Smash 1x04 – The Cost of Art


Continuamos com a história da criação do musical Marilyn – acompanhamos a dificuldade para se conseguir dinheiro para a produção e as dificuldades de Karen em se adaptar ao ensemble, tendo que passar por poucas e boas nas mãos de Ivy, que como estrela do musical acaba tendo seus privilégios… eu estava disposto a não odiar Ivy, mas nesse episódio ficou difícil. Realmente difícil.
O melhor do episódio foi ver Karen superando suas dificuldades, conseguindo um grupo de amigos carismáticos e algumas histórias pessoais – com destaque especial para o primeiro encontro de Tom com seu [provável] futuro par romântico… tudo foi tão terno, tão bonito (especialmente a última cena do piano) que foi lindo… Tom me deixa muito dividido. Eu simplesmente amo o personagem, e quase tudo o que ele faz, exceto quando favorece Ivy em detrimento de Karen.
E as músicas. Geniais. A música na série praticamente só aparece com alguma relação ao musical (sendo boas versões de músicas famosas ou canções originais cada vez melhores, dignas de uma grande produção da Broadway – que já começo a imaginar que ficaria maravilhosa) e isso dá um tom perfeito. Não há uma pausa na narrativa para “a hora do show”. A música está lá, perfeita e contagiante, precisamente integrada à história e brilhante. Estou gostando demais do estilo de narrativa que vem sendo adotada pela série…
Karen é sempre um destaque – e dessa vez, após não conseguir “apagar seu brilho” e sofrer nos ensaios (thanks Ivy), tem uma cena espetacular. Marcante, memorável. Vou me lembrar disso até o fim da temporada, no mínimo. Katharine McPhee fez sua melhor interpretação ao fazer um discurso todo trabalhado, cheio de razão e clareza em um momento de raiva e frustração. Falou tudo o que o telespectador esperava ouvir. Nos provou que é uma protagonista que vale a pena admirar.
Além disso, ela ganhou um trio de amigos (Sue, Jessica e Bobby) que resolveram ajudá-la, e as cenas dos quadro foram ótimas. Foram meio que um alívio cômico, mas não foi o engraçado por engraçado, teve sua beleza. É uma amizade legal nascendo… cenas na casa dela (reação de Dev quando cada um entra é impagável) e as duas cenas de Rumor Has It. É claro que Karen não podia terminar o episódio sem mostrar um pouquinho de sua voz maravilhosa, que sempre me arrepia…
Participação de Lyle… bem, Nick Jonas não apresentou nada de extraordinário, cantou uma música (que ficou legal) e tentou ser um pouco cômico. Sua única importância foi providenciar o dinheiro que o musical precisava. E ainda estou tentando entender se o lance todo da idade era uma piada (e eu espero que sim). E ainda tivemos um pôster de How to Succeed in Business Without Really Trying com o Daniel Radcliffe no escritório de Eileen… no mesmo episódio em que Nick Jonas aparece? Coincidência?
Citação do dia:
“Who’s the Dark Lord?”
“Sauron himself. Dark Derek”.
Melhor música do episódio (e foi com Ivy, porque embora eu não goste da personagem, nunca neguei que a garota tem talento – embora goste mais do talento de Karen) foi I Never Met a Wolf Who Didn’t Love to Howl – na cena da festa de Lyle. Foi eletrizante, uma ótima letra com um ótimo ritmo, trabalho perfeito… acho que os produtores estão mesmo planejando um bom musical da Broadway… vai saber o que acontecerá no final da temporada? Gente, a série é recomendadíssima! Ainda mais se esse estilo lhe agrada… gosta de Glee? Vai gostar ainda mais de Smash, com uma trama complexa, bem amarrada e madura! Perfeita… até mais!

Comentários