Chiquititas (2014) – O acidente de Dani


Eu ainda não estava preparado… minha reação foi de “MAS JÁ?!”, e tudo acontece bem rápido! Na verdade voltamos um pouco para entender todo o background que levou ao acidente da Dani que a deixa na cadeira de rodas. Digamos que tudo começou naquele jogo da Copa em que a luz acabou, que resultou no desafio das meninas, que treinaram arduamente e VENCERAM os meninos em uma super partida muito bacana, treinadas pela Matilde. Digo que começou lá porque quando a Dani viu a Carol dar um beijo em Maria, ela saiu toda nervosa, morrendo de ciúmes, e tentou estragar os origamis da Maria, os 1000 Tsurus que a garota ia fazer para “ter seu sonho realizado”. Foi ali que a Ana e a Tati apareceram para defender a Maria (que dó ver os olhinhos dela cheios de lágrimas!) e brigar com a Dani… o que foi merecido, não nego.
Mas a Dani é uma garota difícil. E é como o Chico e a Carol disseram: às vezes, aqueles mais orgulhosos são os que mais precisam de carinho. Depois de brigar com as garotas, que defenderam a Maria, e continuar com ciúmes da Carol, a Dani foi se afastando das outras crianças, se isolando… e o destino a colocou para dividir uma escada com a Brunilda! Acontece que, para se vingar das meninas pelos “exageros na cobrança da aposta”, Thiago e Binho roubaram a aranha da “Ernestina” para assustar as garotas, colocando-a na cama da Bia, mas a aranha fugiu… e quando a Dani a encontrou na escada, ELA TROPEÇOU E CAIU. Foi triste ver a Dani rodar degraus abaixo porque eu sabia o que estava por vir… um acidente similar ao nosso de 1997, com um pouquinho menos de estrago à casa em si. Uma grande jornada se inicia agora.
Fiquei angustiado, confesso. As cenas DEPOIS do acidente foram fortes e me levaram às lágrimas. Ana e Tati ficaram se sentindo culpadas, enquanto a Mili tentava dizer que elas não tinham culpa, e que elas só tinham que torcer para que ficasse tudo bem. Mas eu CHOREI MESMO com o Binho! Porque eu GOSTO DEMAIS do Binho, eu acho ele uma fofura, e embora ele tenha embarcado na “travessura” de Thiago, ele não fez por mal… é tão triste quando a Matilde fala que a culpa de a Dani ter caído e se machucado era deles, com os olhinhos do Binho se enchendo de lágrimas… depois, quando ele conversa com o Chico, conta o que fez e como a culpa é dele… COMO EU CHOREI! Que dó daquela criança! Mas felizmente não vão trabalhar com uma martirização do coitado, porque eu acredito que ele tenha aprendido as consequências de uma travessura impensada.
Com o clima todo triste no orfanato, com todo mundo extremamente mal, e “com medo de esperar o melhor e algo ruim acontecer”, as cenas do hospital também são fortes. O caso é grave, segundo o Fernando, a menina fraturou uma vértebra, embora ainda haja esperanças de que ela volte a andar… mas quando a Dani acorda… QUE AGONIA! A Carol, chorando, fala com ela, e ela começa a perguntar porque não consegue mexer as pernas, diz que não quer ficar sem andar, e que quer a sua mãe. QUE SOFRIMENTO. Eu imagino o tamanho da dor e do desespero dessa garota, e foi tão triste vê-la pedir pela mãe, que não está mais ali. A Dani é uma garotinha quase insuportável, mas ela já sofreu tanto, não tem como não sentir ao lado dela. Mas o Dr. Fernando diz que ela pode voltar a andar, mas tem que aceitar um tratamento.
E ela o aceita.
A Dani chega em casa na cadeira de rodas, profundamente triste, e é angustiante ver a sua expressão apagada, distante, arrasada, sem olhar para ninguém. Foi uma das melhores interpretações da Carolina Chamberlain, me arrepiou, mas eu já estava comovido por TUDO. Foi LINDINHA a atitude da Maria, de conversar com a Laurinha e perguntar se ela se importa em ficar com a Dani um tempo, só enquanto ela tá tão triste… e as meninas TENTARAM ajudar, mas fazer uma DANÇA para recebe-la foi uma tremenda falta de tato! Naturalmente, Dani sofreu ao vê-las dançando daquela maneira, e eu fiquei com dó… que dor profunda vê-la dizer que “elas fizeram isso de propósito”, e acho que só então caiu a ficha das meninas do quanto “uma dança” para receber uma garota na cadeira de rodas era inapropriado. Mas daí já era tarde demais.
As coisas no orfanato não serão NADA FÁCEIS daqui para frente.

Para outras postagens de Chiquititas, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários