Mighty Morphin Power Rangers – Primeira Temporada (Parte 4)


“Without confidence, your powers are completely useless”
A Parte 4 da primeira temporada de Mighty Morphin Power Rangers começa quando a série retorna de seu primeiro hiatus, de pouco mais de 2 meses. Voltando em 07 de Fevereiro de 1994, a série traz Rita’s Seed of Evil, um episódio bastante comum, com a temática de meio-ambiente e os Rangers tendo que lutar, em última instância, com uma planta do mal da Rita… ainda estamos sem Tommy na série, e sua última aparição foi uma surpresa no fim de Doomsday, quando foi comemorado o “Dia dos Power Rangers” no Parque da Alameda dos Anjos. Estamos nos aproximando do fim da temporada, e eu gosto de ver como já nos afeiçoamos muito mais a cada um dos personagens, e já gostamos do episódio quando notamos um ou outro personagem no protagonismo! Há alguns BONS episódios a serem comentados…
Também temos outros nem tão bons assim, mas que foram mais ou menos nostálgicos. É o caso de A Pig Surprise que, como o nome sugere, traz de volta o porco que eles já lutaram lá mais no começo da temporada. Bem, tudo começa com um dia para adotar um bichinho de estimação, e uma senhora estranha deixa um porco bem gordo para adoção, de nome Norman. Primeiro o Bulk e o Skull ficam com ele, mas depois ele se transforma em quem? Naquele porco que os Rangers derrotaram sem Megazord da última vez, dando para ele um sanduíche super apimentado – você lembra dele, certamente, o porco que supostamente ia acabar com toda a comida do Planeta Terra em 48 horas caso os Rangers não conseguissem detê-lo. Mas eles conseguiram. E agora, de volta, eles precisaram detê-lo outra vez.
Gosto particularmente de Something Fishy, especialmente porque é um episódio centrado no Billy, e ele é o meu Ranger FAVORITO. Quando parte da equipe está saindo para um mergulho, Billy e Kimberly se recusam a acompanhar – ele porque não gosta de peixe, e ela porque não quer molhar o cabelo. Novamente a dupla que já passou por algumas juntos, e eu gosto DEMAIS da dinâmica entre os dois. Por exemplo, quando eles armam um piquenique no parque, se divertem, conversam e ele conta para ela o seu trauma por ter sido mordido por um peixe quando criança… a amizade dos dois é muito bonita, eu adoro isso! Também adoro como os dois lutam contra Putties no Parque e ele está FENOMENAL. Mal parece o Billy tão desengonçado do início da temporada, embora ele ainda mantenha a sua personalidade, aliada a uma eficiência admirável!
Ele dá mortais, saltos e luta lindamente. É sexy.
Mas então Rita Repulsa o enfeitiça – e ele não consegue mais controlar o seu medo. E o vilão da semana? UM PEIXÃO, claro. A ideia é simples: “You must overcome your fear, Billy. The other Rangers need you”. Na hora da batalha, eu gosto de como Kimberly manda que os amigos tomem conta do vilão enquanto ela e Billy lutam contra os Putties… mas quando todos são presos pelo vilão, é o momento em que Billy precisa MESMO enfrentar o seu medo, superá-lo e lutar… e, por seus amigos, ele faz isso. Eu já fiquei apreensivo esperando o momento de o Billy ser ÓTIMO, pena que foi tudo tão rápido. Por fim, o Billy conseguiu, assim, melhorar de uma fobia antiga, ele acabou o episódio até voltando de uma pescaria, e não recusando a possibilidade de ir mergulhar da próxima vez… fora que ele estava adorável em sua roupinha de pesca!
Depois, temos Lions & Blizzard, um episódio que mistura muita coisa e fica bem bacana. Começa com uma espécie de gincana divertida, tem até cabo de guerra, as pessoas caindo na lama… e o Time dos Rangers ganha o Troféu Leão Nobre, que é sequestrado por Rita para ser transformado em um monstro da semana bizarro, uma mistura de leão e bode, capaz de controlar o clima Por isso o “blizzard” do título. Enquanto isso, Zack ainda ganha, finalmente, a chance de sair com Angela, a garota dos seus sonhos há muitos episódios, mas quando ele está no cinema com ela, o Zordon acaba chamando ele para ajudar os outros quatro, que ficam aprisionados em um tornado falso… então bye-bye encontro. Tem batalha com nevasca, tem o Megazord congelado, e tem o Zack levando um GELO mesmo de Angela… acho que ficou bem coerente!
