O Amigo Invisível / A História do Gato


Estou com uma semana atrasada de episódios do Sítio do Picapau Amarelo porque nem tive tempo de assistir semana passada… mas já aproveitei e vi os dois agora para comentar no blog, e foram ótimos. Totalmente distintos um do outro, ambos ricos em conteúdo, e souberam usar bem os personagens. O desenho é bonito e cativante, e os personagens foram igualmente valorizados, além do espírito da obra de Monteiro Lobato.
Em O Amigo Invisível, Pedrinho, Narizinho e Emília estão meio tristes com dona Benta e tia Nastácia, por nunca os deixarem fazer algumas coisas, por ser perigoso demais; após conhecer um garoto invisível, eles também se tornam invisíveis e podem fazer muitas outras coisas… mas eles descobrem que ser invisível para sempre não é o que eles querem, então precisam convencer o novo amigo a devolver a visibilidade para eles. Mas como pegar um garoto invisível que está fugindo?
Já em A História do Gato, tivemos a adaptação de uma das passagens de Reinações de Narizinho, em que o Gato Félix aparece no sítio, cheio de histórias mentirosas só para poder ganhar confiança e atacar o galinheiro durante a noite; compra uma boa briga com Visconde por isso tudo (e Emília não teve tanta participação no desenho quanto teve no livro), até ser desmascarado. Foi o episódio mais fiel e próximo ao livro que a série animada já produziu até o momento.
Ambos os episódios foram bons, e embora tenha gostado muito do visual e proposta das crianças invisíveis (e como o desenho foi tratado então), gostei especialmente do segundo episódio, por sua proximidade ao livro. Senti-me novamente como me sentia muitos anos atrás, quando lia as obras de Monteiro Lobato… e bateu aquela vontade de reler. Deixo o convite para os livros e a série animada, tanto para os fãs antigos (para matar a saudade), quanto para os novos, adentrando esse mundo do Sítio do Picapau Amarelo pela primeira vez… até mais!

Comentários

  1. Desses dois eu só tive oportunidade de assistir ao do Amigo Invisível. O do Gato Féix pode ser que eu assista essa semana. Pode ser que eu me engane, mas trocando de assunto, Gato Félix também é um gato preto com uma mala amarela, não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim também (:
      Mas Lobato gostava de fazer essas coisas, colocando personagens como o Popeye em seus livros... (y)

      Excluir

Postar um comentário