Chico Bento Moço, Edição #11 – O Filho do Chico

 
Uma edição pela qual eu não esperava. E que GOSTEI DEMAIS!
Gente, PREPAREM-SE PARA UMA EDIÇÃO DIFERENTE! Como o título e a capa da edição sugerem, uma moça chegou à UFA dizendo que o Chico Bento é o pai de um filho seu, ou algo assim – surpreendente e ousada, a edição me fascinou pela coragem de fazer algo tão mais adulto, em um salto um pouco grande e chocante. É uma edição ótima, que traz um tema que merece ser comentado, e ainda teremos continuação, pela carta de Rosinha no final, mas eu confesso que foi ainda um choque sim, pensar no Chico Bento como PAI, vê-los falar sobre métodos anticoncepcionais, como o preservativo, e é mais ou menos como diz na capa: “Por esta ninguém esperava…” A edição é boa, e nela as coisas acontecem bem depressa, deixando-nos, agora, ansiosos para ver como será essa visita imediata de Rosinha, que não pode estar nada feliz.
É claro.
Começamos com uma introdução nos Estados Unidos com Genesinho, quando o seu pai aparece, furioso, inconformado com a maneira como o filho está gastando o seu dinheiro, com bebidas, festas e mulheres – e então o leva de volta ao Brasil, deixando Anna, sua namorada, para trás, sem entender nada. De volta ao Brasil, Genesinho vai estudar justamente na UFA, e encontra o Chico Bento de volta em um momento que não é nada amistoso, começando a evidenciar o tom mais adulto da trama (muito diferente de qualquer coisa que tenhamos visto em Turma da Mônica Jovem), e é nojento e desprezível a maneira como Genesinho fala com as garotas, como Fran e Ferrugem! Como sugere, por exemplo, “dar atenção às duas ao mesmo tempo”. Ele é absolutamente nojento, em um nível quase que astronômico!
Anna chega mais tarde, em busca de Genesinho, que é um BABACA COMPLETO com ela e nem lhe dá atenção, dispensando-a, mesmo depois de todo o esforço que ela fez para vir dos Estados Unidos ao Brasil, vendendo tudo o que tinha – não que ela seja um exemplo de pessoa, já que é um pouco nojenta e metida, mas o Chico Bento, moço de bom coração como é, e profundamente ingênuo, resolve ajudá-la a encontrar um lugar onde possa passar a noite. Ele é gentil e legal com ela, diz que ela está melhor sem Genesinho, e a leva para uma série de lugares onde ela pode passar a noite. Primeiro com Ferrugem, que se propõe a ajudar por causa do Chico, não por causa da Anna, mas ela faz comentários sobre a “cama king size” e os “lençóis de seda” com os quais está acostumada, e isso é desprezível! Ela aceita ficar em uma pensão mais cara que as demais…
O problema começa então. Porque quando ela encontra onde passar a noite, ela pede que Chico fique ali com ela, porque ela não tem ninguém para conversar e não quer ficar sozinha. O Chico quase não fica, ele começa a suar imediatamente, fica nervoso, sabe que não deve – na verdade ele fica bem horrorizado com a sugestão. Mas ela vai abraçando e se aconchegando, e por fim ele fica um pouquinho, mesmo que escape no meio da noite. Mas em uma cidade pequena, isso naturalmente se espalha, e dentro de pouco tempo TODO MUNDO já está sabendo que ele “passou uma noite com Anna”, e isso é algo bem sério. Bombeta, por exemplo, acha MESMO que ele dormiu com ela, e o Genesinho ficou todo nervoso ao escutar isso, e provocou o Chico derrubando coisa em sua roupa, depois eles brigaram de verdade, e teriam brigado mais se Anna não tivesse interrompido…
…dizendo que está GRÁVIDA.
É chocante, ainda que você conheça a ideia da edição. Genesinho a acusa de estar tentando dar o “golpe da barriga”, e ela diz que não é nada disso, PORQUE O PAI DO SEU FILHO É O CHICO BENTO! Eu fico com dó do Chico, tadinho, reagindo chocado com um “Ahhh! Deixa disso, moça! Esse filho não pode ser meu! Porque pra fazer filho, a gente tinha que… que… tinha que fazer aquelas coisas, ué!” no qual nós imediatamente acreditamos. Porque vimos essa parte, dele fugindo, e porque nós conhecemos o Chico! No entanto, mesmo assim, como todo mundo sabe da “noite que eles passaram juntos”, eles julgam o Chico e acreditam na história de Anna e, supostamente decepcionados com ele, começam a se afastar, o que é bem triste. O Chico, sem saber o que fazer e como isso tudo pode estar acontecendo, vai perdendo o juízo.
Temos um PESADELO realmente apavorante. As coisas acontecem depressa, Anna aparece já com um bebê no colo, e esse bebê tem a cara e o cabelinho do Chico (uma fofura, embora não seja de verdade e ninguém quer que o Chico tenha um filho tão cedo, ainda mais que não seja da Rosinha!), e então ele o leva para conhecer os avós, e o Chico diz que não sabe como cuidar de criança (as cenas dele dando comida ou trocando as fraldas, por exemplo), e ele diz para o pai que vai ter que abrir mão de seu sonho de estudar e se formar, porque agora precisa trabalhar dia e noite para sustentar o seu filho, e quem sabe um dia ele tenha um futuro melhor do que o dele… são algumas páginas, e você SENTE que não são de verdade, mas ainda assim é bem desesperador, lê-las me deixou meio angustiado e um pouco sem fôlego.
É um alívio quando o Chico acorda [sem camisa, por sinal].
No entanto, o pesadelo era só a parte do bebê nascido – a Anna ainda está dizendo que ele é pai de seu filho! E ele precisa resolver isso… é nessa parte que Chico é mais julgado e tratado mal, e Fran se mostra muito DECEPCIONADA com o Chico, enquanto Vespa diz que ele, como caipira, não deve entender de métodos anticoncepcionais, enquanto o Chico lamenta: “Eu não precisava me proteger… porque eu não fiz nada!” E é tão triste que ninguém acredite nele… até o Bombeta, que nunca o abandona, comenta coisas como “Marcou bobeira, Chico! Se faltou grana para comprar preservativo, era só pedir que eu emprestava, pô!” e, tentando acreditar na história do Chico, pergunta para ele repetidamente se ele não é MESMO o pai do filho de Anna! E o Chico sabe que não aguenta 9 meses até que possa fazer um teste, ele vai enlouquecer até lá.
Precisa provar a verdade AGORA!
Por isso ele e Jura vão até Anna para falar com ela, mas ela não está na pensão… então o Chico encontra um exame de gravidez, EM INGLÊS, que é a sua prova tão esperada: Anna já veio para o Brasil grávida, então o filho não pode ser dele! Acontece que ela fez aquilo tudo como uma maneira de magoar o Genesinho, depois da maneira grosseira como ele a tratou, acusando-a de golpe da barriga. Mas a história não termina aí. Bem, tudo bem, o Chico conseguiu provar que o filho não é dele, mas a Rosinha, distante, ouvindo apenas os boatos de uma garota que chega à UFA dizendo que está grávida de Chico, não está NADA FELIZ, e com razão. A sua carta foi curta e simples, uma verdadeira ameaça… ela está indo “visitar” o Chico. A carinha final confusa do Chico (chorando, sorrindo e sofrendo) diz muito sobre o seu estado de espírito atual:
“A Rosinha vem aqui! Só pra brigar comigo! É a pior alegria que já tive!”
Wow!

Para mais postagens do Chico Bento Moço, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz



Comentários