Um dos meus favoritos nessa sequência de episódios é, certamente, o Crystal of Nightmares. Os cinco saem no fim de semana para o campo, onde possam estudar. Eu gosto da leveza de cenas como os garotos se divertindo, como o Zack dançando, pulando na cama e teve até guerra de travesseiro entre eles, com pena e tudo! Isso foi melhor que todo o resto! Mas também foi legal como Goldar encheu suas noites de pesadelos, e eles se contorceram lembrando de momentos terríveis de batalhas antigas que não deram assim muito certo (Jason dormindo sem camisa é sacanagem! WOW!) O pesadelo final e coletivo é com Zordon retirando seus poderes, e eles acordam apavorados, concretizando o plano de Goldar: assustados e com medo, eles perdem a confiança em si mesmos, e então não podem mais vencer.
Assim, temos MUITA cena de luta sem morfar, e eu ADOREI! <3
É Jason quem luta contra Goldar (sem morfar) e destrói o Cristal dos Pesadelos!
Outros episódios já foram mais simples. To Flea or Not to Flee foi bem bizarre, porque o vilão da semana era uma PULGA, e a Rita o encolheu para colocar em um cachorro que Jason e os outros Rangers encontraram perdido – assim, a principal trama do episódio envolve muita COCEIRA. Em uma cena, o Jason até vence os Putties passando coceira para eles! O melhor do episódio foi o final, com eles dando o dinheiro da recompensa para o Ernie, que estava ameaçando ter que fechar a lanchonete que é o lugar CARA de Mighty Morphin Power Rangers, e tem tanto valor sentimental para cada um deles… ele sempre é TÃO querido com todos eles, e tão fascinado pelos Rangers que eu acho que aquilo foi muito mais do que merecido! Por esse tipo de coia que eles são Rangers… eles têm um ótimo coração e sempre tiveram!
Reign of the Jellyfish trouxe a proposta de uma Cápsula do Tempo, e foi legal ver o que cada um enterrou… um troféu, uma peça de roupa, música, uma calculadora, um jornal do dia… adivinhe quem enterrou o quê. E a professora colocou uma foto dos Power Rangers, para que, em 100 anos, as pessoas se lembrassem deles e de como arriscaram continuamente suas vidas para salvar o mundo. Uma parte divertida foi os monstros da Rita tentando roubar a Cápsula porque ela queria uma foto dela dentro! O episódio trouxe, também, um vilão diferente que conseguiu transportá-los para outra dimensão na qual eles não podiam tocar nele, mas ele podia bater neles, e então foi um pouquinho desesperador, mas acabou depressa. A melhor parte do episódio foi a mensagem que eles tentaram deixar para o futuro, e sua visão de como eles esperavam que ele fosse…

“You know, I hope that the people who open this Time Capsule in the future live in a peaceful and friendly world. With no hatred. No prejudice. No crime. And no wars. Think it will ever happen? If we all do our part and try to get along with each other yeah, I do. We just got to hope for the best. To the future!”

Por fim, em Plage of the Mantis, nós tivemos o protagonismo centrado em Trini e na questão da honra. Acontece que ela está estudando um novo kung-fu, e está aprendendo algumas coisas novas… em algum momento, Trini se sente culpada por não enfrentar o monstro da semana sozinha, porque tem que ser um combate justo, um a um – e o desafio vem na questão de ser “justo” ou não. Claro que as questões de “honra” em uma batalha como essa dos Rangers fica muito maleável. Porque a ideia é mexer com a ética de Trini, questionando sua honra quando ela é desafiada a uma batalha solo, mas como confiar em um monstro de Rita Repulsa? NÃO DÁ! Por fim, Zordon elogia Trini e garante: “You did the honorable thing. You tried to be fair”. E isso é o que importa, porque diz muito sobre a Trini, não é?

Para mais postagens de Mighty Morphin Power Rangers, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários