“Problema é seu… continue grávida!” – Jeanie


Posso dizer que eu me apaixonei pela personagem de Jeanie? Ela é uma das que mais me encantam, divertida e única. Ela tem uma aura realmente boa, acredita para valer na paz e no amor, tem uma obsessão linda por Claude, tem algumas das melhores piadas da peça… e sua personalidade, sua maneira de passar a peça toda drogada… ela é realmente uma das minhas personagens preferidas!
Jeanie é a grávida da tribo… de certa maneira podemos dizer que ela está garantindo o futuro da família. Ninguém sabe quem é o pai, embora ela afirmar que gostaria que fosse do Claude (“Claude, eu queria tanto que esse filho fosse seu. Mas isso é impossível a gente ter certeza”). Ela é doce, carismática, incrível. Na temporada do Rio de Janeiro, Letícia Colin a interpretou (e pelo pouco que eu pude ver, ela estava ótima, como já era de se esperar), mas em São Paulo o papel ficou para Kiara Sasso (recém saída de sua temporada em Mamma Mia!).
Kiara Sasso (vou comentar sobre ela, porque tendo a assistido tenho mais conhecimento para comentar sobre sua interpretação do que de qualquer outra) estava ótima em seu papel. Ela pegou uma personagem que não é protagonista, mas garantiu seu destaque. Jeanie pode não ter tantas cenas assim, mas em todas as cenas ela conseguiu nos tirar gargalhadas, ou nos emocionar… com poucas cenas, consegue ser uma das personagens mais memoráveis de Hair.
A relação de Jeanie e Claude é realmente bonita. É mais do que óbvio que Claude não a ama como ela o ama (embora ela insista em afirmar que “o Claude me ama!”), mas ela tem ótimas cenas com ele – como a “conversa” entre os dois, e a pergunta de “por que você nunca me ligou?” (“Jeanie… você não tem telefone”). E, com certeza, ela é a personagem que mais o compreende, sacando logo o que ele pretendia limpando o quarto, e dizendo que o “amaria, independente de sua decisão”. Não tem como não se apaixonar por esse casal tão lindo e diferente (e é grandioso ver ao menos um beijo dos dois no segundo ato)… mas o amor é estranho…

A Sheila é louca pelo Berger… eu sou louca pelo Claude… o Claude tá louco pela Sheila E pelo Berger… e o Berger é louco por todo mundo…

Algumas de suas boas piadas ficam para quando ela diz que está muito grávida para levar porrada da polícia hoje, e conta como levou uma bolsada no teatro, após ser descrita como “marginal grávida” (“Vovó, por que você acha que a erva é assassina?”). E claro, quando ela explica sobre a droga que sua amiga usou e diz que ela se arrepende de não ter experimentado, mas “não, eu cismei de ter esse filho aqui na Terra”. O fato de ela estar grávida e ter todo aquele jeito “maluco” dela só acrescenta mais à diversão da personagem…

Alô, vento de amônia
Olá, gás de plutônio
No ar, no ar
Pra respirar

Um dos ápices da personagem na peça está em Ar, seu único solo, mas ela faz o suficiente para se tornar uma grande cena. Aproveitando para fazer uma crítica à poluição (o momento em que mais vemos a face ambientalista dos hippies), ela nos proporciona uma cena bastante divertida (com Dionne e Crissy fazendo os vocais ao fundo, e dando um toque a mais à cena). E como não comentar seus conselhos para Crissy, de que ela deve se valorizar e achar alguém que a ame de verdade, “como Claude me ama”?
Essa é definitivamente uma das melhores personagens do musical! Quando você assistir, você vai sair do teatro apaixonado pela personagem, simplesmente incrível… e Kiara Sasso a interpretou com maestria (da mesma maneira como tenho certeza que Letícia Colin o fez). Duas grandes atrizes. Fica novamente o convite para o musical, de quinta a domingo no Teatro Frei Caneca, em São Paulo. Até mais!
Clique em “ler a matéria na íntegra” para ver um cronograma completo da nova seção do blog: Hair, o Musical (da qual essa é a quinta postagem).

07 de Março – “Problema é seu… continue grávida!” – Jeanie
25 de Abril – Finalização da seção Hair, o Musical

Comentários