O que esperar da adaptação de Jogos Vorazes?


Estou disposto a aprovar o filme. Espero não ter nenhuma grande decepção. O fato de Suzanne Collins estar tão de perto envolvida na produção e roteiro do longa, além de já ter oficialmente aprovado o filme, é um fator contribuinte. Mas todo vídeo lançado até o momento me faz acreditar que eles estão com um ótimo filme em mãos.
O filme é a adaptação do primeiro volume da trilogia Jogos Vorazes, que se passa em um futuro onde a América do Norte não existe mais, e um país pobre chamado Panem surgiu no lugar. Após tentarem se rebelar contra a opressiva Capital, anos atrás, foi imposto ao país várias medidas de punição, dentre as quais a pior é a realização dos Jogos Vorazes. Os Jogos acontecem uma vez por ano, quando um menino e uma menina de cada distrito (conhecidos como tributos) são escolhidos para lutarem até a morte em uma arena, de onde apenas um sai com vida (proporcionando riqueza e fama pelo resto da vida para o vitorioso, e um ano farto para seu respectivo distrito).
A crueldade dos Jogos choca, ainda mais quando pelo fato de ser transmitido ao vivo para todo o país, como um reality show. Esse filme começa quando Katniss, uma adolescente do Distrito 12, de 16 anos, se voluntaria como tributo para salvar a irmã mais nova, Prim (de doze anos de idade), que havia sido sorteada. Juntamente a Peeta, ela parte para a 74ª edição dos Jogos, tendo Haymitch (um antigo vitorioso) como mentor da dupla. E agora? Quem conseguirá sair vivo dessa provação toda?
O filme parece ter conseguido captar o espírito de Jogos Vorazes. Katniss é uma menina que sofre, é uma menina que ama a irmã (fazendo de tudo para protegê-la), que passa fome, mas que tem sua força, sua determinação. Os vídeos mostrando o Distrito 12 parecem ter captado o lugar como eu o imaginava. Um lugar estéril, sem cor, sem vida, sem alegria. E pobre, muito pobre, com pessoas que sofrem. Parece que os cenários estão fabulosos.
Além do mais, já tivemos em todos os trailers um pouco do momento da Colheita (quando Prim e Peeta são escolhidos, e Katniss se voluntaria) e parece magnífico. Não sei exatamente qual a minha visão da cena, além de que o povo está submisso – aceitando de cabeça baixa a crueldade da Capital, mas a cena no filme parece ter ido além disso. A falta de cor, a autoridade máxima no palco, as bandeiras… tudo me lembrou muito os filmes da Segunda Guerra Mundial, o nazismo. E se levando em conta o tipo de história que se desenvolve, o tipo de mensagem pregada, é exatamente esse o espírito do momento.
Gosto da proposta dos Jogos, aprendi a gostar dos atores que estão interpretando meus personagens tão queridos (embora Josh Hutcherson ainda não seja o Peeta que eu imagino; ele é um bom ator, e provavelmente vai fazer um bom trabalho, mas nunca vai ser o Peeta da minha mente), e gosto do contraste tão evidente no filme. A pobreza e sofrimento do Distrito 12 versus a riqueza, fartura e crueldade da Capital. Enquanto o Distrito 12 parece algo situado em anos atrás (inclusive com a valorização da caça), a Capital é futurística (vide os Idealizadores dos Jogos) – o conceito de futuro distópico, pós-apocalíptico é perfeitamente bem traduzido para a tela.
Ainda não posso ter uma opinião totalmente formada, o filme pode ser maravilhoso, ou uma grande decepção. Mas estou apostando na primeira opção. Já vimos que ele aparenta ser bem fiel (vide a cena de Peeta e Katniss no telhado, antes dos Jogos), embora algumas coisas já variaram – como o fato de Katniss ter comprado o broche de tordo. Os trailers e a divulgação em geral prometem uma grande produção, que além de agradar ao público em geral, deve receber a aprovação dos já fãs da trilogia. Pelo menos o clima sombrio e desolador do livro parecem presentes, além do futuro, da ação, da audácia… espero que o estilo revolucionário e surpreendente de Collins seja bem traduzido para as telas. Esperamos que agrade, então aguardamos o dia 23! Abaixo fica um dos trailers do filme, para quem ainda não tiver assistido… ou para quem só quer ver de novo! Até mais!


Comentários