Peeta Mellark – O garoto com o pão

Only I keep wishing I could think of a way to…
to show the Capitol they don’t own me.
That I’m more than just a piece in their games.


Peeta Mellark é o tributo masculino do Distrito 12, e teve uma vida um pouco melhor do que Katniss – tendo nascido filho de um padeiro, teve acesso a um pouco mais de comida. É descrito como loiro, olhos azuis e forte – o que exemplifica sua vida um tanto melhor (e tem 16 anos). Foi apaixonado por Katniss desde os 5 anos, mas só teve coragem de dizer isso depois da Colheita (quando são escolhidos os tributos aos Jogos). Durante os Jogos, salvou a vida de Katniss várias vezes.
Peeta é um personagem encantador. Collins fez um ótimo trabalho descrevendo um rapaz pelo o qual Katniss teria que se apaixonar, querendo ou não. Ele a ama de uma maneira tão bela e verdadeira, ele a protege, ele a aconselha, a respeita. E Peeta é um personagem ótimo por ser surpreendente (vide suas entrevistas) e um rapaz educado, simpático, gentil… muitas das melhores passagens do livro ficam para ele. Sendo ele quem é, imaginem o choque dos leitores ao lerem A Esperança
Ao mesmo tempo em que ele protege e cuida de Katniss, ele também precisa de muito cuidado da parte dos dois. Vemos como os dois podem ser vulneráveis e como apenas juntos funcionam bem de verdade. Os dois apresentam as cenas mais ternas e mais bonitas de todo o livro. Várias cenas realmente me comoviam – outras eram engraçadas, principalmente pela maneira de agir de Peeta e a maneira de reagir de Katniss… toda cena dos dois proporcionava um momento curto de alegria, mas suficiente. Provava a existência da felicidade, mesmo nos momentos mais difíceis.
Acho que Peeta nos apresentou o espírito de revolução muito antes do que qualquer outro, logo que estávamos o conhecendo, quando Katniss só queria vencer para voltar para casa e não deixar Prim sozinha. Tudo bem, Gale teve umas falas parecidas desde o começo, mas Gale não se encaixa realmente nos personagens principais… Peeta é responsável por contar seus pensamentos a Katniss, no telhado antes de irem para a arena – “Só queria ter uma maneira de mostrar a eles que não pertenço a eles”.
Outra característica do personagem: ele é comunicativo. Como fica muito claro, o que seria dele e de Katniss se não fosse por ele? Tem o dom das palavras e o dom de conquistar qualquer pessoa, mesmo em apenas uma conversa. Consegue conversar com Haymitch muito melhor do que Katniss, embora ela seja muito mais parecida com o mentor do casal nos Jogos…Peeta é bastante persuasivo, sem parecer ser persuasivo – conquista um país inteiro em uma frase – já leu Jogos Vorazes? Entendeu!
Esse é um dos personagens mais encantadores da trilogia. Ele e Katniss se completam, cada um representando algo importantíssimo para os livros. Os dois só funcionam juntos, e cada cena da dupla prova essa teoria (e todas valem muito a pena). Mais uma vez fica a dica para todos que ainda não tiverem lido os livros – o filme está chegando pessoal, menos de 10 dias! Até mais…

Comentários