajudou com todo o lance das drogas, e como, quando percebeu quem ele era, aproveitou-se disso e o prendeu no porão de Wyrm, para ligar para Clifford Blossom e pedir uma recompensa por seu filho… foi de lá que Jason supostamente escapou, e depois morreu. FP conta que foi ele quem ateou fogo ao carro com provas, e a tensão cresce quando ele é perguntado diretamente: “Did you kill Jason Blossom?” Infelizmente, ainda que NÓS saibamos que ele é inocente, ele confessa. Então o mistério só aumenta em um delicioso clima de suspense e de investigação que muito me prende… nós queríamos saber por que FP estava mentindo daquela maneira, quem estava encobrindo e por quê. Enquanto isso, o jornal circula pela cidade com os dizeres “JUSTICE FOR JASON”.
Mas Polly não compra a história.
São cenas intensas que seguem a confissão e “confirmação” do assassino de Jason. Jughead, contra todas as possibilidades e repleto de coragem, aparece na escola e pede desculpas a Cheryl por isso, e é angustiante como ela lhe dá um tapa na cara e depois o estapeia, e foi Archie quem separou a “briga”, embora Jug estivesse inerte. Archie defendeu o amigo/irmão de toda maneira, dizendo que não era justo que ele fosse expulso por ter apanhado de Cheryl, e a “briga” que Archie teve com seu pai, Fred, foi muito impactante. Foi dolorosa, na verdade, mais do que grandiosa ou algo assim… ele defendeu Jug com uma paixão comovente, e na verdade Fred foi bem cruel, mas é o que um pai faria, para tentar defender o filho de qualquer maneira. Mas me doeu ver o Jug ouvindo tudo, saindo para a rua…
As verdades continuam vindo à tona, e é um pouco assustador. Hal Cooper invade a casa dos Cooper para dizer que foi ele quem roubou os arquivos do xerife, então por que FP confessou algo que não fez? E ele joga uma BOMBA ainda maior: que o avô Cooper, que foi morto por um Blossom, não foi apenas sua vítima – ERA TAMBÉM SEU IRMÃO. Basicamente, então, os Blossom e os Cooper são uma família só. A cara de Betty ao perguntar “I’m a Blossom?” foi MUITO relacionável! Então Alice invade, com o resto da família, a Mansão Blossom para resgatar Polly Cooper, acusando-os de incesto, e tem um escândalo todo que culmina em Penelope dizendo que “nada é mais puramente Blossom do que aquele bebê”, o que é deveras perturbador e doentio. Então Alice e Betty conseguem levar Polly de volta para casa.
Enquanto isso, Jughead entra em todo o jogo para salvar o pai. Vai até a cadeia para visitá-lo, e como um “assassino honesto” (ironias, ironias), ele mantém a história até o fim, e grita com Jughead pedindo que ele NUNCA MAIS APAREÇA. Mas era possível sentir que ele estava escondendo algo e queria proteger o filho… continuando investigando, o grupo chega a Joaquin, uma Serpente, namorado de Kevin, para quem FP fez a sua única ligação disponível. Por quê?! Então mais coisas se esclarecem lentamente: FP e Joaquín encontraram Jason baleado no porão, congelaram o corpo, limparam a cena do crime, encobriram as provas… mas Joaquin nunca perguntou a FP se tinha sido ele ou não que matou Jason. Tudo vai se tornando mais elaborado e complexo, especialmente quando eles vão atrás de Mustang e o encontram morto por overdose na banheira.
Gosto de como os jovens trabalham juntos, acho que eles têm uma química INCRÍVEL juntos! Gosto de todos, à sua maneira. Quis NÃO gostar do Kevin nesse episódio, mas não consegui quando ele chamou Joaquin e o beijou, um último beijo, e então Joaquin, depois de dizer que “ia sentir falta dele, engomadinho”, conta algo a mais, que leva os jovens a uma nova pista, enquanto a lista de suspeitos atuais se reduzem a Clifford e Penelope Blossom, e Hiram Lodge. Jughead, Betty e Kevin encontram A JAQUETA DE JASON, e unindo-se ao grupo, com Veronica e Archie também, eles investigam porque sabem que tem que ter algum significado ali, alguma maneira de ajudar FP… e eles descobrem um pen-drive. A tensão do grupo era palpável. O nervosismo e o suspense enquanto eles colocavam o pen-drive no computador para ver seu conteúdo.
QUE CENA!
O choque com que todos assistiram ao vídeo, com que as garotas choraram exclamando coisas como “Oh my God!”, e então tudo se movimenta, rápido demais. Betty faz uma ligação, pede para Cheryl sair daquela casa, e ela desce as escadas chorando, em câmera lenta, num suspense incrível para enfrentar o pai. E então NÓS vemos o vídeo que causou tanto impacto, e é MESMO impactante: CLIFFORD BLOSSOM MATANDO O PRÓPRIO FILHO COM UM TIRO NA TESTA! E foi uma cena e tanto. Gostei de como a série colocou de forma crua a morte, porque isso tornou tudo muito forte, um vídeo poderoso e memorável, com a morte de verdade de Jason Blossom, de uma maneira que nunca pode ser questionada. Cliff matou, e ameaçou FP Jones de dar a Jughead o mesmo fim que deu a Jason, por isso FP confessou daquela maneira.
Para proteger o filho…
Agora queremos ver o que será de Cliff depois dessa EXPLOSÃO!


Para mais postagens de Riverdale, clique aqui.


Comentários