Jogos Vorazes, Livro Três – A Esperança


Desolador. O humor (mesmo sombrio e ácido), os escassos e breves momentos de alegria de Katniss, as aconchegantes (e aliviantes) cenas com Peeta… tudo isso nos foi tirado em “A Esperança” e tudo o que sobrou foi um sentimento de desolação, sofrimento, perda… o livro é inteiramente melancólico e escuro. E se você espera por um final feliz, vou logo avisando: não vai acontecer…
Eu me senti triste ao longo de todo o livro (claro que saber que era o último ajudava). Uma perda, um choque, um tapa na cara a cada momento. O estilo de narrativa (e de história) foi totalmente diferente, e senti um pouco de falta das surpresas do roteiro na primeira metade do livro. Depois a autora começou a nos surpreender – e fez com que enfrentássemos situações que jamais quisemos enfrentar. E vocês sabem como é a narrativa de Collins: ela te leva lá para dentro de seu mundo, e estar na pele de Katniss nessa história não é uma experiência alegre nem de longe…
E eu senti falta de Peeta.
Suzanne Collins soube conduzir esse volume com perfeição, e soube fechar a trilogia com maestria. Mais um grande trabalho, um grande livro – e um estilo totalmente novo, mas que não fica perdido em Jogos Vorazes. Cada um dos livros apresentou um momento da história de Katniss, e esse era um momento singular em sua vida, de modo que Collins o escreveu de uma maneira diferenciada. As situações são outras, os personagens são outros – é o livro mais distinto dos três.

[CONTÉM SPOILERS]
Os personagens mudaram absurdamente. Todos eles. Katniss não tem mais nada a ver com a garota que tomou o lugar da irmã no 74º Jogos Vorazes… ela já não é nem a mesma que vemos em ação no Massacre Quaternário. A vida brincou tanto com ela que agora ela é uma adulta, sofrida – suas cenas finais são geniais, e passaram como um filme em minha cabeça. E todos os demais mudaram. Prim deixou de ser uma menina jovem e indefesa para fazer parte da revolução, para ajudar as pessoas, dar conselhos sábios à irmã mais velha… Prim cresceu e amadureceu depressa demais. Peeta deixou de ser o rapaz carinhoso e reconfortante que sempre fora… seu personagem era outro nesse livro, e machucou demais o coração de Katniss e dos leitores… sentimos falta do Peeta antigo. Gale esteve presente para mostrar para os “amantes de Gale” que ele não era certo para Katniss… foi o livro em que mais convivemos com ele, e podemos afirmar que finalmente o conhecemos – e ele não tem nada demais. Haymitch mudou para melhor, embora Katniss nem sempre admita. Finnick foi uma das mudanças mais memoráveis do livro – ele deixou de ser aquela pessoa superficial e irritante e mostrou que tem muito o que contar, pode ser legal, pode ter uma grande e bonita amizade com Katniss… as cenas da dupla nesse livro foram ótimas! E mesmo a equipe de preparação de Katniss sofreu as mudanças do enredo… e embora não tenha sido a primeira impressão, parece que eles ganharam bastante com isso.
[FIM DOS SPOILERS]

É um universo novo, que pegou tudo o que conhecemos nos dois livros anteriores e os encerrou de maneira brilhante. Para uma narrativa tão inovadora, crítica e revolucionária como a de Collins, não podia imaginar um final mais perfeito… a crítica e a mensagem de liberdade (e luta por seus direitos) está mais aguçada e precisa do que nunca. É um grande grito de protesto, é uma história forte. Algo que merece ser lido zilhões de vezes e passado às gerações futuras… recomendo a trilogia! Leiam que vocês não vão se arrepender… até mais!

Comentários

  1. Olá de novo! Muito review do livro! Também achei extremamente triste e por várias vezes me peguei mais atrás do Peeta e não me envolvendo muito com a revolução em si. Acho quer as vezes a gente vê isso da própria Katniss.
    Eu pessoalmente gostaria que você tivesse abordado mais os aspectos do livro, põe spoilers e fala!
    Eu tive que ler o final uns 2 ou 3 vezes pra me conformar com ele.
    E você?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá (:
      Ah, então, eu tentei me segurar dessa vez e liberar o mínimo de spoilers que eu consegui... busquei mais o espírito do livro, a narrativa, a finalização da trilogia, só porque sempre tem gente que acaba lendo, mesmo com o aviso de spoilers, e tenho medo de estragar certas surpresas (o livro é cheio delas!)
      Mas sobre o Peeta, também aconteceu comigo :D muitas vezes apenas me perguntando o que estava acontecendo com ele e quando seria a próxima vez que ele apareceria... gostei do final, e tive que me conformar, mas gostei de não termos aquele final imaginativo, o famoso "final feliz", que não combinava mesmo com Jogos Vorazes
      Obrigado pelo comentário, volte sempre! :D

      P.S.: Já viu o filme?

      Excluir
    2. Posso dizer que eu acho que eu queria demais quando eu queria q ela desenvolvesse mais a relação deles no final.
      Sim vi o filme, inclusive vou ver de novo amanhã porque na primeira vez que vi (na estréia) na tinha lido o livro. Eu tinha começado, mas como tava estudando parei. Aí saí do filme as provas deram um descanso então vi o filme. =)
      Vou me confirmar amanhã, mas achei uma boa adaptação, o elenco mt bom (a Jennifer Lawrence é demais mesmo! O Josh fofo q nem um Peeta q eu imaginei), achei q eles poderiam desenvolver mais na caverna (cadê o remedinho p/ dormir? N vejo pq tirar essa cena!).
      E o fim queria q fosse ela despedaçando o coração dele como foi no livro.

      Excluir
    3. É... o Josh nunca foi o Peeta que eu imaginei em minha mente (fisicamente falando)... ele interpretou muito bem, teve a personalidade do Peeta que eu imaginei, mas ainda pensava que ele seria mais como Cato (em aparência); enfim, também senti falta de despedaçar o coração dele no final, mas quiseram manter o final do filme mais light, eu acho... ótima interpretação de todo o elenco (também vou ver o filme de novo kkk)
      Até mais! (:

      Excluir

Postar um comentário