REBELDE, Primeira Temporada – A Vingança de Miguel


“Agora me diz: me diz quem foi o culpado, Mia?”
Outra parte importantíssima da trama de Rebelde cuja finalização acontece ainda na primeira temporada – a vingança de Miguel Arango. Conhecemos a história, pelo menos da maneira como Miguel a conhece, desde o primeiro capítulo: que Franco Colucci foi o responsável pela morte de seu pai, e tudo oque ele quer é se vingar. É dessa maneira que Miguel, mesmo já tendo terminado o Ensino Médio, aparece no Elite Way School, se aproxima de Mia e de toda a família Colucci. O que você pode concordar que é bastante doentio e ameaça corromper a integridade de Miguel ou qualquer coisa assim. E quando isso vem à tona, nós temos cenas emocionantes nas quais as coisas começam a ser lentamente resolvidas, muita lágrima, muita cobrança, muito desespero. São atuações muito boas que nos mostram a dor de todo um sofrimento, e eu acho que é justamente, também, o que faltava para que o Miguel pudesse ser feliz de fato. Porque enquanto ele vivesse com essa obsessão de destruir os Colucci…
…ele de fato viveria?
Tudo bem, deixando a “profunda” filosofia de lado, vamos aos fatos. Gastão é quem conta para Mia que o Miguel veio para a cidade para se vingar dela e de Franco porque acha que ele é o responsável pela morte de seu pai. Afinal de contas, quando o “Sr. Colucci” deu para trás no acordo deles, o pai de Miguel apareceu morto no dia seguinte. Gastão, Mia e Franco discutem sobre um tal “Sr. Colucci”, e as coisas vão se esclarecendo. Parece claro, ao fim, que Franco não teve realmente nada a ver… o verdadeiro criminoso é o Carlo Colucci, irmão mau caráter de Franco que se passou por ele para suas ações ilegais e tramoias, e é só por isso que o Miguel acredita que a culpa é dele. Assim, com todas essas informações nas mãos, Mia Colucci vai atrás de Miguel para que possa confrontá-lo e eles possam resolver tudo (e eu devo dizer que o Miguel está mais lindo que nunca na ocasião, por um motivo ou por outro).
“Não precisa mais mentir. Você veio para esse colégio, mas agora eu sei que não foi para estudar, foi? Você veio para se vingar de meu pai e de mim, não é?” – Com lágrimas nos olhos, eu entendo um pouco a dor de Mia. Não, nunca estive nessa posição, mas tento compreender, através de empatia, em como deve doer pensar que TUDO foi uma mentira desde o começo, e que tudo o que Miguel queria era se vingar, não? “O seu pai perdeu tudo e você acha que a culpa é nossa. Mas você não tem como provar isso, porque não é verdade”. Com cenas muito fortes e um momento intenso e muito triste, Miguel conta toda a história – é emocionante. O acidente quando o pai dele tentou seguir “Franco” eu alta velocidade, e quando o carro capotou o “Sr. Colucci” não se importou em fazer nada (“Ele nem teve a decência de chamar uma ambulância”). “Foi uma morte muito dolorosa. Cheia de agonia. Agora me diz: me diz quem foi o culpado, Mia?” Então Miguel chora de verdade. Perde a capacidade de falar. Soluça. É desesperador ver o sofrimento de Miguel, outrora tão forte e decidido, agora destruído.
Acabado.
E embora Mia insista que foi Carlo quem fez tudo, Miguel insiste na culpa sobre toda a família Colucci. Então ele vai continuar com seu plano de vingança, seja ele qual for. Eu adoro como Franco Colucci é íntegro o suficiente para mandar o irmão para a cadeia e então ir realmente enfrentar Miguel. Muita tensão. Suspense. Para começar, Franco dá um tapa na cara de Miguel, fala que confiou nele, o deixou perto de sua filha, abriu as portas de sua casa… e cobra dele, como ele pode ter feito isso? Os sentimentos, de ambas as partes, são todos intensamente colocados para fora. Franco garante que a culpa é de Carlo, e que ele não tem nada a ver com o que Miguel o culpa, mas Miguel não abre mão, diz que a família Colucci destruiu a sua família e isso ele não vai perdoar. Acho que o maior baque, mais que o tapa físico, é independente disso tudo, Franco manter uma postura que lhe permite dizer: “Pode pensar que eu sou um estúpido, mas apesar de tudo que sei de você agora, eu não te imagino nos fazendo mal. E depois: tem quase um ano que nos conhece! Como pode continuar achando que eu fiz mal à sua família?”
Como reagir a isso?
Acho que é um processo natural e futuro de Miguel, o de se adaptar a isso, de aceitar isso e de poder seguir em frente. Porque agora, tudo o que ele precisa é seguir em frente. E se ele queria vingança ou justiça (conceitos que se confundem facilmente), ele já a conseguiu quando Carlo Colucci foi levado preso. Franco tem toda a razão ao dizer que esse ódio que Miguel insiste em nutriz vai acabar lhe destruindo, e mais cedo ou mais tarde ele vai ter que aceitar que ele e Mia não tiveram nada a ver com isso e são inocentes… são cenas tão emocionantes, tão cheias de conteúdo, com diálogos tão bons e impactantes! Me faz pensar no quanto eu ADORO fins de novela ou, nesse caso, fins de temporada, porque algumas tramas começam a caminhar e a se resolver, e isso dá um fôlego tão gostoso para as coisas que amamos… a vontade é terminar depressa a primeira temporada de Rebelde e correr para a segunda.
Porque ainda bem que Rebelde é feito de temporadas! \o/

Para mais postagens de Rebelde, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


P.S.: Falando em vingança e em Franco Colucci, chega o momento do seu casamento com Valéria, e enquanto a Alma Rey chora enquanto Franco diz “Aceito”, o que é de partir o coração, a surpresa vem de Valéria dizendo “Não. Não aceito. Eu nunca aceitaria casar com um homem como Franco Colucci”, que é uma vingança por ter sido trocada por Marina, embora ela não tenha sido literalmente abandonada no altar. De todo modo, para mim foi mesmo um ALÍVIO. Muito bom ver a Valéria partindo, colocando suas mãozinhas de fora falando mal da Mia, fazendo com que nem o Franco sentisse alguma dor por ser “deixado no altar”. Quer dizer, foi bem uma vingança questionável, não?

Comentários

  1. Sinceramente e muito fascinante,e,cativante essa história sinceramente em minha opinião a melhor das telonas

    ResponderExcluir
  2. muito mal contada essa história kkk, teve um capítulo que mostrou miguel chegando em casa e o pessoal do iml levando o corpo do pai dele, dps eles dizem que o pai dele morreu em um acidente de carro?? nd a ver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na época da novela foi muito forte a cena ainda mais q ele tinha pesadelos, daí o suicídio ficou muito pesado para uma novela adolescente então decidiram mudar a história.

      Excluir

Postar um comentário