Awake 1x01 – Pilot


Fantástica. Se você não tem mais tempo de acrescentar mais uma série à sua lista de séries atualmente, só te digo isso: abandone todas as demais séries e assista Awake. Melhor estréia dos últimos tempos, com elenco fabuloso, história magnífica e apresentação dos temas de maneira genial. Só espero que a série não comece a se perder no caminhar da temporada, mas tenho muitas esperanças depois desse maravilhoso Piloto.
A série conta a história de Michael Britten (interpretado com perfeição, claro, por Jason Isaacs), um detetive policial que acaba de voltar a trabalhar depois de um acidente de carro, em que estava com sua esposa, Hannah, e seu filho, Rex. Agora, toda vez em que Britten vai dormir, ele acorda em uma realidade diferente, trocando constantemente entre duas – uma na qual sua esposa ainda está viva e outra na qual seu filho ainda está vivo. Assim, ele convive com os dois, ao mesmo tempo em que já compareceu ao funeral de ambos.
A série apresenta essa história de maneira um tanto soturna, e nos deixa na dúvida de qual é a realidade e qual é sonho. Isso se não forem as duas reais… isso se alguma das duas for real. Incrível por te fazer pensar, questionar e criar teorias… tem coisa melhor do que assistir uma série que te proporciona a criação de teorias? Em cada realidade, Britten consulta um terapeuta diferente, ambos tentando convencê-lo de que aquela é a realidade e a outra foi criada por seu cérebro para ajudá-lo a superar seus problemas.
Na realidade em que a mulher está viva, Britten consulta Dr. Lee, um terapeuta bastante convincente, e que proporciona cenas brilhantes, com uma psicologia precisa – ele apresenta motivos plausíveis para que tudo o resto seja um sonho (como o tipo de caso lá enfrentado, e o fato de o crime investigado por ele acontecer primeiro naquela realidade). Por outro lado, na realidade em que o filho está vivo, Britten consulta Dra. Evans, também convincente, embora menos teórica em suas investidas – ela é muito mais humana, mas teve ótimas cenas, como a parte da Constituição. Ambos os terapeutas compartilharam a cena final do episódio, tentando convencê-lo Britten da realidade, enquanto ele fez um discurso apaixonado de que não abriria mão de nenhum dos dois. Meus olhos brilharam.
Para ajudá-lo a se situar (se sua esposa está viva ou o filho), ele usa uma pulseira vermelha (para a realidade da esposa) e uma verde (para a do filho); as histórias se desenvolvem de maneira bela, e a parte com Rex me encanta mais. A relação dos dois, o treino e competição de tênis, tudo parece mais real, e mais bonito. Por outro lado, acho que essa realidade com o filho traz um tom muito mais sombrio, sem cores, de pesar (aparência mais sofrida em Britten), que pode significar duas coisas – ou de que ela é falsa (um tanto quanto exagerada), ou a real, porque representa mesmo o sofrimento das personagens.
E essa é uma dúvida que vai perdurar por muito tempo.
Outro aspecto importante da série é o fato de termos um detetive policial como protagonista. Detetive em ambas as realidades (cada qual com um parceiro diferente), ele investiga dois casos. Inocente de quem achou que seriam dois casos isolados – os dois casos se interligam, primeiramente de uma maneira um tanto vaga, mas ainda assim satisfatória. É bom ver um caso ajudando na resolução do outro, ver que nem tudo é independente na mente de Britten, e que as realidades podem se confundir, ou ao menos interferir uma na outra. E eu lhe pergunto: o que isso nos permite questionar sobre qual é pode ser a real, se existir alguma?
Por fim, acho que a série acertou em trazer uma história inovadora, em uma narrativa convincente e envolvente. Não tem como não ficar curioso, como não querer voltar para próximo episódio (que já passou ontem, em breve trago o comentário no blog). Mexe com realidades alternativas, poder da mente, e seus caminhos estranhos… fantástico! E a série não se preocupou em apresentar detalhadamente o acidente nem Britten se habituando às duas realidades – começou com tudo. Acho que as condições que levaram ao acidente, e como ele realmente aconteceu são de suma importância na resolução de todo o mistério.
Série aprovadíssima, acho que vai, enfim, preencher um pouco do vazio que estava sentindo por uma série inteligente e com tramas interessantes… se for preciso, abandone ao menos uma das séries que você vê, mas não deixe de conferir Awake, porque vale muito a pena! Fascinante! Se você já viu, ou vir a ver por esse post, deixe sua opinião nos comentários! Até mais…

Verde ou vermelho?

Comentários

  1. Achei sensacional a forma como o piloto abordou as realidades paralelas, as cenas ora como pai e marido confuso, ora como investigador tentando manter a sanidade são geniais! E como foi interessante ver Britten afirmando que está bem, que não precisa de ajuda, quando a reação do personagem na cena em que ele acorda sem pulseira nos mostra exatamente o contrário! Acho que a série tem potencial. Agora entre verde e vermelho? Na minha opinião, nenhum dos dois... Mas vamos esperar, curiosidade não falta pra ver os próximos episódios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu escolho verde (: kkk achei a história com o filho bem mais interessante e crível... não gostei da esposa dele --' a série é mesmo ótima, thank you pela recomendação :D

      Excluir
  2. Eu achei ela um chata também, mas ela sabe que ele vê o filho em "sonhos", então, possivelmente, pode ser que verde seja a cor mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Esse é justamente o tipo de série que me atrai. Pra mim existem dois tipos de série: as que te fazem rir e as que te fazem pensar. Gosto muito das duas, mais eu acho que a que te faz pensar pesa mais. Adorei a sua dica.
    Minha antena infelizmente é parabólica e o assunto mais interessante que passa na TV é o leilão das vacas =P ( sé que se pode chamar isso de interessante).
    Depois que li o seu post fiquei muito curiosa com relação a essa série, mas procurei em todos os cantos da internet e não encontrei nada sobre a série.
    As pessoas ainda acham que Awake é só aquele filme com Haynden Christensen =P
    O máximo que encontrei no YouTube foi o teaser do episódio Pilot, isso é que me matou, pois agora estou mais curiosa do que nunca.
    Você saberia onde consigo assistir pela internet ou até mesmo baixar os episódios?
    Por enquanto vou ler os seus posts sobre a série mesmo.
    Ah, e sobre esse episódio, acho que também escolheria verde =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, você ainda não conseguiu ver? x:
      Ok, eu vou te ajudar! dhaisdhaosdsa
      http://www.serieslider.com/download/awake/
      Aqui já tem os dois primeiros episódios legendados para download! Espero ter colaborado :D Assiste lá e volta aqui para comentar (: até mais!

      Excluir
    2. Há realmente necessidade de eu comentar algo?? Adorei a série, brilhante! Jason Isaacs ( eterno Lúcio Malfoy ) estava formidável, a série toda estava. Realmente é o tipo de série que vale a pena parar para assistir.
      Obrigada por me passar esse link, vou continuar assistindo!
      Ah, sobre as pulseiras: quando comecei a assistir ao episódio, fiquei meio na dúvida sobre qual escolher, mas continuo com a verde!

      Excluir
    3. Que bom que gostou (:
      Cheguei mais cedo da faculdade, estou indo ver o segundo episódio agora, antes de ir trabalhar :D Quem sabe hoje à tarde já no blog?

      Excluir

Postar um comentário