Expectativa para “Em Chamas”


Para qualquer um que tenha lido Em Chamas, a expectativa por sua adaptação cinematográfica é ainda maior do que pelo primeiro filme, por dois principais motivos: a) o livro é muito melhor do que o primeiro; e b) o primeiro filme foi muito fiel, o que nos dá esperanças. Com um ótimo filme adaptando Jogos Vorazes (com ótimo elenco e roteiro), os receios para Em Chamas não são tão graves, e uma bilheteria tão alta como temos visto não deixa dúvidas sobre a produção dos demais…
Na verdade, há algum tempo que os outros filmes baseados nos livros escritos por Suzanne Collins foram confirmados – na verdade, teremos um filme para Em Chamas e dois para A Esperança (é, dividir ao meio virou moda atualmente…); imagino a melancolia que tomará conta dos dois últimos filmes (além de sabermos que é o final da saga, ainda temos acontecimentos e mais acontecimentos sórdidos a todo tempo). O primeiro esboço para Em Chamas já foi entregue para a leitura de Collins há um tempo (como você pode ler aqui), e o filme está previsto para 22 de Novembro de 2013.

22 de Novembro de 2013! Contagem regressiva?

O elenco permanece para o próximo filme (ainda bem, sendo eles uma das razões para o sucesso de Jogos Vorazes), e o roteirista já foi contratado: Simon Beaufoy (de Quem quer ser um milionário? e 127 Horas) e o diretor permanece o mesmo do primeiro longa: Gary Ross, que também supervisiona o roteiro – assim como Suzanne Collins, que mantém-se informada e de olho na adaptação de sua obra. Confira abaixo alguns comentários de Beaufoy:

“É muito, muito diferente da maneira que eu normalmente adapto, que é ler o livro duas vezes e deixá-lo de lado. Você não pode fazer isso (com Em Chamas) porque você vai ser bombardeado pela base de fãs. Eu nunca achei que mudar muito um livro para um roteiro fosse desrespeitoso ao livro ou ao autor. Eu vejo como o contrário. Você está fazendo algo diferente. E para fazer isso você precisa estar bem livre com o material. Eu tive muitas preocupações em pegar Em Chamas porque normalmente minha abordagem é ser bem livre. Mas o que eu não tinha percebido era que Suzanne Collins costumava ser autora de TV e de filmes. Ela meio que já tinha adaptado. Os livros já têm muito uma estrutura de filme. Felizmente eu não tive essa batalha na minha cabeça em que achei que tinha que discartar tudo, o que é bom porque a base de fãs é incrivelmente leal a tudo”.


Confesso que ao começar a ler esse comentário senti um frio na barriga que nem sei explicar. Aquela sensação de que “já que fizemos um bom trabalho e fomos aprovados no primeiro filme, vamos ousar no segundo”. Opinião do blogueiro: não concordo com isso de que mudar muito um livro não seja desrespeitoso – acho que o é tanto com a obra, quanto com o autor e os fãs; claro que uma mudança ou outra não tem problema, mas desde que a essência seja mantida. Mas, prosseguindo na leitura do texto, podemos respirar mais aliviados e esperar por algo tão fiel quando o primeiro… ou próximo. Gostei demais do comentário dele sobre o fato de “Collins ser autora de TV e filmes antes” – não tinha pensado nisso, mas faz muito sentido em como sua linguagem é próxima à do cinema, proporcionando uma adaptação bem fiel…

“Eu adoro o título Em Chamas porque, do momento em que Katniss aparece disposta a comer as frutas silvestres, do momento em que ela estava disposta a dar sua vida por algo maior, ela inicia uma reação em cadeia que é o ao mesmo tempo maior que ela, mas também por causa dela. Esse é um momento empolgante para realizar, pois estamos vendo o surgimento de uma líder. É o nascimento de uma revolução cujo contexto é muito maior que os próprios Jogos Vorazes”.


Vamos esperar e ver quão fiel esse filme conseguirá ser em relação ao livro. Espero não sofrer nenhuma decepção, uma vez que esse é meu livro preferido – os personagens se desenvolvem, a história é mais rápida, ágil e cruel, Peeta e Katniss tem vários momentos impagáveis e o final é mais surpreendente do que nunca… a produção deve voltar aos estúdios em julho e agosto para que o filme comece a ser filmada em setembro! Estréia em 22 de novembro de 2013… comecem a riscar nos calendários! Até mais…

Comentários