Jogos Vorazes, Livro Dois – Em Chamas


Só leia esse texto se você leu ao menos o primeiro livro da trilogia Jogos Vorazes. Pode conter revelações importantes sobre o começo da trilogia.

Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos – incluindo o próprio Peeta – acreditarem que são um casal apaixonado.
A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos – transformados em verdadeiros ídolos nacionais – podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

Nossa. É a primeira palavra que me vem à cabeça. Suzanne Collins realmente conseguiu criar uma nova série para nos prender… sinto-me novamente vivendo uma grande [nova] aventura como não me sentia há algum tempo… se em Jogos Vorazes ela fez um trabalho maravilhoso, ela se superou pra valer em Em Chamas. O livro é incrível, ainda fico extasiado com o resultado final.
É o tipo de narrativa que te deixa preso do começo ao fim. A cada momento ela coloca uma nova cena interessante, novas informações, novos acontecimentos que te deixam curioso pelo futuro… cada fim de capítulo te deixa ansioso pelo próximo, a ponto de ser preciso muita força de vontade para largar o livro; é emocionante, chocante em muitos momentos, eletrizante (com muita ação) e tem um espírito de revolução permeando o livro todo que é maravilhoso. Depois dos acontecimentos de Jogos Vorazes, Panem está mudada, e os levantes ameaçam explodir por todo o território. E a narração parece mais cruel e mais ousada do que nunca – e pode te transmitir uma angústia genuína em alguns momentos…
Se o primeiro livro foi bom por sua inovação, por suas cenas chocantes, romances divertidos e ação bem escrita, esse livro foi bom por conter tudo isso novamente e muito mais. O espírito que tomou conta do país e de Katniss dessa vez é incrível, sem contar que o tordo passou a significar algo ainda maior… é realmente o símbolo da revolução, conhecido em todos os distritos, e agora a Capital começa realmente a temer por uma revolta; toda a crítica social presente em Jogos Vorazes se intensifica aqui, e a mensagem não pode ser mais clara: de esperança, de lutar por liberdade, pelo o que é certo e contra o governo autoritário. O livro é mestre em fazer a gente pensar, e não tem como não sentir aquela fagulha de esperança ao lado dos personagens… você realmente começa a fazer parte de tudo aquilo…
É melhor você se preparar para uma grande narração. O Massacre Quaternário está chegando e promete grandes surpresas. E quando você pensa que personagens (como Peeta) não podem mais te surpreender, eles te surpreendem… Peeta conta com cenas fabulosas ao longo do livro. A mentalidade de Katniss também muda bastante, e em meio a todas suas dúvidas, ela nos presenteia com cenas bastante românticas com Peeta que realmente valem a pena… tenho que confessar que várias cenas do casal realmente me “fizeram suspirar”! Geniais… e todos os personagens que tanto gostamos estão lá, melhores do que nunca – como Haymitch, Cinna… e alguns outros novos muito interessantes, como Beetee e Finnick…

[CONTÉM SPOILERS]
Não sabia mais como continuar esse texto sem ter que revelar algumas coisas sobre o enredo do livro, portanto SE VOCÊ NÃO LEU O LIVRO AINDA, NÃO CONTINUE LENDO! Bem, eu avisei… vou começar falando de como o livro foi chocante em vários momentos. O espírito presente desde a turnê de Peeta e Katniss foi surpreendente, e cenas como o velho do Distrito 11 morrendo e Cinna apanhando me deixaram com um grande pesar no peito. A crueldade dessa vez estava maior, porque não era simplesmente matar alguém em uma arena, mas sim os Pacificadores matando e espancando pessoas que conhecemos e gostamos, porque eles estavam “ameaçando a paz”.
A entrevista antes do Massacre Quaternário, que eu não achei que poderia me surpreender, foi muito mais interessante do que no livro passado, e em vários quesitos: em primeiro lugar, Katniss com sua transfiguração em tordo; segundo, Peeta (que achei que já tinha sido muito bom no ano anterior), que realmente se superou em suas “revelações” – me deixou de boca aberta e com um ataque de riso de tanto choque; e a fantástica cena em que todos os tributos dão as mãos em uma maneira de protesto… “seu próprio levante” como descrito por Katniss.
E os novos Jogos Vorazes… confesso que quando vi que Katniss estaria de novo competindo fiquei meio receoso. Não achei que mais uma história dessa pudesse valer a pena, mas Collins criou uma nova edição dos Jogos totalmente nova e eletrizante, muito mais interessante do que a primeira… suas idéias para crueldades (e arenas legais) parecem não ter fim… a arena desse livro realmente foi boa… e as cenas finais no aerodeslizador valeram muito a pena… só fico pensando em onde está Peeta…
E se falando em Jogos Vorazes novamente, como não comentar as sessões particulares tanto de Katniss quanto de Peeta? Não bastasse ela sendo petulante novamente, ele também entrou na brincadeira… e eles conseguiram ser petulantes mais uma vez, de uma maneira totalmente diferente… tudo agora fazia parte de um protesto.
[FIM DOS SPOILERS]

Gente, o livro realmente merece ser lido. Para quem já leu o primeiro volume, aconselho a leitura do segundo, porque é incrivelmente melhor do que o primeiro. Ainda mais emocionante, ainda mais chocante, ainda mais ousado e crítico, e torturante em alguns momentos… se você pensava que Suzanne Collins tinha usado suas melhores idéias no primeiro livro, ela tem muita coisa guardada na manga… um grande trabalho da autora, e te deixa realmente curioso pelo último volume… então o jeito é partir para a finalização da trilogia, não? Fica a dica a todos! Até mais!

Comentários

  1. Vai fazer do livro 3?
    Eu gostei do 3, mas ainda prefiro o 2!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nathalia, tudo bem? (:
      Já fiz um comentário sobre o terceiro livro, aqui está o link:

      http://paradatemporal.blogspot.com.br/2012/03/jogos-vorazes-livro-tres-esperanca.html

      Espero que tenha gostado do blog, obrigado pelo comentário e volte sempre! :D

      Excluir

Postar um comentário